Buscar

Cloud Computing

Prévia do material em texto

Cloud Computing:
o que é e para que serve?
De uma forma simples, cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. É uma alternativa para você acessar dados importantes de qualquer computador, em qualquer lugar.
VEJA DEMO
A Salesforce é pioneira em cloud computing para grandes negócios e também para empresas de pequeno e médio porte. Este mecanismo oferece aos indivíduos e às empresas a capacidade de um pool de recursos digitais com boa manutenção, seguro, de fácil acesso e sob demanda como servidores, armazenamento de dados e software de aplicativo.
O cloud computing proporciona às empresas mais flexibilidade em relação a dados e informações, que podem ser acessados a qualquer hora. É ideal para empresas com sedes ao redor do mundo ou em diferentes ambientes de trabalho, abrangendo locais remotos. Com o mínimo de gerenciamento, todos os elementos de software da computação na nuvem podem ser dimensionados sob demanda: você precisa apenas de uma conexão à internet.
 
““Empresas de serviços em nuvem de todos os portes… a nuvem é para todos. A nuvem é democrática.””
MARC BENIOFF | DIRETOR EXECUTIVO DA SALESFORCE
 
Como funciona a computação na nuvem?
O cloud computing utiliza uma camada de rede para conectar desde os dispositivos de ponto periférico dos usuários, como computadores, smartphones e acessórios portáteis, a recursos centralizados no data center. Ele conta com diferentes modelos de serviço:
SaaS
O modelo SaaS  – software como serviço de computação na nuvem – é o mais conhecido entre as empresas. Ele disponibiliza o aplicativo de software ao usuário por meio de uma interface de navegador ou de programa e faz com que a rede subjacente, o sistema operacional e os recursos funcionem nos bastidores. Não é necessário comprar o software, pois o serviço é contratado por meio de assinaturas que dão permissão de acesso. Logo, o uso dos aplicativos pode ser feito de qualquer dispositivo conectado à internet.
PaaS
O modelo PaaS – plataforma como serviço – aproveita os benefícios da computação na nuvem enquanto mantém a liberdade de desenvolver aplicações personalizadas de software. Os usuários podem acessar a PaaS da mesma maneira que fazem com o aplicativo SaaS. O provedor é responsável pela manutenção do sistema operacional, da rede, dos servidores e da segurança. Pode haver também abstrações em nível de aplicativo que aceleram o desenvolvimento de apps e a implementação de vários dispositivos. Fora isso, uma plataforma tradicional em execução em um pool remoto vai gerar alguns benefícios de capacidade flexível, mas não se pode esperar que acelere a inovação da empresa.
IaaS
O modelo IaaS – infraestrutura como serviço –  é o modelo de serviço com maior nível de flexibilidade e controle sobre os recursos de tecnologia. Ele proporciona às organizações a capacidade de aproveitar recursos brutos do servidor enquanto o restante do gerenciamento da plataforma e do software é de responsabilidade da empresa. Isso permite capacidade extra sem a preocupação com requisitos de hardware.
 
Que tipo de Cloud Computing é o certo para você?
No mundo da computação, uma nuvem representa uma vasta rede de cabos, servidores e serviços de software fornecidos. Vamos observar com mais detalhes algumas das diferentes opções de nuvem:
 
 
Nuvem Privada
Constituída de uma só organização com sua própria nuvem de servidores e software para a utilização sem um ponto de acesso público.
 
Nuvem Pública
Diversas empresas podem usar de maneira simultânea, mas separadamente. O provedor da nuvem é responsável pela manutenção e segurança.
 
 
Nuvem Híbrida
Composta de duas ou mais infraestruturas de nuvens distintas que permanecem como entidades únicas, mas que estão unidas por uma tecnologia padronizada ou proprietária.
 
Nuvem Comunitária
Diferentes empresas ou organizações reúnem em pool seus recursos na nuvem para resolver um problema comum.
 
Por que usar Cloud Computing?
Para Dispensar o Hardware
Quando uma empresa fornece seu próprio software, é preciso pensar nos servidores, que exigem uma fonte de alimentação dedicada e peças de substituição. Além disso, também precisam de configuração e monitoramento e de um time de especialistas de plantão para resolver problemas.
Quando o software é baseado na nuvem, essas preocupações e os custos flutuantes – e potencialmente altos – com infraestrutura desaparecem substancialmente, pois os valores são previsíveis. O provedor de computação na nuvem é responsável por lidar com essas preocupações. Ele deve assegurar que o processo seja tranquilo e ininterrupto em troca de um custo de software fixo e razoável.
 
Para aumentar a segurança
A computação na nuvem é extremamente segura e reduz a necessidade de contratação de times internos de TI. Ela permite também implementar práticas e tecnologias de segurança de ponta, orientadas por uma visão mais ampla dos padrões globais de ameaças em relação àquelas da maioria dos governos locais. Com dezenas ou centenas de usuários possivelmente em risco de exposição a programas maliciosos, manter as organizações seguras pode ser muito caro.
Os provedores de cloud computing trabalham com um orçamento bem maior. Como precisam garantir a segurança de todos os clientes, cada empresa obtém benefícios do grande grupo, significando um nível de segurança mais elevado para todos. Com uma infraestrutura fortalecida, monitoramento cuidadoso e aplicação de protocolos de segurança, a computação na nuvem pode oferecer a empresas de pequeno e médio porte a mesma proteção das organizações com requisitos altamente exigentes.
Colocando todos no mesmo nível
A computação na nuvem tem a capacidade de colocar todos no mesmo nível. Não importa se você tem dezenas ou milhares de usuários na plataforma, o cloud computing democratiza o aplicativo de software corporativo. Com flexibilidade para aumentar ou reduzir o compartilhamento de um cliente no pool rapidamente, algumas vezes de modo automático, o usuário final normalmente não precisa estar ciente do que acontece na nuvem. Ele precisa apenas fazer login e trabalhar na tarefa.
Principais características do Cloud Computing
· Sob demanda: Não é preciso consultar alguém ou ter um profissional de TI envolvido no provisionamento do servidor ou do armazenamento na rede. Você tem a capacidade de computação necessária quando precisa.
· Multiplataforma: Basta ter uma conexão à internet para acessar o serviço em seu laptop, tablet, smartphone ou computador desktop.
· Recursos em pool: Segue o modelo de multilocatários, o que significa que há vários usuários do software.
· Flexibilidade rápida: O usuário tem uma experiência que é dimensionada com base na demanda e na utilização real. Imagine um hotel que possa mudar o tamanho da cama de queen size para king size no mesmo "quarto".
· Serviço medido: A utilização de recursos é monitorada, controlada e relatada antecipadamente. Isso torna a capacidade de computação essencialmente a mesma em relação a um serviço de utilitários pago.
 
6 motivos para mudar para o Cloud Computing
 
 
Recuperação após desastres
Os provedores de computação na nuvem lidam com questões de recuperação com mais agilidade do que as recuperações que não são baseadas na nuvem.
 
Atualizações automáticas de software
Os provedores de computação na nuvem são responsáveis pela manutenção do servidor, incluindo atualizações de segurança.
 
 
Capacidade de trabalhar remoto
Os funcionários precisam apenas ter acesso à internet para trabalhar de qualquer lugar.
 
Colaboração
Todos os funcionários podem compartilhar aplicativos e documentos ao mesmo tempo.
 
 
Segurança
Os dados armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar, independente da perda ou danos de um ou mais dispositivos.
 
Consciência ecológica
A computação na nuvem usa apenas o espaço necessário no servidor, reduzindo a pegada de carbono da empresa.
· Resumindo, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação,incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.
· 
Principais benefícios da computação em nuvem
A computação em nuvem é uma grande mudança na forma tradicional de pensamento adotada pelas empresas sobre os recursos de TI. Conheça seis motivos comuns pelos quais as organizações estão adotando os serviços de computação em nuvem:
Custo
· Mover para a nuvem ajuda as empresas a otimizarem os custos de TI. Isso acontece porque a computação em nuvem elimina o gasto de capital com a compra de hardware e software, configuração e execução de data centers locais, incluindo racks de servidores, disponibilidade constante de eletricidade para energia e refrigeração, além de especialistas de TI para o gerenciamento da infraestrutura. Tudo isso contribui para o alto custo da computação.
Velocidade
· A maior parte dos serviços de computação em nuvem é fornecida por autosserviço e sob demanda, para que até grandes quantidades de recursos de computação possam ser provisionadas em minutos, normalmente com apenas alguns cliques, fornecendo às empresas muita flexibilidade e aliviando a pressão do planejamento de capacidade.
Escala global
· Os benefícios dos serviços de computação em nuvem incluem a capacidade de dimensionamento elástico. Em termos de nuvem, isso significa fornecer a quantidade adequada de recursos de TI (assim como potência de computação maior ou menor, armazenamento e largura de banda) sempre que necessário e na localização geográfica correta.
Produtividade
· Data centers locais normalmente exigem pilhas de equipamentos e implementações, tais como configuração de hardware, correção de software e outras tarefas demoradas de gerenciamento da TI. A computação em nuvem remove a necessidade de muitas destas tarefas, para que as equipes de TI possam investir seu tempo na obtenção de suas metas comerciais mais importantes.
Desempenho
· Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de data centers seguros, que são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação rápido e eficiente. Isso oferece diversos benefícios em um único data center corporativo, incluindo latência de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento.
Confiabilidade
· A computação em nuvem facilita e reduz os custos de backup de dados, recuperação de desastre e continuidade dos negócios, já que os dados podem ser espelhados em diversos sites redundantes na rede do provedor de serviços de nuvem.
Segurança
· Muitos provedores em nuvem oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image1.jpeg
image2.png

Continue navegando