Buscar

trb3 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
SISTEMA DE ENSINO EAD - ADMINISTRAÇÃO
EMERSON DA SILVA ROCHA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Duque de Caxias
2021
EMERSON DA SILVA ROCHA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, para a disciplina de Estruturas e Processos Organizacionais.
Prof. Adriana Maria Balena 
Duque de Caxias
2021
Sumário
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA	1
POLO TIJUCA	1
Rio de Janeiro	2
Enunciado	4
Orientações	4
Resolução	4
Projeto de pesquisa	5
4 Referência									6
1 Enunciado 
VAMOS ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA? 
• Escolha um artigo científico publicado nos últimos 5 anos (2013 a 2017) em periódico avaliado pela CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) http://www.periodicos.capes.gov.br (Links para um site externo)Links para um site externo.
 • Entre na Plataforma SUCUPIRA Clique aqui para saber o Qualis da revista, (Links para um site externo)Links para um site externo pois o artigo científico terá que ter Qualis* A1, A2, B1 e B2, no quadriênio 2013-2016, na sua área ou o mais próxima. Se não tiver, volte a busca no portal da CAPES. 
• Baixe o arquivo modelo (que é uma etapa para auxiliá-lo na escrita de seu Projeto) e preencha as respostas na última coluna da tabela a partir do artigo científico escolhido e verificado (Ano e Qualis). Você pode iniciar as suas respostas utilizando uma das dicas apresentadas ao lado das perguntas, fazendo sua leitura e interpretação de forma roteirizada a partir da estrutura do arquivo modelo, isto é, objeto, hipótese, metodologia, objetivos, justificativa, referenciais teóricos.
 • Feito isso, você terá identificado todos os itens de uma pesquisa. A seguir, elabore um texto, de até 1 página, com a estrutura de um Projeto de pesquisa. O projeto deve versar sobre o mesmo tema abordado no artigo analisado e se apoiar nas informações trazidas pelo texto. Coloque o nome do artigo, o link da internet, o nome da revista e o Qualis encontrado. Dê um nome ao seu Projeto e logo abaixo, baseado no mesmo artigo, aproveitando as respostas construídas com os itens da estrutura acima, escreva seu projeto de acordo com as normas da ABNT, isto é, fonte: arial, tamanho da fonte: 12 e espaçamento entrelinhas de 1,5.- Lembre-se que o “Projeto” é uma proposta futura. 
• O modelo do Projeto, como consta em orientações gerais deverá ser orientado por nós tutores, a partir das normas da ABNT 6023: http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf e com as observâncias da Cartilha de plágio.
2° Orientações
 1º - Quanto aos referenciais teóricos, os artigos científicos têm um número bem substancial, logo, para dinamizar seu trabalho, verifique quais são os 05 teóricos que mais aparecem como referência para citá-los em seu trabalho.
 2º - Faça seu trabalho, salve na área de trabalho ou na sua pasta de arquivos pessoal pois o mesmo deverá ser ANEXADO como arquivo. (Veja abaixo orientações gerais para realização da atividade). 
3° Resolução
 
Objetivo
A pesquisa aqui apresentada tem como objeto a prática do just-in-time no setor agrícola em busca de uma produção competitiva e enxuta.
Hipótese
 Os elementos até aqui considerados permitem supor que das análises obtidas no campo agrícola indíces altos de atrasos de fornecedores na devolutiva de insumos em função de tarefas excedentes à produção final.
Metodologia 
Para verificar essa hipótese optou-se por inserir-se ao meio de produção de forma qualitativa e de ordem descritiva analisando todos os campos da produção, desde o recebimentos de matérias-primas até a venda ao consumidor final. Por meio de um mapeamento de fluxo identificou-se os equivocos produtivos na cadeia de produção, quais os reflexos impactavam ao cliente.
Objetivos
 A investigação assim conduzida tinha por objetivo reduzir o tempo gasto de forma desnecessária na produção, bem como reduzir os impactos de recebimentos de insumos através da prático do just-in-time, visando uma produção enxuta.
Justificativa 
Tal esforço se justifica pela importância do tema, visto que diversas empresas do ramo agrícola, embora possuam maquinários modernos em razão das especificidades das atividades, pecam na gestão e aplicação do uso dos equipamentos, assim como na obtenção e determinação de prazo quanto a necessidade dos insumos. O esforço visa reduzir o desperdício e melhorar as técnica aplicadas.
Referenciais teóricos
 Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estuda na área de Engenharia de Produção, onde a gestão, redução de custos e desperdícios norteiam os autores Delvio Venanzi, Haroldo Lhou Hasegawa, Jussara Nepomuceno Lima, Ana Paula Barth Bartz, Andreas Dittmar Weise e Janis Elisa Ruppenthal.
3.1 Projeto de pesquisa
 Manufatura enxuta e os benefícios às indústrias agrícolas O estudo abordará a necessidade de implementação nos setores produtivos e logísticos das indústrias agrícolas, visando obtenção de meios de minimizar desperdícios de insumos e garantir os prazos aos fornecedores.
A pesquisa visará reconhecer a importância da inserção do setor gerencial para maior engajamento e desenvolvimento dos projetos de redução de desperdícios e cumprimento dos prazos.
Tal esforço dar-se-á face aos exemplos identificados e classificados como defasadores no setor agrícola comparado a outros meios de produção, onde a prática de manufatura enxuta apresenta resultados e garante inovação. Desta forma, o presente projeto de pesquisa objetivará o desenvolvimento e modernização do setor agrícola, principalmente acerca dos pequenos produtores.
Por fim, cabe destacar que a temática abordará conteúdo estudado extensivamente na área produtiva por autores como Delvio Venanzi, Haroldo Lhou Hasegawa, Jussara Nepomuceno Lima, Ana Paula Barth Bartz, Andreas Dittmar Weise e Janis Elisa Ruppenthal.
4° Referência
BARTZ, Ana Paula Barth; WEISE, Andreas Dittmar; RUPPENTHAL, Janis Elisa. Aplicação da manufatura enxuta em uma indústria de equipamentos agrícolas. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería. vol.21 no.1 Arica abr. 2013. Qualis B2. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718- 33052013000100013&lang=pt
 Artigo disponível em 
SCIELO:https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718- 33052013000100013&lang=pt 
ISSN 0718-3305
image1.png

Continue navegando