Buscar

192

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As doenças transmitidas por alimentos e produtos de origem animal podem ser classificadas entre infecções alimentares e intoxicações alimentares. Acerca dessas doenças, assinale a alternativa CORRETA.
A 
As intoxicações caracterizam-se pela ingestão de toxinas formadas pela intensa proliferação do microrganismo no alimento. Embora as bactérias elaboradoras de toxinas também sejam usualmente ingeridas, a patogenicidade não se expressa por meio de uma etapa infecciosa in vivo. 
B 
Microrganismos toxigênicos colonizam e penetram os tecidos levando a um quadro clínico característico como Sighela spp, Salmonela spp, Yersinia enterocolitíca.
C 
As infecções caracterizam-se pela ingestão de células viáveis de microrganismos patogênicos que, no interior do indivíduo, colonizam órgãos ou tecidos com a reação dos mesmos à sua presença, mas sem desenvolvimento, ou multiplicação de toxinas elaboradas.
D 
Micorganismos invasivos provocam um quadro clínico decorrente da formação de toxinas liberadas quando o microrganismo se multiplica, esporula ou sofre lise como por exemplo, Escherichia coli, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus. 
E 
Dose de infecções alimentares são consideradas elevadas quando são superiores a 80 UFC (Unidades Formadoras de Colônia).

Outros materiais