Buscar

Computação em Nuvem AVA 2 LARISSA FERREIRA SANTOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COMPUTAÇÃO EM NUVEM 
LARISSA FERREIRA SANTOS
RIO DE JANEIRO – RJ JUNHO 2023
Sumário
Desenvolvendo aplicações com SaaS	3
Resposta	4
Referencias	5
Desenvolvendo aplicações com SaaS
O SaaS pode ser definido, de uma maneira geral, como o software feito pelo fornecedor de SaaS. O acesso ao usuário final é feito pela internet. O que o
consumidor faz é “alugar” o software, geralmente sob taxa mensal. O SaaS também é conhecido como software de hospedagem ou software sob demanda.
Ele tem o potencial de transformar a forma com que os departamentos de TI se relacionam e até mesmo o que pensam sobre o seu papel como provedores de serviços para o restante da empresa.
A aquisição e o uso do serviço SaaS como um mecanismo de entrega de software criam uma oportunidade para que os departamentos de TI alterem o seu enfoque: de implantar e dar suporte aos aplicativos (operacional) a gerenciar os serviços que esses aplicativos oferecem (estratégico). Por sua vez, um departamento de TI focado em serviço, bem-sucedido, produz mais valor para o negócio, diretamente, ao fornecer serviços desenhados a partir de fontes internas e externas.
Imagine que uma empresa de TI está reestruturando seu cenário de desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender empresas do mercado de petróleo e gás. Nesse sentido, você foi contratado para apresentar uma mudança de serviço com base no SaaS.
Resposta
Bem, há 7 anos eu uso ferramentas que muitas delas definitivamente já são serviços SaaS, tenho uma perspetiva um pouco mais ampla para ter a ideia de mudar alguns desses serviços a fim de melhorar e refinar o que já utilizamos. 
Sei que podemos acessar nosso "computador" e todas as nossas ferramentas e aplicações de qualquer espaço e de qualquer computador da empresa, bastando apenas um login e senha. 
Se podemos acessar a rede com arquivos confidenciais, iremos acessá-la da mesma forma. E-mail, aplicativos de conversação, reuniões e videoconferência... podemos acessar todos eles de qualquer lugar. Quando enfrentamos problemas relacionados ao acesso, internet ou qualquer área de TI, podemos facilmente contar com eles usando serviços remotos clicando em aplicativos de TI. Além disso, usamos o site para imputação de dados e outros trabalhos, e qualquer pessoa com permissão pode acessar e visualizar arquivos, fazer upload e download. Mesmo nesse cenário de TI em constante evolução, ainda existem lacunas de serviço, sabemos que tudo isso depende de boas velocidades de internet, e às vezes nos desconectamos e tudo cai. Quase não podemos fazer nada sem a internet, pois tudo depende totalmente dela.
No entanto, alguns dos locais onde os projetos dessas empresas estão localizados não possuem acesso estável à internet, resultando em baixa qualidade do serviço. Além disso, quando utilizamos os serviços do pacote o5ce, por exemplo, devido ao tamanho da planilha, ocorre um travamento grande ao acessar a rede. A partir de hoje temos SSDs e já está implementado e aos poucos quase todas as empresas estão percebendo que já tem computadores com SSDs para rodar melhor e evitar travamentos e isso acontece em toda a estrutura de ideias de negócio. Isso será muito valioso porque às vezes a rede está cheia e não podemos salvar imediatamente, então temos que esperar a autorização para liberar espaço até que possamos salvar o documento. Em vez de tentar descobrir alguma solução.
Referencias
 https://uva.instructure.com/courses/28197/modules/items/325275
image1.jpeg

Continue navegando