Buscar

PROVA - Avaliação dos Imóveis Urbanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação dos Imóveis Urbanos
 Questão 1
O campo da engenharia destinado a avaliação dos imóveis é denominado como Engenharia de Avaliações, sendo essa a especialização necessária para que os engenheiros possam desempenhar a função de avaliador e possuir a capacidade de identificar de forma eficiente o valor de um dado patrimônio. Acerca das variáveis presente nesse campo assinale a alternativa correta
A) Não há aplicação de variáveis no âmbito da avaliação dos imóveis.
B) Uma vez realizada a avalição de determinado imóvel a mesma não precisará ser novamente efetuada, tendo em vista a estabilidade existente no meio da Engenharia de Avaliações e dos imóveis como um todo.
C) A dinâmica imobiliária e a estruturação do espaço são homogêneas.
D) A valorização com base nas variáveis não configura um processo diferenciado, mas sim marcado por homogeneidades.
E) Os imóveis, ao longo dos anos, estão sujeitos a deteriorações e melhorias, assim as variáveis relativas à avaliação dos mesmos devem levar em consideração tais fatores.
 Questão 2
Os métodos de avaliação dos imóveis são distintos, pois a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta vários métodos com a intenção de que os mesmos se adequem a diferentes tipos de propriedades e as diversas situações em que os mesmos estão inseridos. Levando em consideração as disposições presentes na NBR 14653-2, assinale a alternativa que não se refere a nenhum dos métodos presentes na norma em questão:
A) Método involutivo.
B) Método comparativo de mercado.
C) Método de renda.
D) Método transitório.
E) Método evolutivo.
 Questão 3
O método comparativo de dados de mercado é considerado como o mais exato e importante, já que sempre que possível poderá ser utilizado na elaboração do laudo de avaliação dos imóveis urbanos e rurais, assim ele também deverá seguir as normas apresentadas pela NBR 14563-2. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do método comparativo de dados de mercado:
A) O método comparativo para ser colocado em prática não depende dos conhecimentos do avaliador.
B) No método comparativo direto dos dados de mercado uma amostragem não é construída, já que a mesma nessa hipótese apenas iria complicar ainda mais a sua aplicação.
C) O método comparativo direto de dados de mercado é utilizado para identificar o valor de mercado do bem através do qual o tratamento técnico seja atribuído aos elementos comparáveis.
D) A utilização do método comparativo direto dos dados de mercado é rara no que se refere a imóveis residenciais e comerciais.
E) O método comparativo de dados de mercado possui aplicação remanescente, assim só poderá ser utilizado quando nenhum outro método for adequado a avaliação que se deseja efetuar.
 Questão 4
A avaliação de imóveis pode ser compreendida como um relatório que irá ser formulado com base em conhecimentos técnicos e científicos destinados à avaliação dos bens, assim a avaliação irá resultar em um laudo, que terá como principal finalidade atribuir valor ao imóvel em questão. Assim, assinale a única alternativa correta relativa ao valor do imóvel:
A) O valor e o preço de um bem são sinônimos.
B) O valor do bem depende de forma estrita da quantidade de dinheiro paga pelo mesmo, por isso está unicamente relacionada a lei da oferta e da procura.
C) O valor do imóvel é de natureza estática, assim pode passar diversos anos que o mesmo não será alterado.
D) O valor de um imóvel sempre será objetivo, independente das circunstâncias e do modo de avaliação correspondente ao mesmo.
E) O valor de imóvel é dado pela soma dos valores da edificação e pelo valor do terreno, que depende de sua localização.
 Questão 5
A NBR 14653-2 apresenta os procedimentos e as regras a serem seguidos quanto à realização da avaliação imobiliária dos imóveis urbanos, dessa forma a mencionada norma estabelece alguns procedimentos considerados como necessários para que a avaliação do imóvel ocorra de forma bem-sucedida, assim a única alternativa que não se refere a um desses procedimentos é:
A) Requisitos básicos dos laudos de avaliação.
B) Descrição das atividades.
C) Classificação da natureza.
D) Especificação das avaliações.
E) Homogeneização.
 Questão 6
A ABNT NBR 14653 é a incumbida por abordar as normas relativas à avaliação de bens sendo que seu texto traz disposições acerca dos procedimentos gerais, imóveis urbanos, imóveis rurais, empreendimentos, máquinas equipamentos, instalações e bens industriais em geral, avaliação de bens, bens de patrimônios histórico e artísticos. Por sua vez, a NBR 14653-2 traz determinações mais específicas acerca da avaliação imobiliária urbana, responsável por abordar alguns conceitos básicos para o entendimento do assunto e para que a avaliação seja realizada, assim assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “preço”:
A) Direito real que submete a propriedade, de maneira legal, absoluta e exclusiva, ao poder e vontade de alguém.
B) Escala lógica ordenada para diferenciar as características qualitativas dos imóveis.
C) Quantia pela qual se efetua, ou se propõe efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele.
D) Escala extraída dos elementos amostrais originais por meio de modelo de regressão, com a utilização de variáveis dicotômicas, para diferenciar as características qualitativas dos imóveis.
E) Adoção do valor final da avaliação, devidamente justificado, em função dos resultados obtidos, quando utilizado mais de um método.
 Questão 7
Para que avaliação dos imóveis urbanos possa ocorrer é necessário que alguns métodos sejam levados em consideração, sendo que cada um dos mesmos possui suas aplicações específicas e normas previstas com base na NBR 14653-2. O _______________ não possui tanta aplicação prática, porém ainda é considerado como comum no mercado imobiliário, sendo a avaliação imobiliária de imóveis urbanos que irá considerar o valor de renda gerado pela propriedade. Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.
A) Método evolutivo.
B) Método de renda.
C) Método involutivo.
D) Método comparativo de dados de mercado.
E) Homogeneização.
 Questão 8
Os imóveis são bens de consumo desejados por grande parte da população, pois eles são conhecidos pelo grande valor monetário e pela quantidade significativa de transações comerciais das quais podem ser objeto. Viana (2019) enfatiza que as transações comerciais que envolvam imóveis urbanos para que sejam bem realizadas necessitam de um certo nível de conhecimento técnico, sendo interessante que tanto o vendedor, quanto o comprador sejam dotados dos mencionados conhecimentos para que nenhuma das duas partes saia prejudicada. Assim, assinale a única alternativa que não corresponde a uma situação em que a avaliação de imóveis teria relevância na sua aplicação:
A) Na correta determinação do valor do aluguel do imóvel urbano.
B) Nas hipóteses em que o bem imóvel precisar ser avaliado, mas não houver a necessidade de que o valor do mesmo seja fixado.
C) Nas situações que envolvam compra e venda.
D) Quando houver a necessidade de elaboração de um inventário, seja o mesmo judicial ou extrajudicial.
E) Quando houver a necessidade de o valor do imóvel ser determinado.
 Questão 9
O método involutivo é incumbido por efetuar a identificação do valor de mercado do imóvel urbano tendo como base um modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, assim será efetuado também por meio de uma comparação, porém aqui a mesma será feita com um empreendimento de caráter hipotético que possuirá característicascompatíveis as do bem e as condições de mercado em que o mesmo está inserido. Assinale a alternativa correta acerca do método involutivo.
A) O método involutivo é o mais utilizado no que se refere a imóveis residenciais e comerciais.
B) O avaliador irá analisar o espaço com base no bem a que o mesmo está sendo comparado.
C) Os modelos de avaliação do método involutivo são apenas dois: fluxos de caixa específico e aplicação de modelos estáticos.
D) Por meio do método involutivo, o proprietário terá noção da quantidade de prejuízos gerados pelo imóvel ao longo dos últimos 15 anos.
E) No caso do projeto hipotético, o engenheiro levará em consideração o aproveitamento eficiente.
 Questão 10
O método evolutivo, em conformidade com a NBR 14653-2 (2010, p. 20), “a composição do valor total do imóvel avaliando pode ser obtida através da conjugação de métodos, a partir do valor do terreno, considerados o custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado e o fator de comercialização”. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do método evolutivo:
A) O método evolutivo só será aplicado nos casos em que houver a existência dos dados de mercado, considerados como suficientes para que a aplicação do método comparativo não seja efetuada.
B) O método evolutivo terá como base o lucro que poderá obter do empreendedor, assim como as despesas de comercialização e a remuneração que será atrelada ao mesmo.
C) A fórmula que representa o cálculo do método evolutivo é: (VT + VB) X FC = VI.
D) O método evolutivo possui pouca aplicação no que se refere à propriedade das residências, mas que é comumente aplicado perante a avaliação de imóveis hospitalares, universidades, escolas, entre outros.
E) O método evolutivo é o mais utilizado pelas construtoras e incorporadoras.

Continue navegando