Buscar

explicação

Prévia do material em texto

Vocês já se perguntaram como seria uma escola que valoriza a individualidade e a emoção de cada criança?” Bom, não precisam mais pensar, pois essa é a proposta da tendência pedagógica romântica na educação infantil, uma abordagem que coloca a criança no centro do processo de ensino-aprendizagem, realmente ganhando o papel de protagonista. Como já foi visto em algumas matérias infância, um período em que a criança era vista como um adulto em miniatura, que trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas e era tratada da mesma forma que o adulto. A criança não tinha um espaço próprio na família e na sociedade, e era misturada em meio aos adultos desde cedo
E a tendência vai contra isso, ela se baseia em princípios e valores que buscam buscar a essência única de cada criança e enfatizar as dimensões emocionais e afetivas no processo educativo. Porém, essa nova concepção não se limita apenas à sala de aula, ela impacta diretamente a sociedade moderna e repercute de maneira significativa nos dias de hoje. 
"Dito isso, vocês poderiam dizer quais são as consequências e os benefícios dessa nova concepção da criança para educação e para sociedade moderna?
(Exemplos disso são: A sociedade moderna reconhece os direitos das crianças e busca garantir seu bem-estar, seu desenvolvimento e sua participação social. Um exemplo disso é a Convenção sobre os Direitos da Criança. um tratado internacional que estabelece os princípios básicos para a promoção e a defesa dos direitos humanos das crianças.
A diversificação das formas de educação infantil, que oferecem diferentes propostas pedagógicas, metodologias, ambientes e recursos para atender às necessidades e aos interesses das crianças. Um exemplo disso são as escolas alternativas, que buscam romper com os modelos tradicionais de ensino e propor novas formas de educar as crianças.
A sociedade moderna reconhece que as crianças com necessidades especiais têm direito à educação de qualidade e à convivência com seus pares. Um exemplo disso é a educação inclusiva, que propõe uma escola que acolhe, adapta e valoriza a diversidade dos alunos.)
Outro Fundamento dessa tendência é: Importância das emoções, afetividade e subjetividade
Pergunta: Como as emoções podem influenciar o aprendizado dos estudantes? Vocês têm alguma experiência pessoal que demonstra essa influência?
A importância das emoções e da afetividade é reconhecida como um fator essencial para o desenvolvimento saudável da criança. A subjetividade é respeitada, possibilitando que as crianças expressem livremente suas ideias, pensamentos e sentimentos, fortalecendo sua identidade e autoestima. 
Portanto, é importante que os professores saibam reconhecer e lidar com as emoções e necessidades emocionais dos estudantes, criando uma base sólida para o aprendizado significativo.
Por fim, queria fazer uma ressalva muito grande, pois merece seus devidos méritos. Um dos principais teóricos que tem que ser citado é psicólogo Henry Wallon, que dispensa apresentações, pois já estudamos sobre ele com a professora Élida, e como foi visto da matéria de psicologia, ele foi um dos pioneiros a defender a importância das emoções e da afetividade na educação infantil. Ele afirmava que as emoções são uma forma de comunicação e de expressão da criança, que revelam seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos. Ele também dizia que as emoções são fundamentais para o desenvolvimento da personalidade e da inteligência da criança, pois estimulam o seu interesse pelo mundo e pelas pessoas.
 Recapitulando um pouco do que já foi visto. Wallon propôs uma teoria do desenvolvimento em estágios, que descreve as características e as necessidades das crianças em cada fase de sua evolução. Em sua teoria, que defendia que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre os aspectos biológicos, sociais e afetivos, e que a educação deve considerar a criança completa. Apesar de não fazer parte diretamente, achei importante trazer ele na minha fala, pois a sua teoria serviu como base para essa tendência, contribuiu para uma visão mais humanista e integral da educação infantil, e a visão que ele traz da criança influenciou os autores citados pelo rodrigo (Maria montessori, Decroly e Froebel. que são os autores que vamos destrinchar ao longo da nossa apresentação
Agora que vocês já conhecem os princípios e valores que fundamentam a tendência pedagógica romântica, vamos ver como eles se aplicam na prática. A minha colega vai apresentar para vocês as características e as práticas pedagógicas dessa abordagem.

Continue navegando