Buscar

trb2 COMERCIO

Prévia do material em texto

5
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
SISTEMA DE ENSINO EAD - ADMINISTRAÇÃO
EMERSON DA SILVA ROCHA
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Duque de Caxias
2022
EMERSON DA SILVA ROCHA
ECONOMIA INTERNACINAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, para a disciplina de ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉCIO EXTERIOR.
RIO DE JANEIRO, 2022
SITUAÇÃO:
• O cenário econômico da economia brasileira em 2019 foi marcado pela intensa desvalorização da moeda nacional, esse fato influencia no posicionamento do Brasil no contexto do comércio internacional. 
 •Guilherme Ávila é um investidor que possui, além de investimentos diversificados, duas grandes empresas que atuam em segmentos distintos. 
 •A empresa “Sabores” comercializa alimentos à base de trigo. O seu público alvo é o mercado europeu, ou seja, a empresa configura-se como uma grande exportadora de alimentos. 
•A outra empresa de Guilherme encontra-se em um posicionamento oposto. A empresa “Pergamus” atua na confecção de vestuários, um dos insumos utilizados no processo produtivo é a seda, importada de países orientais. 
 •A desvalorização do Real perante o Dólar influenciará ambas as empresas de Guilherme, por esse motivo ele contratou um consultor para lhe assessorar no processo decisório e na construção de estratégias, para ambas as empresas.
 •Você será um consultor e terá
RIO DE JANEIRO, 2022
1. De que forma a desvalorização cambial irá impactar nos negócios de ambas as empresas? 
· Para a Empresa Sabores, que tem mercados potenciais no exterior, Guilherme terá a oportunidade de capitalizar esse crescimento de vendas. Porque quando há uma depreciação cambial, geralmente tem um efeito positivo na balança comercial de um país. Desta forma, os compradores internacionais terão maior poder de compra. Isso acontece porque os produtos internacionais são mais caros e os produtos produzidos no seu país acabam sendo mais baratos, o que cria concorrência no comércio exterior. Portanto, à medida que a taxa de câmbio se depreciar, a empresa Sabores será afetada positivamente.
· Por outro lado, quando o câmbio do país se desvalorizar, isso impactará negativamente a empresa Pergamus, que atua na confecção de vestuário, pois alguns dos insumos utilizados pela empresa são importados, então, à medida que o câmbio se desvaloriza, o os insumos serão mais caros, afetando a produção e os custos com alto impacto negativo.
RIO DE JANEIRO, 2022CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
· Taxa de câmbio 3,9451USD/BRL
· Inflação4,31% (12 meses) 
· PIB1,2% (Acima da média)
RIO DE JANEIRO, 2022
DÓLAR EM ALTA
· Matéria prima mais cara
· Menor valor do produto exterior
DÓLAR EM BAIXA
· Matéria prima mais barata
· Produto mais caro no exterior
· Produto mais barato no Brasil
RIO DE JANEIRO, 2022
2. Em virtude do cenário atual, quais estratégias deverão ser adotadas em ambas as empresas?
•Para manter as empresas sempre preparadas com relação à taxa de câmbio, será necessário organizar um bom fluxo de caixa e, também, ter um fundo de reservas. Uma boa estratégia também será ter uma reserva do caixa em Dólar, pois quando houver uma desvalorização do real, a empresa poderá usar moeda americana para comprar os insumos que necessita para produção dos itens. A empresa deverá estar atenta aos relatórios de resultado, e planeja-se em curto, médio e longo prazo. Essas são estratégias que poderão ser adotadas para ter a parte financeira do negócio bem administrada.
RIO DE JANEIRO, 2022
image1.png

Continue navegando