Buscar

Psi Juridica 2 aula Psicologia 2 (1)

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA
 2ª Aula
ProfºMS. MARCÍLIO J. SILVA
Representações Sociais
 São o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoal ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.
 
		 
A Psicologia 
É a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento
humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
		 
O Psicólogo
 Serve de guia pelos caminhos tortuosos da vida, ajudando:
 a lidar com problemas passados para que não mais o assombrem,
 a enfrentar os problemas da vida com mais firmeza e segurança,
 e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo.
4
		 
A história da psicologia como um estudo acadêmico da mente e do comportamento remonta aos gregos antigos. 
A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha.
		 
A psicologia é uma ciência que teve grandes avanços para fornecer compreensão das relações humanas baseadas em metodologias que abrangem campos como clínicos, sociais, trabalhistas e educacionais, propondo em cada área soluções baseadas no desenvolvimento e bem-estar do ser humano.
A psicologia evolui cada vez mais com o passar do tempo conforme as necessidades e demandas da sociedade, adaptando seu objeto de estudo em detrimento às constantes mudanças e o aparecimento de novos paradigmas.
		 
Áreas de atuação
A psicologia, dentre outras áreas de atuação, está  dedicada a compreender processos como percepção, memória, raciocínio, que influenciam qualquer tipo de comportamento humano, o que no campo dessa ciência é discriminado como “psicologia básica”, por isso é muito ampla.
		 
Se há alguns anos a profissão de psicólogo se resumia ao atendimento em clínicas, hoje seu campo de atuação é bem mais amplo:
Psicologia educacional ou escolar.
Psicologia organizacional e do trabalho.
Psicologia de trânsito.
Psicologia social.
Psicologia hospitalar e da saúde.
Psicologia esportiva.
Psicologia jurídica
8
		 
A Psicologia Jurídica, é uma área de estudo da psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, principalmente quanto a:
 saúde mental, 
aos estudos sócio-jurídicos dos crimes
e personalidade da pessoa natural e 
seus embates subjetivos.
A Psicologia jurídica abrange ainda o estudo, a avaliação, a prevenção, o acompanhamento e o tratamento dos fenômenos psicológicos que afetam ou podem vir a afetar a conduta de uma pessoa ao ponto de levá-la a infringir as normas legais vigentes na sociedade.
		 
Áreas de trabalho da psicologia jurídica.
 Cada instituição possui ementa própria, no entanto, em geral, os cursos abordam as cinco grandes áreas da psicologia jurídica: 
Investigativa,
Criminal
Forense,
Penitenciária e Polícia.
 
Além disso, o profissional da área deve conhecer elementos de mediação, bem como dos direitos Civil, Penal e Trabalhista.
		 
NOVOS PARADIGMAS PARA A PSICOLOGIA.
Psicologia e lei. Critérios sócio-legais na tomada de decisões judiciais. 
 Psicologia e tribunal do júri.
A entrevista com os clientes, uma abordagem psicológica.
O prazer do censor.
Os direitos da vítima.
Direito de nascer.
 A prevenção dos maus tratos infantis.
Aspectos psicológicos do fenômeno da violência na rede familiar.
 Aspectos psicológicos de menores infratores.
  Atuação dos advogados em procedimentos matrimoniais.
  A psicologia e a prisão. 
		 
Juízo de valor 
	Juízo de valor é o julgamento feito a partir de percepções individuais. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, “um julgamento de valor exprime a relação de uma coisa com um ideal”. Ou seja, ele avalia quão diferente ou quão semelhante o objeto da avaliação é de um ideal (moral, estético etc.)
 AULA 4
image6.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Continue navegando