Buscar

10

Prévia do material em texto

A Secretaria de Educação de determinado município enfrenta um dilema orçamentário. O governo local decidiu realocar o financiamento destinado à educação infantil para o ensino médio da rede municipal. O argumento é que o ensino médio precisa de uma melhoria estrutural significativa para atender às demandas crescentes dos estudantes, enquanto a educação infantil, embora fundamental, poderia temporariamente sofrer um corte no financiamento. Aplicando princípios e diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 – LDB) para resolver esse impasse, qual a abordagem mais apropriada para resolver o dilema enfrentado pela Secretaria de Educação do município quanto à realocação dos recursos da educação infantil para o ensino médio?
A 
Implementar imediatamente, por meio de decreto, a realocação dos recursos da educação infantil para o ensino médio, garantindo uma redistribuição equitativa e proporcional, visto que o ensino médio necessita urgentemente de melhorias estruturais para atender aos estudantes de forma satisfatória.
B 
Realizar uma consulta pública ampla e transparente, envolvendo a comunidade, pais, professores e demais partes interessadas, a fim de discutir e deliberar democraticamente sobre a realocação dos recursos, considerando que os impactos na educação infantil poderão ser dirimidos ao longo do ensino fundamental.
C 
Manter o financiamento atual da educação infantil e buscar outras fontes de financiamento, como parcerias público-privadas ou convênios governamentais, já que ao município é permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de seu sistema de ensino.
D 
Priorizar o financiamento do ensino médio, uma vez que é uma etapa crucial para a formação dos estudantes e que está enfrentando desafios estruturais significativos, atendendo às prerrogativas legais para o município, que deve assegurar o ensino infantil e o fundamental, oferecendo, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

Continue navegando