Buscar

CAMADA DE SISTEMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A "camada de sistema" pode referir-se a diferentes conceitos dependendo do contexto em que está sendo utilizado. Aqui estão algumas interpretações comuns:
1. Camada de Sistema Operacional:
· Em sistemas computacionais, a camada de sistema muitas vezes se refere à camada intermediária entre o hardware do computador e os aplicativos de software.
· Essa camada é composta pelo sistema operacional (SO), que fornece serviços e recursos de gerenciamento para os aplicativos, como gerenciamento de processos, memória, dispositivos de E/S, arquivos e segurança.
· Exemplos de sistemas operacionais incluem Windows, macOS, Linux, Android e iOS.
2. Camada de Sistema de Informação:
· Em sistemas de informação, a camada de sistema geralmente se refere à camada intermediária entre a camada de apresentação (interface do usuário) e a camada de dados (banco de dados).
· Essa camada inclui a lógica de negócios e o processamento de dados que ocorrem entre a interface do usuário e o banco de dados.
· Os sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), aplicativos de servidor e serviços web frequentemente fazem parte da camada de sistema de informação.
3. Camada de Sistema de Rede:
· Em redes de computadores, a camada de sistema pode se referir à camada intermediária entre a camada de transporte (por exemplo, TCP) e a camada de aplicação (por exemplo, HTTP).
· Essa camada inclui protocolos e serviços de rede que lidam com roteamento, endereçamento, segurança e outras funcionalidades necessárias para a comunicação entre dispositivos na rede.
· Exemplos de protocolos nesta camada incluem o Protocolo de Internet (IP), Protocolo de Controle de Transmissão (TCP), Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) e Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP).
4. Camada de Sistema Embarcado:
· Em sistemas embarcados, a camada de sistema refere-se à camada de software que opera diretamente no hardware do dispositivo.
· Essa camada inclui o firmware, drivers de dispositivo e outros componentes de software necessários para controlar e gerenciar os recursos do hardware.
· Exemplos de sistemas embarcados incluem sistemas de controle industrial, sistemas de entretenimento automotivo, dispositivos médicos e dispositivos IoT (Internet das Coisas).
Em resumo, a "camada de sistema" pode se referir a diferentes partes de um sistema de computador, sistema de informação, rede ou sistema embarcado, dependendo do contexto em que está sendo discutida. Essas camadas desempenham um papel fundamental na operação e na interação de diferentes componentes de sistemas complexos.

Outros materiais