Buscar

Psi Juridica 3 aula Psicologia 2

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA
 3ª Aula
Profº MS. MARCÍLIO J. SILVA
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sociojurídicos dos crimes e quanto a personalidade da pessoa natural e seus embates subjetivos.
 
		 
	Psicologia Forense
 É a ciência que, por meio de avaliação, métodos e recursos específicos auxilia juízes, advogados, promotores e demais envolvidos na solução dos casos, fazendo um elo entre a Psicologia e qualquer área do sistema legal.
		 
A Psicologia Forense permite que a Psicologia seja aplicada de forma mais eficiente nas investigações policiais e outros processos jurídicos, proporcionando maior humanização das partes envolvidas e levando a decisões judiciais mais justas, demonstrando, assim, sua importância junto à Justiça.
Podemos dizer que a Psicologia lida com os processos mentais que orientam a conduta de uma pessoa. Já a Psicologia Forense tem como objetivo avaliar esses processos, bem como a conduta dos indivíduos no âmbito judicial.
4
		 
	
Sua função principal é responder às dúvidas levantadas pelos profissionais da Justiça nos processos judiciais em diferentes varas — criminal, cível ou trabalhista — esclarecendo pontos importantes para a tomada de decisões.
O que faz um psicólogo especializado nessa área?
Seu trabalho é estudar a mente do indivíduo, o meio social onde ele vive e identificar o que o motivou a agir de determinada maneira. Ao fazer isso, procura determinar os motivos de um crime, bem como se existe alguma tendência em agir de tal forma novamente.
		 
Sendo assim, o psicólogo forense examina o indivíduo por meio de entrevistas e testes psicológicos ou neuropsicológicos e elabora relatórios que servirão como evidências nos processos. Todos os testes aplicados devem ser anexados aos relatórios como provas.
O psicólogo forense deve ter o cuidado de não se deixar envolver emocionalmente no caso em que está trabalhando, pois seu relatório deve ser imparcial. Além disso, deve ter uma boa oratória para apresentar suas conclusões diante de um juiz ou tribunal.
Embora sua presença seja muito requisitada na área criminal, seu trabalho é primordial em outras áreas do sistema judiciário.
		Direito da Família
Nessa área da Justiça o psicólogo forense ajuda a determinar se, em caso de divórcio, os pais estão capacitados a cuidar dos filhos ou se precisam de alguma assistência e quem fica com a custódia das crianças. Além disso, determina o regime de visitas e trabalha com possíveis problemas psicológicos que os menores possam enfrentar. Também lida com casos de abuso sexual, físico ou psicológico.
		 
Direito Civil
A atuação do profissional nesse campo diz respeito à avaliação se o cidadão está capacitado legalmente para dispor de bens patrimoniais.
8
		 
		Direito do Trabalho
Se uma pessoa se queixa de incapacidade cognitiva para continuar trabalhando, o psicólogo consegue determinar se a incapacidade laboral realmente existe por meio de testes apropriados da Neuropsicologia Forense. Outra situação é o assédio no trabalho e se ele chega a comprometer as atividades do dia a dia das pessoas no ambiente laboral.
		 
		
			Direito Penal
No Direito Penal ele colabora para determinar se o réu tinha consciência do que estava fazendo e se agiu voluntariamente mesmo consciente. Assim, define os limites da culpa, identifica possíveis transtornos comportamentais e estuda os efeitos de violências causados nas vítimas.
O psicólogo também determina a credibilidade do depoimento de uma criança e trabalha com as sequelas psicológicas que foram deixadas nelas, constatando se estão expostas ao risco de violência.
		 
		
			Direito Penal
Além disso, junto ao sistema correcional e aos programas de prevenção ao crime estuda as tentativas de reformas morais do indivíduo e na criação de estratégias para evitar que novos crimes sejam cometidos.
		 
		Psicologia aplicada à polícia
Esse é outro trabalho recente da Psicologia Forense: colaborar na identificação do perfil de policiais para grupos de elite e de transtornos de ansiedade e estresse cada vez mais comuns a esse grupo, devido a um trabalho que os expõe a situações difíceis como estupro, espancamento de idosos e crianças e outros crimes hediondos.
	Em quais lugares esse profissional pode atuar?
Embora a imagem do psicólogo esteja diretamente ligada aos tribunais, o psicólogo forense encontra trabalho em muitos outros lugares como:
- centros socioeducativos;
- presídios;
- programas de liberdade assistida;
- comunidades terapêuticas;
- centros de apoio a vítimas;
- centros de saúde mental;
- abrigos;
- ONGs e outros.
A Psicologia Forense possui uma atividade exclusivamente pericial e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas situadas no campo psicológico, dúvidas estas que precisam ser esclarecidas perante o Sistema de Justiça Criminal, compreendido pelos juízes, promotores e até mesmos autoridades policiais (delegado de polícia) antes uma necessária tomada de decisão.
Psicologia Jurídica X Psicologia Forense
A diferença principal entre a Psicologia Forense e a Psicologia Jurídica está no momento de atuação. Os trabalhos realizados pelos psicólogos forenses
são, via de regra, realizados ainda na fase de instrução do processo criminal, portanto, a situação jurídica do investigado ainda não está definida e os trabalhos forenses (perícia) têm como objetivo a produção de prova.
 Já os Psicólogos Jurídicos, embora também possuam atividades periciais, sua atuação é essencialmente na fase pós-processual.
Avaliação de psicodiagnóstico
Assessoramento como perito a órgãos judiciais
Intervenção: planejamento e realização de programas de prevenção, tratamento, reabilitação e Integração ao meio social.
Planejamento de campanhas de combate à criminalidade
Vitimologia: pesquisa e atendimento às vítimas de violência
Mediação: alternativas à via judicial
Funções do Psicólogo Jurídico
image3.jpeg
image4.jpeg

Continue navegando