Buscar

2024 -PORTARIA N 5770 DIRETRIZES SAVEAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Edição Eletrônica Certificada Digitalmente conforme LEI N° 7.397/2012
Diário Oficial Estado de Alagoas
36	Maceio - quarta-feira
27 de março de 2024
PORTARIA/SEDUC Nº 5.770/2024
Estabelece as Diretrizes para a Realização do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - SAVEAL, no ano de 2024, nas Escolas das Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino, e dá providências correlatas.
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas
atribuições, prerrogativas legais e tendo em vista o que estabelece a Constituição do Estado de Alagoas art. 114, pela Lei Delegada nº 52/2023 de 10 de fevereiro de 2023, e o que consta no Processo Administrativo Eletrônico E:01800.0000007722/2024;
CONSIDERANDO o disposto no art. 211 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO o art. 10 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO o art. 2º, da Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional da Educação;
CONSIDERANDO o Decreto Federal Nº 11.556, DE 12 DE JUNHO DE
2023, que Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada;
CONSIDERANDO o art. 2º e na Meta 5, da Lei Estadual nº 7.795, de 22 de janeiro de 2016, que aprova o Plano Estadual de Educação de Alagoas;
CONSIDERANDO o art. 8º, da Lei Estadual nº 8.048, de 23 de novembro de 2018, que instituiu o Programa Escola 10;
CONSIDERANDO a Lei Estadual nº 8.744 de 25 de agosto de 2022, que altera o repasse de 1/4 do ICMS para 15% e o Decreto Estadual Nº 91.401, de 30 de maio de 2023, que regulamenta o Índice Municipal de Qualidade Educacional - IQEAL;
CONSIDERANDO a Lei Estadual nº 8.768, de 09 de dezembro de 2022, que instituiu o Programa Escola 10 - Criança Alfabetizada, e dá outras providências;
CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 85.549, de 11 de novembro de 2022, que dispõe sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas
- SAVEAL;
CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 23.892, de 12 de dezembro de 2012, que regulamenta, no âmbito da educação, o regime de colaboração entre o Estado de Alagoas e os municípios alagoanos, e dá outras providências.
RESOLVE:
Art. 1º Ficam estabelecidas as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - SAVEAL, para o ano de 2024.
.
§ 1º A Secretaria de Estado da Educação realizará o SAVEAL em regime de colaboração com os Municípios alagoanos, em atenção ao disposto no Decreto Estadual nº 23.892, de 12 de dezembro de 2012, que regulamenta, no âmbito da educação, o regime de colaboração entre o Estado de Alagoas e os municípios alagoanos, e dá outras providências.
Art. 2º O SAVEAL é um sistema de avaliação externa em larga escala que tem por objetivos, no âmbito da Educação Básica, produzir indicadores educacionais, avaliar a qualidade da educação, subsidiar, monitorar e aprimorar as políticas públicas para a educação.
Art. 3º O SAVEAL é responsável pela avaliação externa em larga escala da Educação Básica do Estado, sendo realizado periodicamente, pela Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, e se efetiva por meio da aplicação de testes cognitivos em todas as Escolas das Redes Públicas Estadual e Municipal, obedecidas as seguintes regras:
I - devem ser aplicados testes de proficiência em Língua Portuguesa a todos os estudantes dos 2º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio;
II - devem ser aplicados testes de proficiência em Matemática a todos os estudantes dos 2º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio;
III - as escalas de proficiência utilizadas pelo SAVEAL devem permitir a comparabilidade com as das avaliações externas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP;
IV - as Matrizes de Referência utilizadas pelo SAVEAL devem permitir a comparabilidade com as das avaliações externas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP;
V - a avaliação referente ao ano de 2024 do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - SAVEAL, instituído pelo Decreto estadual nº 85.549, de 11 de novembro de 2022, ocorrerá no período de 04 a 14 de
novembro de 2024.
Art. 4º Os instrumentos supracitados no art. 3º serão produzidos pela instituição contratada, a partir das diretrizes estabelecidas pela SEDUC, conforme contrato firmado.
Art. 5º O planejamento e a coordenação geral da logística das operações de campo da avaliação serão de responsabilidade da instituição contratada, sob a supervisão geral da Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - GEAVA, Superintendência do Sistema Estadual de Ensino e Cooperação com os Municípios - SUSECOM, Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios - SEDECOM/SEDUC.
Art. 6º Considera-se população alvo do SAVEAL 2024 todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais regulares que possuam estudantes matriculados no 2º ano, 5º ano e no 8º ano do Ensino Fundamental e na 2ª série do Ensino Médio (convencional, integral e integrado).
Parágrafo único. Não serão consideradas População de Referência as unidades escolares que possuam menos de 10 (dez) estudantes matriculados na etapa avaliada.
Art. 7º Não serão consideradas População de Referência do SAVEAL 2024:
I - as unidades escolares que possuam menos de 10 (dez) estudantes matriculados na etapa avaliada;
II - as turmas multisseriadas;
III - as turmas de correção de fluxo;
IV - as turmas ou escolas de Educação de Jovens e Adultos;
V - as classes, as escolas e/ou os serviços especializados de Educação Especial não integrantes do ensino regular;
VI - as escolas exclusivamente de Educação Profissional que não ofertam cursos técnicos na forma integrada.
Art. 8º Os estudantes com baixa visão, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação poderão participar do SAVEAL, desde que estejam devidamente informados no período da composição da Base Institucional do SAVEAL 2024 e que componham a população referência do SAVEAL, conforme determina esta Portaria.
Parágrafo único. Os profissionais que rotineiramente acompanham os estudantes da educação especial, que fazem parte da população alvo, poderão estar presentes durante a aplicação dos instrumentos sempre que a escola considerar necessário, desde que seja informado no agendamento da aplicação e que o Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade seja devidamente assinado.
Art. 9º. A aplicação dos testes cognitivos será realizada de forma censitária, no modo presencial, em formato impresso.
27 de março de 2024	37
Maceio - quarta-feira
Diário Oficial Estado de Alagoas
Edição Eletrônica Certificada Digitalmente conforme LEI N° 7.397/2012
Parágrafo único. Em face de circunstâncias que venham a impossibilitar a aplicação dos instrumentos avaliativos, a exemplo de fenômenos naturais, da falta de energia elétrica, da falta coletiva dos alunos ou em função de situações extremas (casos fortuitos/casos de força maior) que obriguem a suspensão de aplicação ainda não iniciada, a respectiva Coordenação Regional de Logística da Aplicação agendará uma nova data para a aplicação nas escolas ou turmas afetadas, desde que estejam dentro do período de aplicação , disposto no Art. 03, Inciso V.
Art. 10. Compete à Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - GEAVA/SUSECOM/SEDECOM/SEDUC - gerir, orientar, supervisionar e monitorar todas as atividades relativas à elaboração, produção, distribuição, aplicação, recolhimento e devolução dos instrumentos avaliativos do SAVEAL 2024 à Instituição aplicadora, bem como acompanhar o tratamento de dados e a divulgação dos resultados.
§ 1º Para a execução das suas atribuições, a GEAVA/SUSECOM/ SEDECOM/SEDUC contará com o apoio institucional das 13 (treze) Gerências Regionais de Educação , das 102 (centoe duas) Secretarias Municipais de Educação, por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, considerando o disposto no Termo de Adesão do Programa Escola 10.
§ 2º Compete a todos os setores e aos órgãos referidos no parágrafo anterior a colaboração com a GEAVA/SUSECOM/SEDECOM/SEDUC na promoção e no desenvolvimento das atividades relativas à mobilização, à participação, à apropriação e à disseminação dos resultados do SAVEAL 2024.
Art. 11. Compete ao diretor escolar promover a participação de todos os estudantes que compõem a população alvo, nas avaliações do SAVEAL.
Art. 12. A produção de indicadores educacionais com base nos resultados da avaliação do SAVEAL 2024 seguirá características de avaliação externa em larga escala, com critérios próprios definidos por meio de técnicas estatísticas, com posterior divulgação para as Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino.
Art. 13. O SAVEAL 2024 deve estabelecer um conjunto de indicadores fundamentais, aplicáveis por meio de uma metodologia capaz de produzir informações sobre os níveis de proficiência e resultados de rendimento escolar, obtidos pelos alunos das Redes Públicas Estadual e Municipais.
Art. 14. Por etapa avaliada, serão divulgados os resultados das unidades escolares, mencionadas no art. 6º, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:
1.- registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;
1.- alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola na versão preliminar do Censo da Educação Básica 2024.
Art. 15. Por etapa avaliada, serão divulgados os resultados dos Municípios que contenham as escolas mencionadas no art. 6º, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:
1.- registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;
1.- alcançar taxa de participação de, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pelas escolas na versão preliminar do Censo da Educação Básica 2024;
Parágrafo único. Os resultados da Avaliação serão disponibilizados para consulta das Redes Públicas Estadual e Municipais, por meio da Plataforma de Devolutivas do SAVEAL (https://avaliacaoemonitoramentoalagoas. caeddigital.net/#!/pagina-inicial), cabendo à SEDUC, através da GEAVA/ SUSECOM/SEDECOM, organizar as ações de divulgação dos dados.
Art. 16. Os resultados das avaliações do SAVEAL devem ser utilizados:
1.- no planejamento dos planos de ação dos setores da SEDUC e das Regionais de Educação;
2.- no planejamento das intervenções pedagógicas da Unidade Escolar;
3.- na política de formação continuada de diretores, coordenadores, professores e técnicos das Secretarias Estadual e Municipais de Educação; 4.- para o cálculo do Índice de Desempenho Educacional de Alagoas -
IDEAL;
5.- para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade da Educação em Alagoas - IQEAL, , conforme disposto na Lei Estadual nº 8.744 de 25 de agosto de 2022, que altera o repasse de 1/4 do ICMS para 15% e o Decreto Estadual Nº 91.401, de 30 de maio de 2023, que regulamenta o Índice Municipal de Qualidade Educacional - IQEAL;
6.- para fins de apuração da pactuação de Metas, do Programa Criança Alfabetizada, conforme a Lei Estadual n° 8.768, de 09 de novembro de 2022;
7.- em programas e políticas públicas voltados para a melhoria da Educação Básica, envolvendo as Redes Públicas Estadual e Municipais, fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e os Municípios Alagoanos.
Parágrafo único. A instituição contratada para promover o SAVEAL 2024 pode fornecer os resultados da avaliação também em formato compatível com o cálculo do IDEAL e do IQEAL, nas escalas previstas para cada um dos referidos índices, obedecida a legislação pertinente e o contrato a ser firmado entre as partes.
Art. 17. As despesas necessárias para a implementação e realização das avaliações do SAVEAL devem correr por conta das dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC.
Art. 18. Os casos omissos que requeiram resolução específica serão resolvidos pela SEDUC, por meio da Gerência Especial de Gestão do Sistema Estadual de Avaliação Educacional - GEAVA/SUSECOM/ SEDECOM/SEDUC - mediante a deliberação da Secretária de Estado da Educação.
Art. 19. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando- se as disposições em contrário.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, em Maceió (AL), 25 de
março de 2024.
ROSEANE FERREIRA VASCONCELOS
Secretária de Estado da Educação
Protocolo 837805
DECLARAÇÃO Nº Processo:E: 01800.0000036647 2023
Interessado: ANDRADE E LUCENA Assunto: Pagamento.
DECLARAÇÃO
RECONHEÇO a dívida em tela e DECLARO, com base no despacho SEDUC SUFIC (2112117), que existe disponibilidade financeira para integral cumprimento da despesa em tela, e seu impacto na execução orçamentária e financeira não impedirá ou prejudicará o funcionamento das atividades deste órgão até o final do exercício, bem como informo que a despesa tem caráter eventual.
Gbinete/SEDUC, 25 de Março de 2024 Maria Gevan Gomes Tenório Amorim
SECRETARIA EXECUTIVA DE GESTÃO INTERNA
Protocolo 837878
PORTARIA/SEDUC Nº 5.747/2024
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas
atribuições legais e tendo em vista o que consta no Processo - SEDUC SEI nº 01800-0000043942/2023.
RESOLVE:
1. Designar as servidoras Nair Silva Lira Batista, Professora, Matrícula nº 78.474-5; Maria do Socorro de Lima Melo, Professora, Matrícula nº 32.220-2 e Maria Telma Lúcia da Silva Santos, Professora, Matrícula nº 80.358-8, para, sob a presidência da primeira, comporem a COMISSÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, a fim de apurar a responsabilidade do servidor público inscrito nas matrículas nºs 19635-5 e 1171-1, tratada nos autos, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da
image1.emf
 
ESTADO DE ALAGOAS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAGOGI 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Continue navegando