Buscar

Avanço da Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O AVANÇO DA TECNOLOGIA FACILITANDO O NOSSO DIA A DIA
O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho.
Nestes últimos anos, você tem feito compras e consumido entretenimento da mesma forma que há 10 anos atrás? Sim, essa é uma pergunta retórica, apenas para refrescar a memória, pois, com o avanço da tecnologia, tudo parece mudar tão rapidamente que não nos damos conta de quanta coisa se transforma em uma década. Uma coisa é certa: o avanço da tecnologia facilita o nosso dia a dia, trazendo soluções mais eficientes para boa parte do que fazemos, visando melhorar a nossa qualidade de vida. Isso inclui a preocupação com o meio ambiente, fazendo surgir tecnologias sustentáveis.
Qual a influência da tecnologia no cotidiano? Carros autônomos, realidade virtual e automatização de processos. Nunca fomos tão techs, não é mesmo? Mas até que ponto esse tanto de tecnologia está presente nas nossas vidas? Bom, enquanto os carros voadores não chegam, confira alguns exemplos práticos da tecnologia no nosso dia a dia:
Aspirador de pó robô 🤖
Começando por uma das maiores invenções da atualidade 😂, Bom, para quem tem filhos pequenos, gato, cachorro e periquito em casa, sabe do que eu estou falando.
Ele varre, aspira e, dependendo do modelo, até passa pano! É ou não é uma mão na roda?
Para quem não tem muito tempo, mas gosta de ter a casa sempre limpinha, é uma ótima opção. 
Assistentes pessoais virtuais 🗣️”(Alexa, cante uma música pra mim)”
Esta foi uma das frases mais usadas pelos usuários da Alexa em 2022, sabia?
Apesar de ainda não ser muito comum no Brasil, o assistente virtual da Amazon é um exemplo de como a tecnologia invadiu as nossas vidas sem pedir licença.
Nesse sentido, os assistentes de voz podem dar aquele auxílio diário na hora de te lembrar algo, ou te ajudar a relaxar depois de um dia cansativo 💆🏻
Biometria 👍🏻
Usada tanto pelos bancos, como por portarias de condomínios, essa forma de identificar pessoas por meio das características físicas tornou a nossa vida mais prática e segura.
Seja por meio de impressões digitais, reconhecimento facial ou leitura de retina, a biometria é sem dúvida, um bom exemplo de tecnologia que usamos no dia a dia.
Computador 🖥️
Desde os anos 80, quando a IBM introduziu o Personal Computer (PC) e a Apple o tornou mais acessível, com o célebre Macintosh, vimos um avanço descomunal da tecnologia.
Seja para trabalhar ou estudar, o computador se tornou aquele item indispensável e um dos maiores avanços tecnológicos vistos até hoje.
Geladeira 🧊
Quando a gente abre a geladeira para fazer um lanche, nem se dá conta do avanço tecnológico que esse item trouxe para o nosso dia a dia.
Até 1940, as geladeiras no Brasil eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava uma barra de gelo para manter os alimentos resfriados.
GPS 📍
O sistema de posicionamento global (GPS) é outro exemplo da tecnologia no cotidiano.
Orientado por satélites, ele permite saber sua localização geográfica e até te ajuda a se virar em uma cidade que você nunca esteve.
Impressoras 3D 🖨️
Apesar de ser mais comum na indústria, já é possível ver as criações das impressoras 3D no dia a dia. 
Na odontologia, as impressoras 3D já estão sendo usadas para produzir próteses dentárias e modelos, usados como guias para cirurgias buco-maxilo-faciais.
Se você precisar colocar aparelho dentário hoje, por exemplo, verá que os antigos moldes de gesso foram substituídos pelas impressões 3D. 
Tecnologia no dia a dia: internet 👩🏻‍💻
Foi só em 1996, depois de melhorias da Embratel e do crescimento do mercado, que essa tecnologia ficou mais presente nas casas brasileiras. 
Hoje, podemos dizer que a internet é tão necessária quanto a água e a energia elétrica.
Ela permite que façamos coisas que antes precisaríamos de horas ou quilômetros de deslocamento para fazer, como trabalhar ou estudar. 
Lâmpada com sensor de presença 💡
Não há dúvidas de que a tecnologia trouxe grandes avanços para a humanidade, mas com tanta conectividade, o uso da energia elétrica também aumentou.
Por isso, a lâmpada com sensor de presença é outro exemplo útil de tecnologia no dia a dia que nos ajuda a economizar dinheiro e evitar desperdício.
Funciona assim, os sensores detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos, por meio da radiação infravermelha.
Assim, quando alguém entra em um local com esse tipo de lâmpada, os sensores detectam a mudança na luz infravermelha e acionam o acendimento da lâmpada. Legal, neh?
Portas automáticas 🚪
As portas automáticas parecem uma invenção do mundo moderno, mas a primeira versão foi criada há dois mil anos atrás, na Alexandria.
Hoje, as portas automáticas trazem praticidade para locais de grande circulação, como Shopping Centers e prédios comerciais. 
Smartphones 🤳🏻
Dos famosos tijolões da Nokia do ano 2000 ao cobiçado iPhone 14 lançado no final de 2022. Os smartphones são o exemplo mais comum da tecnologia no cotidiano e de como podemos ficar dependentes dela 😵‍💫
De acordo com o estudo The Global State of Digital , realizado em 2021, os brasileiros gastam 156 dias por ano na internet, sendo 56 deles só nas redes sociais 😱 E a gente não pode negar que os Smartphones contribuem muito para isso 🙄
Smartwatch ⌚
Os Smartwatches são outro exemplo da presença da tecnologia no cotidiano. Eles funcionam como um Smartphone, mas em formato de relógio de pulso.
Para quem pratica esportes, é uma forma de acompanhar seu desempenho durante as atividades, medir o batimento cardíaco, os níveis de estresse e até se você está dormindo o suficiente. 
Serviços de Streaming 📺
Só quem viveu nos anos 90 sabe o que é chegar na vídeo locadora e descobrir que vai ter que pagar multa porque não rebobinou a fita 📼😁
Os serviços de Streaming foram a maior revolução na indústria do cinema e também uma declaração de falência para milhares de vídeo locadoras.
Apesar disso, esta tecnologia que permite a transmissão de vídeos ou filmes pela internet sem precisar baixá-los, se tornou uma das maiores comodidades da atualidade. 
Tecnologia no cotidiano: telemedicina 🩺
Um dos avanços mais recentes que podemos ver da tecnologia no cotidiano é a telemedicina, que se tornou muito popular na pandemia. 
Além da teleconsulta, médicos e pacientes podem compartilhar resultados de exames, discutir casos clínicos e até fazer sessões de terapia online.
Por outro lado, o grande destaque da telemedicina fica por conta das cirurgias robóticas, que são técnicas minimamente invasivas assistidas por robôs 🤖
Neste tipo de cirurgia, o médico controla os braços robóticos por meio de um Joystick e consegue ter uma visualização melhor dos órgãos internos 🕹️
Qual a importância da tecnologia no seu dia a dia?
Não se pode negar que os avanços tecnológicos trouxeram praticidade, segurança e comodidade para nossa vida.
Hoje, temos acesso aos meios de comunicação digital, a expectativa de vida aumentou com os avanços da medicina, sem contar as barreiras da comunicação, que foram praticamente extintas. 
E apesar de criar problemas, como, o excesso de tempo de tela, o Cyberbullying e as Fake News, não podemos deixar de mencionar as vantagens do uso da tecnologia no cotidiano:
Adeus, fila no banco
Lembra quando você tinha que ir até o banco e enfrentar uma fila enorme para sacar dinheiro, fazer um depósito ou pagar uma conta?
Hoje, com a facilidade dos pagamentos online, por aproximação e do queridinho PIX, a nossa vida diária ficou bem mais prática, concorda?
Trabalhar sem sair de casa
Outro exemplo clássico do impacto positivo da tecnologia no cotidiano é o home office. Graças à tecnologia, hoje é possível trabalhar para qualquer empresa no exterior (se você sabe falar inglês fluentemente, é claro).
Viver mais e melhor
O conhecimento científico não ficou para trás. Hoje, no campo da medicina, é possível obter diagnósticos rápidos e precisos graças a exames que usam tecnologia de ponta, como a ressonância magnética.
Estudar quando e onde quiser
No campo educacional, a evoluçãodas plataformas de ensino fez com que a experiência virtual fosse tão eficiente quanto a presencial. Jogos, simuladores, chats e interatividade ajudam os alunos a aprenderem de uma nova maneira.
Vocês já pararam pra pensar como as pessoas do passado imaginavam o mundo e a tecnologia do futuro?

Continue navegando