Buscar

Esfera Publica - Ética

Prévia do material em texto

O que deve ser contado como pertencendo à Esfera Pública?
A esfera pública é um espaço de debate público, onde os assuntos de interesse geral podem ser discutidos a fim de formar opiniões.
De acordo com Habermas, a esfera pública não é um conceito puro, absoluto, mas sim caracterizado historicamente.
Desta forma, podemos dizer que a esfera pública envolve a reunião de indivíduos igualitariamente em propriedades públicas ou privadas, inclusive as apropriações de meios virtuais, para o estabelecimento da comunicação pública. Também estão inclusas as ações de debates públicos (políticos, filosóficos, científicos e artísticos) e é essencial para a efetiva participação democrática e para o processo democrático.
Porém, com o constante crescimento tecnológico e das mídias de massa, a “opinião pública” não mais é formada apenas por discussões abertas e racionais, mas também por meio da manipulação e do controle – por exemplo, na publicidade. 
Com isso, precisamos sempre manter o controle do que consumimos online, para que não sejamos influenciados por opiniões “comercializadas”, permitindo que possamos sempre contribuir com nossa individualidade e ponto de vista pessoal dentro da esfera pública
https://editoraunesp.com.br/blog/confira-o-conceito-de-esfera-publica-de-acordo-com-giddens-e-sutton-
https://www.scielo.br/j/tinf/a/55V8ZbVsCHtdP6CCRrXgbWB/?lang=pt
https://pt.slideshare.net/VictorMinghini/m1d3-aula-4 
muitos autores tratam como sinônimo “esfera pública e “espaço público.
Esta esfera envolve a reunião de indivíduos igualitariamente em um fórum para o debate público. Sendo assim, é essencial para a efetiva participação democrática e deve ser protegida.
Toda a vida em público, em propriedas públicas ou privadas, inclusive as apropriações de meios virtuais, para o estabelecimento da comunicação pública
Seja no espaço real ou virtual

Continue navegando