Buscar

Considerando as metodologias ativas de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta, agora é a sua vez de seguir o material disponível na pasta de material da disciplina e elaborar seu própri

Prévia do material em texto

MAPA – PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51/2024
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
Olá, aluno(a)!
Para a atividade MAPA da disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa a proposta é a elaboração de um Projeto de Ensino que considere aspectos relevantes no trabalho com a língua portuguesa. Mas, você sabe em que consiste um projeto de ensino?
 É fundamental que, ao pensar um projeto, o docente tenha em mente quais são as habilidades e competências que se busca ao pensar um ensino baseado em projetos e que requer conhecimento dentro do cenário educacional atual como:
Aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL).Um projeto de ensino, como o próprio nome já diz, é um proposta de atividade onde o proponente elabora um roteiro de trabalho com vistas a trabalhar conteúdos com foco na formação do seu aluno.
Disponível em: https://metodoativas.blogspot.com/
Considerando as metodologias ativas de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta, agora é a sua vez de seguir o material disponível na pasta de material da disciplina e elaborar seu próprio projeto de ensino (utilizar o formulário padrão). Utilize a BNCC - Base Nacional Comum Curricular para elencar os principais aspectos na formação do leitor na educação infantil.
Elabore um projeto de ensino cuja proposta seja o trabalho com a literatura e a formação do leitor. Considere todo o conteúdo trabalhado na disciplina como forma de ampliar sua pesquisa e fundamentar seu trabalho. Seja criativo(a), pesquise sobre varais literários, maleta viajante, feirinha do livro, aluno/autor, enfim....são inúmeras as possibilidades de se trabalhar de forma prática e colocando toda a teoria aprendida em ação.
Para tanto, se coloque na posição de um regente de sala, que terá que trabalhar determinado conteúdo dentro de um período letivo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Traga ilustração, faça proposta de atividades de Língua Portuguesa ou outra disciplina considerando a importância de uma prática pedagógica que considera a língua, a leitura, a escrita, os gêneros textuais e a formação humana e social dos nossos alunos.
Mas, o que compõem um Projeto de Ensino? Vamos lá!! No seu projeto de ensino você irá apresentar os seguintes itens:
1.Título/tema;
2. Recurso (tipo do texto que utilizará: história narrativa, notícia, jornal, poesia, imagem...);
3. Turma/série que aplicará o projeto;
4. Palavras-chave (pelo menos 3 palavras);
5. Justificativa (neste item você deve descrever a importância, relevância deste projeto);
6. Um objetivo geral;
7. Três objetivos específicos: ressalto que os objetivos devem ser iniciados por um verbo no infiniti;
8. Metodologia: a metodologia em um projeto de ensino é a parte onde o proponente (você, acadêmico de PED), irá descrever tudo o que será feito, como será feito e desenvolvido o projeto. Para tanto, descreva a forma como você irá aplicar o que foi proposto nos objetivos gerais e específicos. Apresentar as atividades prescritas, ou seja, as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos no projeto. É a descrição do passo a passo de como será desenvolvido o seu projeto;
9. Cronograma - Opcional;
10. Referências - (pelo menos duas referências de acordo com as normas ABNT).
Bom trabalho.
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando