Buscar

CONHECENDO OS TIPOS DE FUNDAÇÕE1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONHECENDO OS TIPOS DE FUNDAÇÕES
1. A fundação é o elemento construtivo responsável por receber as cargas da construção e distribuí-la ao solo de modo seguro e economicamente viável.  Das alternativas abaixo assinale a que só contém exemplos de fundações rasas:
A. Estacas metálicas- Sapata isolada- Radier.
B. Radier- Sapata continua- Estaca raiz. 
C. Sapata isolada- Sapata continua- Radier. 
2. Os tubulões consistem em um tipo de fundação muito sofisticado. São feitos para estruturas que atravessam ou se localizam em áreas alagáveis ou permanentemente inundadas, logo em qual das obras abaixo são principalmente usados? 
A. Construção de pontes.
B. Construção de paredes de reservatórios.
C. Construção de telhados.
3. Esse tipo de estaca pode ser tanto de concreto armado quanto de concreto protendido, além disso, pode ser concretado de forma horizontal ou vertical. Essa estaca pode ser cravada de diferentes maneiras: percussão, prensagem ou vibração. De qual fundação está sendo cintada no texto?
A. Estaca metálica.
B. Estaca de deslocamento.
C. Estacas pré-moldadas de concreto.
4. O radier é uma fundação rasa recomendada para solos com baixa resistência, para saber qual é a resistência do solo do seu terreno é necessário contratar uma empresa especializada para fazer a análise do solo. Sobre o processo de execução do radier é possível afirmar que:
A. Escavação manual ou mecânica do fuste, alargamento da base e limpeza, conferência da base pelo engenheiro ou responsável da obra, colocação de armadura e, por fim, a Concretagem.
B. Limpeza da superfície do terreno e a escavação até a cota de implantação, nivelamento do terreno e compactação, é colocada uma lona apropriada para a impermeabilização e um lastro de brita.
C. Colocação da camisa-guia, perfuração, colocação da armação, concretagem, descarte da lama bentonítica.
5. A NBR 6122/2010 define que ____________ quando for realizada próxima a divisa com terrenos vizinhos, a profundidade do elemento não pode ser menor do que 1,5 m, salvo quando for assente sobre rocha. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta, esta menor dimensão não pode ser inferior a 60 centímetros. A que tipo de fundação o texto se refere? 
A. Fundações profundas.
B. Fundações rasas.
C. Estaca Franki.

Continue navegando