Buscar

Situacao_problema_PBL_estudante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
TUTORIA DE ENFERMAGEM E PSICOLOGIA 
Situação Problema 
Usuária do serviço com nome social de Amada, 27 anos de idade, é costureira, não terminou o ensino médio, sexo biológico masculino e gênero feminino. Foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde - UBS Pires da Veiga, Distrito Sanitário de Pau da Lima. 
Chegou à unidade para atendimento, segundo encaminhamento da assistente social da UBS, com queixas de sentimento de tristeza, solidão e depressão, devido a presença da variação do timbre vocal e incômodo estético referente a proeminência laríngea conhecida como “pomo-de-adão”. Antes do atendimento, Amada foi chamada na sala de acolhimento pelo seu nome civil, que constava na sua ficha de atendimento e em seu cartão do SUS. 
Chegou ao local de atendimento já apresentando sinais claros de desconforto e introspecção. Mesmo ao observar o estado da usuária, no início da entrevista dialogada, a enfermeira não questionou se ela teria outro nome pelo qual gostaria de ser identificada, como seu direito lhe assegura. 
A usuária iniciou o atendimento mencionando para a enfermeira o seu nome social e como gostaria de ser tratada. A enfermeira não demonstrou nenhuma ação referente ao fato. No prontuário, não existia um espaço específico para a anotação do nome social, então esse foi anotado ao lado de seu nome civil. Em seguida, a usuária já demonstrou estar mais confortável e receptiva às conversas da entrevista com a enfermeira do acolhimento. 
A usuária relatou não ter maiores problemas sistêmicos, porém sofre com asma, têm hábitos tabagistas e apresenta dor no ato miccional. Após esse momento, ainda durante a entrevista, a usuária demonstrou ter dúvidas em relação a alguns de seus direitos como mulher trans, por exemplo, o uso do nome social no cartão do SUS. A usuária solicitou orientações referente à saúde sexual e à saúde reprodutiva, informando que ela é casada com Diego, homem trans, e que seu parceiro deseja gestar. 
A enfermeira, demonstrou repúdio frente a fala da usuária e questionou a possibilidade do desejo do casal. Finalizou a consulta com preenchimento da ficha de encaminhamento para o serviço social, a psicologia e a fonoaudiologia da UBS de referência. Após o atendimento, a enfermeira comentou sua indignação e repúdio referente ao caso e sobre a consulta realizada com as colegas de trabalho. 
 Expandam o olhas, desejamos ricas discussões!
image1.png

Continue navegando