Buscar

Normatização de Trabalhos Científicos

Prévia do material em texto

7
INSIRA AQUI O TÍTULO DE SEU TRABALHO
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022. 
1. INTRODUÇÃO
A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor sobre o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”.
A partir desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD?
A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.
Neste campo caracterize e contextualize o direcionamento e foco do texto para as atividades específicas do seu curso. Não se esqueça de buscar autores que fundamentem suas ideias.
Na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o tema em relação a área de concentração escolhida. Em linhas gerais, o acadêmico de deverá, num espaço não superior a uma página, resumir na introdução os três itens da sua pesquisa, ou seja, a área de concentração, a fundamentação teórica, os objetivos e a metodologia.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Insira neste campo no mínimo dois parágrafos de fundamentação teórica para o seu trabalho.
A fundamentação teórica de nossa pesquisa está relacionada à produção textual escrita (livros, artigos, papers) de pesquisadores mais antigos que pesquisaram a temática sobre a qual estamos nos dedicando. Também encontraremos materiais em bibliotecas tradicionais (física e, em geral, pública) ou em artigos de revistas científicas (periódicos) disponíveis na internet. As fontes escritas são as mais comuns, sendo elas impressas ou on-line (livros, revistas, jornais, sites, documentários e outros). 
 Você encontra todas as orientações e exemplos detalhados no livro de estudos da disciplina Metodologia Científica (clique aqui para realizar o download do arquivo em pdf). 
A fundamentação deverá contatar com, no mínimo, três citações de livros e duas citações artigos científicos. Além disso, o acadêmico deve fazer uso dos três tipos de citação (direta curta, direta longa e indireta) e referenciar adequadamente os livros e artigo na seção Referências.
Você pode estar se perguntando: onde o acadêmico realizará essa pesquisa? Como acessar esses materiais (livros e artigos) sobre o tema escolhido?
Em primeiro lugar, é preciso acessar e indicar fontes de pesquisa confiáveis. Em tempos de Fakes News e acesso fácil a informação e seu compartilhamento é fundamental saber como e onde buscar fontes confiáveis para nossas pesquisas.
Você sabia que pode acessar fontes confiáveis sem sair de casa?
A primeira delas são as bibliotecas virtuais disponibilizadas pela UNIASSELVI através do seu AVA. É só abrir o seu AVA e na barra lateral clicar em Biblioteca e depois em Biblioteca Virtual, você será direcionado para uma página com diferentes bibliotecas.
Uma delas é a Biblioteca Pearson, nessa plataforma você encontra diversos materiais de nossa área. Para acessar a página é só clicar em saiba mais e, depois em acessar. Agora é só fazer uso do recurso de pesquisa para digitar palavras chave e encontrar os livros para elaborar sua fundamentação teórica.
A segunda fonte são as ferramentas de busca na internet. Através delas é possível encontrar livros e artigos científicos on-line. Você já acessou o google acadêmico? Essa é uma página do google que apresenta resultados apenas com trabalhos científicos. A busca mostra os artigos ou livros mais acessados, assim podemos localizar os temas mais debatidos em cada área.
Pronto para o próximo passo? Agora que você orientou a construção da fundamentação teórica é hora de conhecer as orientações para os próximos requisitos.
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
No caso de citação direta curta, o fragmento não excederá três linhas. 
Insira neste local sua citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado.
Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.
Insira neste local sua citação direta longa devidamente citada com base no material utilizado.
	
Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.
Insira neste local sua citação indireta devidamente citada com base no material utilizado.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.
Segundo Ferreira (2011), ao elaborar a seção materiais e métodos, faça uma descrição detalhada de cada um deles, explicando as razões que o levaram a concebê-los, modificá-los e empregá-los. O autor destaca ainda que o aspecto mais importante neste item é proporcionar a quantidade adequada de informações sobre como a pesquisa foi conduzida.
Desta forma, ao iniciar esta seção, deve-se primeiro apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa, na sequência, apresente os critérios para a escolha dos participantes e/ou os materiais utilizados, por fim, descreva a sequência de etapas realizadas na condução da pesquisa, mencionando como os dados foram levantados e tabulados para análise.
Em seu estudo, Cervo, Bervian e Silva (2006) expõem que o método científico apresenta a observação, a descrição, a comparação, a análise, a síntese, além dos processos mentais de dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação (qualitativa, quantitativa ou mista).
Após a escolha da pesquisa, é necessário determinar alguns itens que oferecem suporte para a conclusão do estudo, assim, descreva o local da pesquisa (cidade, bairro, estado, grupos, região, vegetação etc.). Continuando, descreva como você obterá estas informações, por meio de entrevista, conversas, questionários, estudos de caso, entre outros. Estes são considerados os instrumentos que indicam as técnicas a serem utilizadas no momentoda coleta dos dados (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006). 
De posse da amostra e da obtenção dos dados, é necessário definir o período em que a pesquisa ocorrerá (dia, mês, ano), como ocorrerá (meio eletrônico, meio físico etc.), por fim, quais as ferramentas utilizadas para esta coleta de dados e para a análise das informações obtidas (software).
Para Cervo, Bervian e Silva (2006, p. 67):
Todas as informações reunidas nos passos anteriores devem ser comparadas entre si e analisadas. A análise, a partir da classificação ordenada dos dados, do confronto dos resultados das tabelas e das provas estatísticas, quando empregadas, procura verificar a comprovação ou não das hipóteses de estudo.
Dando continuidade ao estudo, não se esqueça de utilizar, descrever e detalhar os gráficos, tabelas, figuras, registros fotográficos, textos, maquetes, croquis que você tenha feito uso durante a realização desta atividade.
Como forma de facilitar o desenvolvimento de sua atividade, aproveite o momento para realizar esta pesquisa em locais de fácil acesso a você (rua, comunidade, escola, bairro, vila, entre outros). Procure por circunstâncias ou situações reais em que o uso do conhecimento científico possa prover alguma melhoria ou facilidade.
Importante evidenciar sua participação nesta etapa, tanto pela autoria do material, quanto pela evidência por meio de registro fotográfico. 
Insira neste campo o registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Vamos acompanhar agora as orientações para atender o terceiro requisito registro fotográfico ou fragmento de texto e descrição.
Após apropriar a temática proposta, será necessário identificar um objeto de análise, que pode ser um registro fotográfico ou um fragmento de texto, e que tenha relação com os as temáticas estudadas ao longo do semestre a partir do tema “Reconhecimento dos Espaços de Atuação do Assistente Social”.
O objeto de análise está relacionado a delimitação de tema e na fundamentação da sua pesquisa, colaborando para o desenvolvimento do texto.
No caso de utilizar uma fotografia, esta poderá ser feita por você ou por outrem, porém, lembre-se de citar corretamente a fonte caso isso ocorra.
Para justificar sua escolha, é necessário inserir na pesquisa a descrição, o relato e a contextualização do registro fotográfico ou um fragmento de texto obtido na elaboração do seu artigo.
Para esta ação, é necessário informar o leitor sobre o local no qual a fotografia foi tirada, com que finalidade e de que maneira ela corrobora com a sua pesquisa. 
Insira neste campo a descrição, relato e contextualização do registro fotográfico obtido na elaboração do seu artigo.
Descrição Fotográfica: Uma possibilidade é descrever os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) como espaços de atendimento da população em situação de vulnerabilidade e espaço de desenvolvimento de estratégias de superação dessa realidade e garantia de acesso aos direitos sociais através da política de assistência social.
Ainda na descrição contextualize o espaço escolhido explicando, por exemplo, se você visitou ou escolheu um equipamento específico é importante informar detalhes de seu funcionamento, número de  número de integrantes da equipe multidisciplinar, estrutura física e modalidades de atendimento. 
Descrição de Fragmento de texto:E no caso do fragmento de texto, como realizar a descrição? Da mesma forma que você faria a partir da imagem: explicando sua importância para o trabalho e relacionando com o tema. Veja o exemplo:
"O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social, que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. No CRAS, toda a população em situação de vulnerabilidade e risco social recebe atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, por meio do qual pode também acessar outros serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais. O CRAS é a porta de entrada para o cidadão acessar a proteção social básica, assim como outras políticas públicas."
FONTE: SEDESTMIDH, Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social-Governo do Distrito Federal. CRAS. Distrito Federal, 2018. Disponível em: http://www.sedest.df.gov.br/. Acesso em: 2 ago. 2018.
integrantes da equipe multidisciplinar, estrutura física e modalidades de atendimento.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados.
Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados.
O quarto requisito é a ligação da teoria com a prática. Essa tarefa se refere ao momento do trabalho no qual o acadêmico desenvolverá suas reflexões a partir das leituras realizadas. O texto do paper deve permitir que o leitor seja capaz de perceber que o acadêmico foi capaz de atingir seu objetivo.
Vamos recorrer novamente ao nosso exemplo: em um paper com o tema a consolidação do Serviço Social e as possibilidades de atuação na Política de Assistência Social é possível que na resultado e discussão seja apresentada uma breve história do Serviço Social no país, a integração da Assistência Social à Seguridade Social a partir da Constituição de 1988, a tipificação dos serviços socioassistenciais e as características da LOAS. Assim como as possibilidades de atuação na proteção social básica ou na proteção social especial de forma mais específica. O texto deve explicar os espaços em que o Assistente Social poderá atuar, quem irá atender e quais estratégias irá utilizar.
5. CONCLUSÃO
Para produzir a conclusão, deve-se retomar os objetivos elencados no início do trabalho, pois é importante que cada objetivo traçado tenha sido atendido, assim como pode ser apresentada uma síntese dos resultados. Veja aqui duas formas para compor a conclusão de seu trabalho:
Abordar neste campo em que o trabalho desenvolvido contribuiu para o conhecimento existente.
A conclusão deve apresentar o posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho. Apresenta-se uma análise sobre o trabalho desenvolvido, informando resultados e reflexões sobre o tema pesquisado. Também poderá ser relatada uma opinião pessoal sobre a pesquisa que acaba de realizar, apresentando recomendações e sugestões referentes ao aperfeiçoamento de futuros trabalhos.
Na parte final das conclusões, é interessante apontar possíveis aprofundamentos sobre o tema estudado, bem como possíveis interações com outros temas, abordagens metodológicas, materiais, aplicações e sugerir ao leitor do seu trabalho possíveis encaminhamentos para pesquisas futuras. Exemplifica-se a sugestão de realização de pesquisas futuras com a indicação de realização de estudo bibliométrico sobre os trabalhos publicados na JOIA e na Revista Maiêutica.
A partir da estrutura básica deste trabalho, permite-se aos acadêmicos da UNIASSELVI desenvolver seus artigos científicos com mais discernimento sobre estrutura básica cobrada na Instituição. Ao submeter o seu artigo para revistas ou eventos externos, é importante verificar e adequar o trabalho às regras e às formatações solicitadas.
REFERÊNCIAS
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementaçã
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson,2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Continue navegando