Buscar

DOENÇAS ONCOLÓGICAS E CÉREBRO VASCULARES RESUMOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo sobre o III Simpósio de Neurociência Clínica e Experimental
Data: 18/11/2023
HISTÓRIA DA NEUROCIÊNCIA
Mesmo sem tanto conhecimento científico, no início da humanidade já era sabido a importância do cérebro, visto que era realizado a trepanação, para aliviar a pressão intracraniana, além de outros procedimentos.
Com Hipócrates foi dada a importância ao encéfalo como detentor do conhecimento e comportamento, porém a teoria não foi muito bem aceita.
Aristóteles tinha a teoria de que o coração ainda era o centro.
Galeno tinha a teoria de que a parte mole do cérebro macio era a parte das sensações e a parte dura, o cerebelo era dos movimentos.
A partir daí foi dada atenção maior as substâncias branca e cinza do cérebro.
Em seguida foi muito estudado as áreas do cérebro e suas funções.
No século XIX foi muito importantes pois foram estudados os nervos e neurônios.
Darwin trouxe a teoria do evolucionismo e a evolução do encéfalo.
Já Broca trouxe a área de Brocca e Schwann com as células.
TRATAMENTO DO AVC ISQUÊMICO ENDOVASCULAR NA FASE AGUDA
O AVC é a 2a maior causa de morte no mundo e se trata da isquemia do tecido cerebral ou a oclusão aguda da artéria cerebral. Se estiver na fase aguda ele tem mais de uma complicação e se for mais fraco, os sintomas e complicações são menos agressivos.
A etiologia pode ser embólica vindo da parte cardíaca, arterial ou paradoxal.Também de forma aterotrombótica devido a oclusão das grandes artérias, assim como também pode ser lacunar, vindo da oclusão das pequenas artérias. Além de poder ser autoimune devido a doenças infecciosas e de coagulação e por fim de forma criptogênica, não tendo causa aparente.
No quadro clínico ocorre o início súbito dos sintomas neuro focais, como hemiparesia, afasia, vertigem, ataxia, comprometimento visual, rebaixamento do nível de consciência, confusão mental e entrada no estado de coma de súbito.
O diagnóstico pode ser por tomografia de crânio, angio tomografia do crânio, ressonância magnética do encéfalo, RNM do encéfalo e angiografia digital.
O QUE OS NEURÔNIOS HUMANOS DIZEM COM SUA FORMA E FUNÇÃO?
O ser humano tem 86 bilhões de neurônios e trilhões de sinapses, além da sua capacidade de plasticidade. Nessa plasticidade podemos encaixar os espinhos dos dendritos, que participam muito das conexões neuronais e na formação da memórias. Esses espinhos podem ser basais, ou apicais, Os basais ficam perto do corpo e os apicais longe.
ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DE LESÕES FRONTO-TEMPORAIS
Os AVC’s podem ser classificados em lacunar, que é geralmente sem sintomas. Em sacular, onde a lesão vai estar nos vasos menores, e em fusiformes onde a lesão será no vaso maior daquele segmento, comprimindo a saída dos pares dos nervos cranianos.
Esse tipo de lesão leva aos aneurismas cerebrais, os quais podem permanecer anos sem danos, ou serem instáveis. Esse tipo de lesão também pode levar a Neoplasia Orbitofrontal, uma condição que pode até mesmo favorecer o cometimento de crimes.
VIVÊNCIA “TÉCNICA DE AUTOMEDITAÇÃO”
Ela tem muito haver com o MindFulnes, que tem como precursor Jon Kabat e os princípios são:
Aceitação: não criando coisas para se esquivar do que não gostamos.
Não julgamento: evitando o julgamento dos outros e um julgamento negativo sem ter conhecimento.
Compromisso: Em desenvolver hábitos novos e novos valores.
O MindFulness também é composto por estágios, o 1 conta com alguns momentos de MindFulness e o último com o relaxamento e reflexão completos. Para comprovar isso foi usado um aparelho portátil em dois participantes, comprovando os estágios, pois um deles não tinha o hábito da meditação e atingiu poucos momentos de MindFulness e outro que tinha o hábito atingiu vários momentos de MindFulness.
AVC EM PACIENTES JOVENS
Em jovens, o AVC isquêmico é 85% dos casos, e é devido a obstrução do fluxo seja por coágulo, placa aterosclerótica ou obstrução. Em adultos jovens ele vem aumentado, esse público que é inferior aos 50 anos de idade.
Pode ser causado por obesidade, sedentarismo, HAS, álcool, dislipidemia, tabagismo, diabetes, gestação, enxaqueca, anticoncepcionais, heroína e cocaína.
PBM EM NEUROCIRURGIA
O PBM tem haver com a estocagem de sangue para pacientes de neurocirurgia. Com estudos foi visto que o tempo de estocagem do sangue pode ser um pouco longo e fazer com que propriedades se percam, podendo deixar a assistência do paciente mais dificultosa, e já com um sangue considerado fresco as propriedades são mais presentes trazendo benefícios a assistência e tratamento do paciente. Portanto é de suma importância um bom gerenciamento do banco de doações de sangue e a conscientização da doação de sangue para a população.
PERSPECTIVAS DO TRATAMENTO DE TUMORES NO SNC
Para o tratamento dessas condições usar anticonvulsivantes sem histórico de convulsões não é indicado para todos os subtipos de convulsões, por não apresentar benefícios. Deve-se evitar CYP-450 e busca-se indicar Levitiracetam, Ácido Valproico, Lamotrigina, To piramato, etc.
A retirada da medicação pode ser feito se não ocorreram crises no último ano, ou nenhuma nos últimos dois anos, visto que 12 a 25% podem ter crises pós retirada.
No Evento Trombo Embólico a profilaxia pode ser farmacológica ou mecânica, dependendo de estiver no estágio primário ou de metástase. A cirurgia ocorre com o paciente acordado, para ver onde afeta e o tumor é de alto grau geralmente em +55 anos.
ENCEFALITE PARANEOPLÁSICA
 As encefalites autoimunes são graves e incapacitantes, podendo resultar em alterações mentais, convulsão, déficit e transtornos psiquiátricos. É um diagnóstico raro e geralmente tardio e difícil, tanto que 50% não é diagnosticado.
Podem ter relação com anticorpos de alvo intracelular ou superficial neuronal.
As manifestações clínicas podem ter início agudo ou subagudo, epilepsia recente com etiologia desconhecida, doença psiquiátrica aguda ou subaguda com progressão inesperada, distúrbios de movimento e psicose como por exemplo manias de grandeza.
O diagnóstico é por LCR, RM e ECG. O tratamento é com imuno terapia, corticoides, imuno globulina humana intravenosa e plasmaférese.

Continue navegando