Buscar

Cursinho Online - Microsoft Excel 2007 Completo

Prévia do material em texto

Microsoft’
 Office Excel 2007 Básico
		
Módulo 01 – Introdução
Apresentação
O Excel 2007 é um programa para elaboração de planilha eletrônica, constituindo poderosa ferramenta de auxílio à execução de trabalhos que envolvem cálculos matemáticos. Com esse aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos, utilizando recursos como fórmulas, atualização automática de resultados, gráficos elaborados em 3D e classificação por valores preestabelecidos entre muitos outros.
	Depois de experimentar o Excel 2007, você nunca mais vai querer usar uma calculadora.
	Nesta versão, o Excel surge com uma nova interface, em que os tradicionais menus de opções desaparecem e dão lugar a uma Faixa de Opções com diversas guias, onde podemos encontrar, mais facilmente, os comandos necessários para executar as tarefas que nos propomos realizar. 
	
Organizando-se usando o Excel 2007
	Nossa, quantas contas!!
	Será que já ultrapassei o orçamento deste mês?
	Como faço para organizar tudo isso?
	
	Mãe, fique calma!
	Eu tenho a solução!
	Você pode utilizar o Excel 2007 do Pacote Office.
	Com ele você consegue organizar suas contas e controlar o orçamento da casa.
	Humm... Organização?
	Controlar meu orçamento?
	Isso muito me interessa.
	Mas... utilizar o Excel 2007 não é muito complicado?
	Não! É muito simples.
	Mamãe, venha comigo que lhe mostrarei algumas técnicas no Excel 2007.
Acessando o Excel 2007
	Há várias formas de acessar o Excel. A mais utilizada é clicar no botão Iniciar, todos os programas, Microsoft Office, Microsoft Office Excel 2007.
Microsoft’ Windows XP
Windows Vista e Windows 7
Atividade
Agora é hora de praticar!
	Utilizando o caminho mostrando,, encontre e abra o Microsoft Office Excel 2007 no seu microcomputador. Depois, volte para o curso e clique em Avançar.
Fácil, não é?! Então vamos lá!
Área de trabalho do Excel 2007
	Logo que abrimos o Excel, um documento é criado automaticamente com o nome de Pasta1, e é visualizada uma janela, como é demonstrada abaixo.
	Arraste a mira para melhor visualizar o documento e passe o mouse sobre cada área para saber suas funcionalidades.
Olhe só!
	Controles para Minimizar (aparece na barra de tarefas), Maximizar (fica do tamanho da tela), Restaurar (pode ser redimensionada conforme a necessidade) e Fechar (fecha a janela). Você poderá utilizá-los para o Excel ou para cada pasta aberta.
Você sabia?
	Mostra o título do programa e o nome da pasta de trabalho que está aberta.
Barra de Ferramentas
	A Barra de Ferramenta é o local onde estão todas as funções para o seu documento, separadas por Guias (Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão, Exibição e Suplementos). Dentro de cada Guia as funções ficam separadas por Categorias. Por exemplo, na Guia ‘Início’ estão as Categorias ‘Áreas de Transferência’, ‘Fonte’ e outras.
	Não se preocupe, cada uma das Guias será melhor explicadas mais pra frente!
Caixa de Nomes e Barra de Fórmulas
	Na Caixa de Nomes aparecem as células (linhas e colunas) selecionadas. Na Barra de Fórmulas são inseridas equações que executam cálculos sobre valores na planilha. Podem conter funções, referências, operadores e constantes.
Entendendo melhor o menu do Excel 2007
	Clicando sobre o Botão Office, no canto superior esquerdo da janela do Excel, aparecerão funções como Salvar, Imprimir e Fechar entre outras, que são as principais ações desse aplicativo.
Novo
	Essa opção abre uma janela como a ilustrada abaixo. Nela, você pode escolher um modelo (layout) para o novo documento. O modelo padrão é Documento em branco.
Você sabia?
	Podemos usar alguns modelos de planilha que podem ser feitos com o auxílio do Excel. Para acessá-los, clique no Botão Office e, em seguida, no botão Novo. Após selecionar o modelo desejado, basta clicar em Baixar.
Abrir
	Ao clicar no botão abrir, aparecerá uma janela em que você deve procurar o arquivo que deseja abrir. Ao localizar o arquivo desejado, clique sobre ele e em Abrir.
Salvar
	Para salvar (gravar) uma pasta de trabalho, clique no Botão Office e, em seguida, em Salvar. Vale lembrar que o documento é salvo com as alterações feitas até o momento da ação de salvar, isto é, tudo o que você fizer depois dela não estará salvo, enquanto não clicar novamente em Salvar.
	Quando você fechar e abrir o arquivo novamente, ele estará da forma como estava quando foi salvo pela última vez. O arquivo terá a extensão	.xlsx, que é inserida automaticamente pelo Excel 2007.
	É importantíssimo o hábito de manter o documento salvo. Entretanto, caso você se esqueça disso e, por algum problema, o computador se desligue inesperadamente ou trave, ainda há o recurso da Recuperação automática de arquivos.
Salvar Como
	Se houver necessidade de salvar o arquivo com outro nome ou em outro local, clique no Botão Office e, em seguida, em Salvar como. Em seguida, digite o nome desejado e/ou selecione o local desejado (HD, CD, Pendrive etc.) e clique em Salvar.
Imprimir
	Para imprimir o arquivo aberto, é necessário ter alguma impressora conectada ao computador ou a uma rede local. Clique no Botão Office e posicione o mouse no botão Imprimir: aparecerão três opções.
Imprimir – abre uma janela com configurações que permitem selecionar a impressora, páginas a serem impressas, número de cópias etc.
Impressão Rápida – Imprime diretamente, sem nenhuma configuração.
Visualização de Impressão – Possibilita conferir como ficará impresso seu documento. Para voltar à visualização layout de impressão, clique no botão Fechar Visualização de Impressão.
Fechar
	Existem várias formas de encerrar o Excel. Uma delas é clicar no Botão Office e na opção Fechar.
	Caso haja alguma alteração em seu documento que não tenha sido salva, aparecerá a seguinte mensagem:
Deseja salvar as alterações feitas a ‘Pasta1’?
Sim	Não	Cancelar
Olhe só!
	A forma mais rápida de encerrar Excel é clicar no controle Fechar, em sua janela.
Visualização de impressão
	Antes de imprimir qualquer documento, é interessante ter uma visão de como ele ficará impresso. Além de permitir isso, a opção Visualização de impressão possibilita a execução de vários ajustes. Observe os comandos desta guia e os grupos que a compõem, sendo eles: Imprimir, Zoom e Visualizar.
	No grupo Imprimir, temos o botão Imprimir. Temos também o botão Configurar Página, que abre uma caixa de diálogo com várias guias.
	A primeira refere-se a configurações de páginas.
	A segunda guia permite alterar a configuração das margens.
	As guias Cabeçalho/rodapé e Planilha serão estudadas no curso de Excel Intermediário.
	No grupo Zoom, temos o botão Zoom, que tem a função de ampliar ou reduzir a visualização da planilha.
	No grupo Visualizar, temos as seguintes opções, passe o mouse sobre os destaques para aprender um pouco mais sobre eles.
	Clique sobre os destaques para aprender mais sobre as opções do grupo Visualizar.
Obtendo ajuda
	Se precisar de ajuda, é só clicar no botão Ajuda ?, localizando no canto superior direito da janela do Excel, ou pressionar a tecla F1. Abrir-se-á, então, uma janela:
Voltar e Avançar
	São usados para voltar ou avançar para outra pesquisa feita anteriormente.
Parar
	É usado para “parar” uma pesquisa antes que ela seja completamente apresentada.
Atualizar
	Atualiza a pesquisa mostrando novos resultados caso existam.
Página inicial / Residência
	Volta para a página inicial da janela de Ajuda (a primeira tela que é mostrada quando a janela de Ajuda é aberta).
Imprimir
	Imprime o conteúdo atual da área de pesquisas da janela de Ajuda.
Alterar tamanho da fonte
	Serve para alterar o tamanho das fontes da janela de Ajuda.
	Os tamanho pré-definidos são:
	- Máximo
	- Maior
	- Médio
	- Menor
	- Mínimo
	Obs: O tamanho padrão é o Médio.
Mostrar Sumário / Ocultar Sumário
	Ao clicar nesse botão aparecerá uma extensão da janela de Ajuda com um Sumário (ou Índice) com os tópicos de Ajuda.
	Para fechar essa extensão da janela basta clicar novamente neste botão.
Manter Visível / Nem Sempre Visível
	Quando a janela está como “Manter Visível” (por padrão ela sempre inicia dessa forma)ela sempre aparecerá por cima da planilha que você estiver usando e se esconderá apenas se você alternar a janela para outra janela.
	Ao clicar nesse botão a janela de Ajuda ficará como “Nem sempre visível”, portanto, ela será apenas mais uma janela aberta na barra de tarefas do Windows e não estará presa à pasta de trabalho em uso.
Pesquisar
	Digite o objeto ou assunto a ser pesquisado nesse campo e depois clique no botão à direita do campo de texto para efetuar a pesquisa.
Conteúdo Pesquisado
	Esta é a área é mostrado o conteúdo da janela Ajuda. Tudo o que você pesquisar deve aparecer nesse campo.
Conectar e Desconectar
	Esse botão mostra o status de sua conexão:
	“Conectado ao Office Online” – quando o conteúdo mostrado está sendo pesquisado no site da Microsoft, ou seja, você está conectado á internet.
	“Offline” – quando o conteúdo está sendo mostrado a partir do seu computador, sem precisar da internet. Para alterar o status basta clicar sobre ele e escolher uma dessas opções.
Você sabia?
	Quando você abrir a janela de Ajuda, o Excel tentará conectar-se automaticamente ao Office Online. Isso acontece, pois o conteúdo online é mais completo e atualizado. Contudo, Offline, instalado junto com o Office sem a necessidade de estar conectado à Internet, basta clicar no botão Conectado ao Office Online e na opção Mostrar conteúdo apenas deste computador.
Barra de ferramenta de acesso rápido
	Do lado direito do Botão Office, você poderá personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, clicando na Caixa de listagem (lista de opções disponíveis). Para ativar ou desativar um comando, basta clicar sobre ele.
	Adicionando
	Botão à barra de ferramentas de acesso rápido.
	Removendo
	Botão da barra de ferramentas de acesso rápido.
Faixa de Opções
	A Faixa de Opções mostra os comandos mais utilizados agrupados por temas, para que você não precise procurá-los em vários menus, facilitando o trabalho.
	Há três componentes básicos na faixa de opções. É bom saber como cada um se chama para compreender como utilizá-lo.
1 Guias – Há sete guias básicas na parte superior. Cada uma representa uma área de atividade e apresenta os comandos reunidos por grupos. Por exemplo, a guia Início contém todos os comandos que você utiliza com mais frequência. E os botões Recortar, Copiar e Colar estão no grupo Área de transferência.
2 Grupos – Cada guia tem vários grupos, que mostram os itens relacionados em conjunto.
3 Comandos – Um comando é um botão, uma caixa para inserir informações ou um menu.
Guia Início
	Use o controle abaixo para conhecer melhor a guia Início. Note que os botões ficam separados nos grupos em que mais se encaixam. Os seus grupos são: “Área de transferência”, “Fonte”, “Alinhamento”, “Estilo”, “Células” e “Edição”. Clique sobre os botões de cada uma delas para ver a explicação.
Colar
	Cola no ponto desejado o exto ou objeto copiado ou recortado.
ATALHO: ‘CTRL + V’.
Recortar
	Recorta (tira do documento) a parte do texto ou objeto selecionada para ser colado em outro local.
ATALHO: ‘CTRL +X’.
Copiar
	Copia a parte do texto ou objeto selecionada para ser colocado em outro local.
ATALHO: ‘CTRL + C’.
Pincel
Copia as propriedades / formatação do texto selecionada para serem aplicadas em outro texto sem formatação.
ATALHO: ‘CTRL + SHIFT+C’.
Fonte	
	Clique neste controle para escrever o nome da Fonte (‘Fonte’ basicamente significa ‘estilo do texto’) que você deseja. As fontes mais usadas são: Verdana, Arial ou Times New Roman.
Tamanho da Fonte
	Clique neste controle para escrever o tamanho de Fonte que você deseja.
Fonte Maior
	Aumenta o tamanho da fonte (texto) na parte do texto selecionada.
ATALHO: ‘CTRL + >’.
Fonte Menor
	Diminui o tamanho da fonte (texto) na parte do texto selecionada.
ATALHO: ‘CTRL +
Negrito
	Deixa a parte do texto selecionada como ‘Negrito’.
ATALHO: ‘CTRL + N’.
Itálico
	Deixa a parte do texto selecionada como ‘Itálico’.
ATALHO: ‘CTRL _ I’.
Sublinhado 
	Deixa a parte do texto selecionada ‘Sublinhada’.
ATALHO: ‘CTRL + S’.
Bordas
	Insere diversos tipos de linhas de borda em tabelas ou no seu documento. Para tirar as linhas é só escolher a opção ‘Sem Borda’ clicando na setinha ao lado deste botão.
Cor de preenchimento
	Colore o plano de fundo das células selecionadas.
Cor da Fonte
	Mostra as opções de cores para a fonte e aplica ao texto selecionado.
Alinhar em cima
	Alinha o texto à parte superior da célula.
Alinhar no meio
	Alinha o texto de modo que fique centralizado entre a parte superior e a parte superior e a parte inferior da célula.
Alinhar em baixo
	Alinha o texto à parte inferior da célula.
Orientação
	Gira o texto em um ângulo diagonal ou em uma orientação vertical. Este recurso é geralmente usado para rotular colunas estreitas. Clique novamente na orientação de texto selecionada no momento para restaurar a orientação normal.
Alinhar Texto à Esquerda
	Deixa a parte do texto selecionada alinhada à Margem Esquerda do documento.
ATALHO: ‘CTRL + Q’.
Alinhar Texto ao Centro
	Deixa a parte do texto selecionada alinhada ao Centro do documento.
ATALHO: ‘CTRL + E’.
Alinhar Texto à Direita
	Deixa a parte do texto selecionada alinhada à Margem Direita do documento.
Diminuir Recuo
	Diminui a margem (recuo) do parágrafo.
Aumentar Recuo
	Aumenta a margem (recuo) do parágrafo.
Quebra de Texto Automaticamente
	Torna todo o conteúdo visível em uma célula, exibindo-o em várias linhas.
Mesclar e Centralizar
	Associa as células selecionadas a uma célula maior e centraliza o conteúdo na nova célula. Este recurso geralmente é usado para criar rótulos que ocupam várias colunas.
Formato de Número
	Escolha como os valores de uma célula serão exibidos: Como percentual, moeda, data ou hora etc.
Formato de número de Contabilização
	Escolha um formato alternativo de unidade monetária para a célula selecionada. Por exemplo, escolha euros em vez dólares. 
Estilo de Porcentagem
	Exibe o valor da célula como percentual.
ATALHO: ‘CTRL + Shift + %’.
Separador de Milhares
	Exibe o valor da célula com um separador de milhar. Este comando alterará o formato da célula com Contábil sem um símbolo de moeda.
Aumentar casas Decimais
	Mostra valores mais precisos exibindo mais casas decimais.
Diminuir casas Decimais
	Mostra valores menos precisos exibindo menos casas decimais.
Formatação Condicional
	Realça as células de seu interesse, enfatizar valores incomuns e visualizar os dados usando Barra de dados, Escalas de cor e conjuntos de ícones baseados em critérios específicos.
Formatar como tabela
	Formata rapidamente um intervalo de células e convertê-lo em tabela, escolhendo um estilo de tabela predefinido.
Estilo de Célula
	Formata rapidamente uma célula escolhendo um dos estilos predefinidos. Você também pode definir seus próprios estilos de célula.
Inserir
	Insere células, linhas ou colunas na planilha ou tabela.
Excluir
	Exclui linhas ou colunas da tabela ou planilha.
Formatar
	Altera a altura da linha ou a largura da coluna, organizar planilhas ou proteger/ocultar células.
Somar
	Exibe as somas das células selecionadas diretamente após essas células.
Preencher
	Continua um padrão em uma ou mais células adjacentes. Você pode preencher as células em qualquer e em qualquer intervalo de células adjacentes.
Limpar
	Exclui todos os elementos da célula ou remover seletivamente a formatação, o conteúdo, ou os comentários.
Classificar e Filtrar
	Organiza os dados para que seja mais fácil analisa-los. Você pode classificar os dados selecionados em ordem crescente ou decrescente. É possível ainda filtarr temporariamente valores específicos.
Localizar e Selecionar
	Localiza e seleciona um texto específico, uma formatação ou um tipo de informação na pasta de trabalho. Você também pode substituir as informações pelo novo texto ou formatação.
Você sabia?
	A Faixa de Opções facilita a localização de todas as funções. No entanto, você pode querer trabalhar com seu documento em um espaço maior. É possível ocultá-la, dando um clique duplo na guia ativa. Para ver os comandos novamente, basta dar outro clique duplo em uma das guias.Guia Inserir
	Use o controle abaixo para conhecer melhor a guia Inserir. Note que os botões ficam separados nos grupos em que mais se encaixam. Os seus grupos são: “Tabelas”, “Ilustrações”, “Gráfico”, “Link” e “Texto”. Clique sobre os botões de cada uma delas para ver a explicação.
Tabela Dinâmica
	Resume os dados usando uma tabela dinâmica ou insere um gráfico dinâmico. As tabelas dinâmicas tornam mais fáceis organizar e resumir dados complicados, bem como analisar detalhes.
Tabela
	Cria uma tabela para gerenciar e analisar dados relacionados. As tabelas facilitam a classificação, filtragem e formatação dos dados em uma planilha.
Imagem
	Insere uma imagem de uma arquivo.
Clip-art
	Insere Clip-Art no documento, incluindo desenhos, filmes, sons ou fotos de catálogo para ilustrar um conceito específico.
Formas
	Insere formas prontas, como retângulos e círculos, setas, linhas, símbolos de fluxogramas e textos explicativos.
SmartArt
	Insere um elemento gráfico SmartArt para comunicar informações visualmente. Os elementos gráficos SmartArt variam desde listas gráficas e diagramas de processos até gráficos mais complexos, como diagramas de Venn e organogramas.
Colunas
	Insere um gráfico de colunas, Os gráficos de colunas são usados para comparar valores em diversas categorias.
Linhas
	Insere um gráfico de linhas, Os gráficos de linhas são usados para exibir tendências ao longo do tempo.
Pizza
	Insere um gráfico de pizza. Os gráficos de pizza exibem a contribuição de cada valor em relação á um total. São usados quando os valores podem ser somados ou quando há apenas uma série de dados e todos os valores são positivos.
Barras
	Insere um gráfico de barras. Os gráficos de barra são o melhor tipo para comprar múltiplos valores.
Área
	Insere um gráfico de área. Os gráficos de área enfatizam as diferenças entre vários conjuntos de dados ao longo de um período de tempo.
Dispersão
	Insere um gráfico de dispersão, também conhecido como x e y. Este tipo de gráfico compara pares de valores. Use-os quando os valores empregados não estiverem em ordem no eixo x ou quando representarem medidas separadas.
Outros Gráficos
	Insere um gráfico de ações, superfície, rosca, bolhas ou radar.
Hiperlink
	Cria um link para uma página da web, uma imagem, um endereço de email ou um programa.
Caixa de Texto
	Insere uma caixa de texto que possa ser posicionada em qualquer lugar da página.
Cabeçalho e Rodapé
	Edita o cabeçalho ou rodapé do documento. As informações do cabeçalho ou rodapé serão exibidas na parte superior ou inferior de cada página impressa.
WordArt
	Insere um texto decorativo no documento.
Linha de Assinatura
	Insere uma linha de assinatura que especifique a pessoa que deve assinar. A inserção de uma assinatura digital requer uma identificação digital, como a de um parceiro certificado da Microsoft.
Objeto
	Insere um objeto incorporado.
Símbolo
	Insere caracteres que não constam de teclado, como símbolos de copyright, símbolos de marca registrada, marcas de parágrafos e caracteres Unicode.
Você sabia?
	Alguns grupos têm uma seta diagonal no canto inferior direito, chamada de Iniciador de Caixa de Diálogo. Ao clicar nela, você verá mais opções relacionadas a esse grupo.
Guia Layout da Página
Temas
	Altera o design geral do documento inteiro, incluindo cores, fontes e efeitos.
Cores
	Altera cores do tema atual.
Fontes
	Altera as fontes do tema atual.
Efeitos
	Altera os efeitos do tema atual.
Margens
	Seleciona os tamanhos de margem do documento inteiro ou da seção atual.
Orientação
	Altera as páginas entre os layouts Retrato e Paisagem
Tamanho
	Escolha um tamanho de papel para a seção atual. Para aplicar um tamanho de papel específico à todas as seções do documento, clique em mais tamanhos de papel.
Área de Impressão
	Marca uma área especifica da planilha para a impressão.
Quebras
	Especifica onde uma nova página iniciará na cópia impressa. As quebras de páginas são inseridas acima e á esquerda da seleção.
Plano de Fundo
	Escolha uma imagem a ser exibida como plano de fundo da planilha.
Imprimir Títulos
	Especifica linhas e colunas a serem repetidas em cada página impressa.
Largura
	Reduz a largura da saída impressa de modo que ela se ajuste á um número máximo de páginas.
Altura
	Reduz a altura da saída impressa de modo que ela se ajuste á um número máximo de páginas.
Escala
	Alonga ou reduzir a saída impressa em um percentual de seu tamanho real. A largura e altura máxima devem ser definidas como “Automática” para que este recurso seja utilizado.
Linhas de Grade:
Exibir
	Mostra as linhas que aparecem entre as linhas e colunas da planilha para facilitar a edição e a leitura. Essas linhas só serão impressas se a opção imprimir também estiver marcada.
Imprimir
	Imprime as linhas de grades que aparecem entre as linhas e colunas da planilha para facilitar a leitura.
Títulos:
Exibir
	Mostra os títulos de linha e coluna. Os títulos de linha são os números de linha na lateral da planilha. Os títulos de coluna são as letras ou os números que aparecem acima das colunas em uma planilha.
Imprimir
	Mostra os títulos de linha e coluna. Os títulos de linha são os números de linha na lateral da planilha, Os títulos de coluna são as letras ou os números que aparecem acima das colunas em uma planilha.
Trazer para a Frente
	Traz para frente a imagem Excel.
Enviar para Trás
	Envia para trás a imagem do Excel.
Painel de Seleção
	Mostra o painel de seleção para ajudar a selecionar objetos individuais e para alterar a ordem e a visibilidade desses objetos.
Alinhar
	Alinha a borda de vários objetos selecionados. Você também pode centralizá-los ou distribuí-los uniformemente na página.
Agrupar
	Agrupa colunas de uma tabela.
Girar	
	Gira colunas de uma tabela.
Guia Fórmulas
Inserir Função
	Edita a fórmula da célula atual escolhendo funções e editando argumentos.
AutoSoma
	Abre uma galeria de páginas com folhas de rosto pré-designadas. Ao escolher um modelo de folha de rosto, substitua o texto de exemplo pelo que deseja. 
	As folhas de rosto sempre são inseridas no começo de um documento, independentemente de onde o cursor estiver.
Usadas Recentemente
	Procura e seleciona itens de uma lista de funções usadas recentemente.
Financeira
	Procura a seleciona itens de uma lista de funções financeiras.
Lógica 
	Procura e seleciona itens de uma lista de funções lógicas.
Texto
	Procura e seleciona itens de uma lista de funções de texto.
Data e Hora
	Procura e seleciona itens de uma lista de funções de data e hora.
Gerenciador de Nomes
	Cria, edita, exclui e localiza todos os nomes usados na pasta de trabalho. Os nomes podem ser usados na fórmula como substitutos da referência de célula. Por exemplo: =SOMA (Minhas Vendas), em vez de =SOMA (C2O: C30).
ATALHO: ‘Ctrl + F3’
Definir Nome
	Atribui nomes ás células para que seja possível referenciá-las nas fórmulas. Por exemplo, especifique as células de A20 a A40 como “Despesas”. Podem-se usar nomes nas fórmulas para facilitar sua compreensão.
Usar em Fórmula
	Escolha um nome usado nesta pasta de trabalho e inseri-lo na fórmula atual.
Criar a partir da Seleção
	Gera automaticamente os nomes das células selecionadas. Várias pessoas optam por usar o texto na linha superior ou na coluna á extrema esquerda de uma seleção.
ATALHO: ‘Ctrl + Shift +F3’
Rastrear Precedentes
	Mostra setas que indicam quais células afetam o valor da célula selecionada no momento.
Rastrear Dependentes
	Mostra setas que indicam quais células são afetadas pelo valor da célula selecionada no momento.
Remover Todas as Setas
	Remove as setas de Rastrear Precedentes ou Rastrear Dependentes.
Mostrar Fórmulas
	Exibe a fórmula em cada célula, em vez do valor resultante.
ATALHO: ‘Ctrl +J’
Verificação de Erros
	Procura os erros comuns que ocorrem nas fórmulas.
Avaliar Fórmula
	Inicia a caixa de diálogo Avaliar Fórmula para depurar uma fórmula, avaliando cada parte da fórmula individualmente.
Janela de Inspeção
	Monitora os valores de determinadas células à medida que são feitas alterações na planilha. Os valores são exibidos em uma janela separadaque permanece visível, seja qual for à área mostrada na pasta de trabalho.
Opções de Cálculo
	Especifica quando as fórmulas serão calculadas. Por padrão, sempre que você alterar um valor que afete outros valores, os novos valores serão calculados imediatamente.
Calcular Agora
	Calcula a pasta de trabalho inteiro agora. Isso só será necessário se o cálculo automático estiver desativado.
ATALHO: ‘F9’
Calcular Planilha
	Calcula a planilha atual. Isso só será necessário se o cálculo automático estiver desativado.
ATALHO: ‘Shift + F9’
Guia Revisão
	Use o controle abaixo para conhecer melhor a guia Revisão. Note que os botões ficam separados nos grupos em que mais se encaixam. Os seus grupos são: “Revisão de Texto”, “Comentários” e “Alterações”. Clique sobre os botões de cada uma delas para ver a explicação.
Verificar Ortografia
	Verifica a ortografia do texto.
ATALHO: F7
Pesquisar
	Abre o painel de tarefas Pesquisar para fazer uma pesquisa em materiais de referência como dicionários, enciclopédias e serviços de tradução.
ATALHO: Alt + Click
Dicionário de Sinônimos
	Sugere outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada.
Traduzir
	Traduz o texto selecionado em outro idioma.
Novo Comentário
	Adiciona um comentário sobre a seleção.
ATALHO: Shift+F2
Excluir Comentário
	Exclui o comentário dele selecionado.
Anterior
	Seleciona o comentário anterior da planilha.
Próximo
	Navega para o próximo comentário no documento.
Mostrar/Ocultar Comentário
	Mostra ou oculta o comentário anexado à célula selecionada.
Mostrar Todos os Comentários
	Exibe todos os comentários da planilha.
Mostrar à tinta
	Mostra ou ocultar as anotações à tinta na planilha.
Proteger Planilha
	Impede alterações indesejadas nos dados de uma planilha especificando as informações que podem ser alteradas. Por exemplo, você pode impedir a edição de células bloqueadas ou a alteração da formação do documento. É possível especificar uma senha para desproteger a planilha e permitir essas alterações.
Proteger Pasta de Trabalho
	Restringe o acesso à pasta de trabalho impedindo a criação de novas planilhas ou concedendo acesso apenas a pessoas especificas.
Compartilhar Pasta de Trabalho
	Permite que várias pessoas trabalhem em uma pasta de trabalho ao mesmo tempo. A pasta de trabalho deve ser salva em um local de rede no quais várias pessoas possam abri-la. As pastas de trabalho que contêm tabelas não podem ser compartilhadas.
Proteger e compartilhar pasta de trabalho
	Compartilhar a pasta de trabalho e protege-la com uma senha ao mesmo tempo. A senha impedirá que outras pessoas desativem o controle de alterações.
Permitir que os Usuários Editem Intervalos
	Permite que pessoas específicas editem intervalos de células em uma pasta de trabalho ou planilha protegida. Antes de usar este recurso, defina a segurança na planilha usando o comando Proteger Planilha. Para usar este recurso, o computador deve estar associado a um domínio do Microsoft Windows.
Controlar Alterações
	Controla todas as alterações feitas no documento, incluindo inserções, exclusões e alterações de formatação.
Guia Dados
	Use o controle abaixo para conhecer melhor a guia Dados. Note que os botões ficam separados nos grupos em que mais se encaixam. Os seus grupos são: “Obter dados externos”, “Conexões”, “Classificar e Filtrar”, “Ferramentas de dados” e “Estrutura de tópicos”. Clique sobre os botões de cada uma delas para ver a explicação.
Do Access
	Importa dados de um banco de dados do Microsoft Access.
Da Web
	Importa dados de uma página da Web.
De Texto
	Importa dados de um arquivo de texto.
De Outras Fontes
	Importa dados de outra fonte de dados.
Conexões Existentes
	Conecta a uma fonte de dados externa, selecionando uma opção de uma lista de fontes usadas com frequência.
Atualizar Tudo
	Atualizar na pasta de trabalho, todas as informações provenientes de uma fonte de dados.
ATALHO Ctrl + Alt + F5
Conexões
	Exibe todas as conexões de dados da pasta de trabalho. As conexões de dados são Links para dados fora desta pasta de trabalho que podem ser atualizados caso os dados de origem sejam alterados.
Propriedades de Intervalos de Dados
	Especifica como as células conectadas a uma fontes de dados serão atualizadas, que conteúdo da fonte será exibido e como as alterações no número de linhas ou colunas das fontes de dados serão tratados na pasta de trabalho.
Editar Links
	Exibe todos os outros arquivos aos qual esta planilha está vinculada, para que você possa atualizar ou remover os vínculos.
Classificar de A a Z
	Classifica a seleção para que os valores inferiores fiquem na parte superior da coluna.
Classificar de Z a A
	Classifica a seleção para que os valores superiores fiquem na parte superior da coluna.
Classificar
	Inicia a caixa de diálogo Classificar para classificar os dados com base em vários critérios ao mesmo tempo.
Filtro
	Habilita a filtragem das células selecionadas. Quando a filtragem estiver ativada, clique na seta do cabeçalho da coluna para escolher um filtro para a coluna.
Atalho (Crtl + Shift + L)
Limpar
	Limpa o filtro e o estado de classificação do intervalo de dados atual.
Reaplicar
	Reaplica os dados novos ou modificados da coluna só serão filtrados ou classificados depois que você clicar em reaplicar.
Atalho (Ctrl + Alt + L)
Avançado
	Especifica critérios complexos para limitar quais registros serão incluindo no conjunto de resultados de uma consulta.
Texto para colunas
	Separa o conteúdo de uma célula do Excel em colunas separadas. Por exemplo, você pode separar uma coluna de nomes completos em colunas separadas de nome e sobrenome. No Word, use este recurso para converter o texto selecionado em uma tabela, dividindo o texto e cada vírgula, ponto ou outro caractere especificado para criar as colunas.
Remover Duplicatas
	Exclui as linhas duplicadas de uma planilha. Você pode especificar quais colunas devem ser verificadas em busca de informações duplicadas.
Validação de Dados
	Impede que dados inválidos sejam digitados em uma célula. Por exemplo, você pode rejeitar as datas ou os números inválidos maiores que 1000. Você também pode impor que a entrada seja escolhida em uma lista suspensa de valores especificados.
Consolidar
	Combina valores de vários intervalos em um novo intervalo.
Teste de Hipóteses
	Testa diversos valores para as fórmulas na planilha. O Gerenciador de Cenários permite criar e salvar diferentes grupos de valores, ou cenários, e alternar entre eles. O recurso Atingir Meta localizará a entrada correta quando você souber o resultado desejado. As tabelas de dados permitem ver os resultados de várias entradas possíveis diferentes ao mesmo tempo.
Agrupar
	Abre uma galeria de páginas com folhas de rosto pré-designadas. Ao escolher um modelo de folha de rosto, substitua o texto de exemplo pelo que deseja.
	As folhas de rosto sempre são inseridas no começo de um documento, independentemente de onde o cursor estiver.
Atalho (Shift + Alt + Seta para direita)
Desagrupar
	Desagrupa um intervalo de células agrupadas.
Atalho (Shift + Alt + Seta para esquerda)
Subtotal
	Totaliza várias linhas de dados relacionados inserindo automaticamente os subtotais e totais das células selecionadas.
Mostrar Detalhe
	Expande um grupo de células recolhido.
Ocultar detalhe
	Recolhe um grupo de células.
Guia Exibição
	Use o controle abaixo para conhecer melhor a guia Exibição. Note que os botões ficam separados nos grupos em que mais se encaixam. Os seus grupos são: “Modo de exibição da pasta de trabalho”, “Mostrar/Ocultar”, “Zoom”, “Janela” e “Macros”. Clique sobre os botões de cada uma delas para ver a explicação.
Modo Normal
	Exibe o documento no modo normal.
Modo de Exibição de Layout da Página
	Exibe o documento do modo como ficará na página impressa. Use este modo de exibição para ver onde as páginas começam e terminam, bem como para ver os cabeçalhos e rodapés das páginas.
Visualização da Quebra de Página
	Exibe uma prévia dos lugares onde as páginas irão quebrar quando o documento for impresso.
Modos de Exibição Personalizados
	Salva um conjuntoconfigurações de exibição e impressão como um modo de exibição personalizado. Depois que você salvar o modo de exibição atual, poderá aplica-la ao documento selecionando-o na lista de modos de exibição personalizados disponíveis.
Tela Inteira
	Exibe um documento no modo de tela inteira.
Orientação
	Abre uma galeria de páginas com folhas de rosto pré-designadas. Ao escolher um modelo de folhas de rosto, substitua o texto de exemplo pelo que deseja.
	As folhas de rosto sempre são inseridas no começo de um documento, independentemente de onde o cursor estiver.
Zoom
	Abre a caixa de diálogo Zoom para especificar o nível de zoom do documento. Na maioria dos casos, você também pode usar os controles de zoom na barra de status, na parte inferior da janela, para alterar o zoom do documento rapidamente.
100%
	Altera o zoom do documento para 100% do tamanho normal.
Zoom na Seleção
	Altera o zoom da planilha de modo que o intervalo de células selecionado preencha a janela inteira. Isso pode ajudar você a se concentrar em uma área específica da planilha.
Nova Janela
	Abre uma nova janela com uma exibição do documento atual.
Organizar Tudo
	Posiciona as janelas na tela conforme solicitado, podendo ser lado a lado, na horizontal, na vertical ou em cascata.
Congelar Painéis
	Mantém uma parte da planilha visível enquanto o restante da planilha é percorrido.
Dividir
	Divide a janela em vários painéis redimensionáveis contento exibições de uma planilha. Você pode usar este recurso para exibir várias partes distantes da planilha de uma só vez.
Ocultar Janela
	Faz com que a janela deixe de ser visível. Para que a janela volte a ser visível clique no botão Reexibir.
Reexibir janela
	Volta a exibir as janelas que foram ocultas com o recurso Ocultar Janela.
Exibir Lado a Lado
	Exibe duas planilhas lado a lado para poder comparar os respectivos conteúdos.
Rolagem Sincronizada
	Sincroniza a rolagem de dois documentos, de modo que rolem juntos na tela. Para habilitar este recurso, ative Exibir Lado a Lado.
Redefinir Posição da janela
	Redefine a posição da janela dos documentos que estão sendo comparados lado a lado de modo que dividam a tela igualmente.
Salvar Espaço de Trabalho
	Salva o layout de todas as janelas como um espaço de trabalho, para que possa ser restaurado mais tarde.
Alternar janelas
	Passa para outra janela aberta no momento.
Exibir Macros
	Exibe a lista de macros, no qual voe pode executar, criar ou excluir uma macro.
Atalho (Alt+F8)
Conhecendo melhor o Excel
	Caixa de nomes – Exibe o nome da célula ativa, formado pela letra da coluna e o número da linha. Por exemplo, A1 (Coluna A, Linha 1). Caso várias células estejam selecionadas, será exibido o nome da primeira.
	Barra de rolagem – Permitem navegar pela planilha, quando ela for maior que a tela.
	Célula- Área de dados limitada por linhas e colunas.
	Barra de fórmulas – Local onde o valores digitados (números, fórmulas e textos) serão visualizados e editados.
Aprendendo mais sobre a área de trabalho
	Célula ativa – Célula que receberá o conteúdo a ser digitado.
	Linha – Conjunto de células na posição horizontal.
	Coluna – Conjunto de células na posição vertical.
	Intervalo de célula – Duas ou mais células selecionadas.
Aprendendo sobre a interface
	Inserir função fx – Insere uma fórmula pré-desenvolvida que simplifica e reduz as fórmulas na planilha.
	Expandir barra de fórmulas – Aumenta a visualização da Barra de fórmulas. Está localizado à direita dela.
	Divisores de planilha vertical e horizontal – Dividem a planilha vertical ou horizontalmente para facilitar a visualização dos dados. Estão localizados nas barras de rolagem vertical e horizontal respectivamente.
	Guia de planilhas – Exibe os nomes das planilhas que fazem parte da pasta e permite inserir novas planilhas.
	Barra de status – Mostra informações sobre a planilha atual, tais como se a célula está sendo editada, se o conteúdo está pronto etc. Fica localizada na margem inferior da tela.
	Botões de movimentação entre planilhas – Permitem movimentar-se entre as planilhas que não estão sendo visualizadas na guia de planilhas.
Você sabia?
	Você pode personalizar as Guias de sua planilhas mudando a cor delas.
	Para isso, clique no botão direito do mouse na guia cuja cor você deseja modificar.
	Então, clique em Cor da Guia, escolha a cor e pronto.
Inserindo Dados e Salvando uma Pasta
Atividade
	Vamos praticar?
	O exercício proposto abaixo é composto por três etapas. Eles irão ajuda-lo a memorizar os ensinamento anteriores.
	As etapas são:
1 Inserindo dados
2 Inserindo mais dados
3 Salvando um documento
Heeeein?!
	Mas o que é Planilha Ativa?
	É a planilha/folha na qual você está trabalhando em uma pasta de trabalho. O nome na guia da folha ativa fica em negrito.
Vovó!
	A senhora sabia que além do conteúdo do curso, existe outra forma de obter informações adicionais sobre os assuntos estudados?
	Informações adicionais sobre o curso?
	Que forma é essa, Cirilo?
	É a postila, vovó!
	Ela fica na barra de navegação e, além de informações adicionais sobre o programa, contém o passo-a-passo para a maioria dos comandos.
	Que maravilha!
	Com tantos recursos assim, o aprendizado fica muito mais fácil!
Módulo 02 – Editando uma Planilha
Introdução
Ahhhhh...
O Excel 2007 conquistou meu coração!
Ele é tão lindo, tão organizado!
Esse programa me ajuda a organizar tuuudo!
Administro meu orçamento,
 registro todos os gastos da família,
 observo o quanto estamos economizando por mês...
Hum... o Cirilo me apresentou a  Área de Trabalho do Excel 2007, mas ainda não sei como funcionam essas planilhas.
O que são células, linhas e colunas???
Ainda tenho muitas dúvidas.
Navegando pela Planilha Ativa
	Existem várias maneiras de navegar pela planilha ativa. Além da barra de rolagem, que vimos anteriormente, e do mouse, podemos utilizar as seguintes teclas:
Home
Função:
	Vai para o início da linha.
TAB ou Shift + TAB
Função:
	Avança ou retrocede uma coluna.
ENTER ou Shift + Enter
Função:
	Avança ou retrocede uma linha.
Ctrl + Seta para a Direita
Função:
	Vai para a última coluna da planilha.
Ctrl + Seta para Baixo
Função:
	Vai para a última linha da planilha.
Page Down
Função:
	Avança tela.
Page Up
Função:
	Retrocede célula.
Ctrl + Home
Função:
	Vai para a primeira célula.
Ctrl + End
Função:
	Vai para a última célula com conteúdo.
Navegando Entre Planilhas e Alterando seus Nomes
	Você pode selecionar rapidamente uma planilha diferente, clicando em seu nome na Guia de Planilhas. Caso a planilha desejada não esteja visível, clique nos botões de rolagem de guias para exibi-la.
	Para alterar o nome da planilha, basta dar um clique duplo sobre ela na Guia de Planilhas, digitar o nome desejado e pressionar a tecla ENTER.
	Veja na animação abaixo como é fácil executar esse passo-a-passo:
1 Guia de Planilhas
2 Botões de Rolagem de Guias
	
Selecionando Planilhas
	Para selecionar duas ou mais planilhas adjacentes (próximas), clique no nome da primeira, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique na última planilha que deseja selecionar.
	Clique pressionando a tecla Shift.
	Para selecionar duas ou mais planilhas não adjacentes (não próximas), clique no nome da primeira, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique nas outras planilhas que deseja selecionar.
	Clique pressionando a tecla Ctrl.
	Observe que os nomes das planilhas selecionadas apresentam tonalidade diferente das demais.
Você sabia?
	Para cancelar a seleção, basta clicar em qualquer planilha.
Olhe só!
	Para selecionar todas as planilhas de uma pasta de trabalho clique com o botão direito do mouse em uma planilha e em Selecionar Todas as Planilhas no menu de atalho.
Substituindo Dados
	Você poderá substituir o conteúdo da célula, clicando sobre ela e digitando um novo conteúdo. Já se você precisar corrigir algum caractere ou número, dê um clique duplo na célula desejada ou pressione a tecla F2. Observe que o cursor ficará piscando no final do conteúdo da célula. Para excluir dados, basta selecionar a(s) célula(s) desejada(s) e pressionar a tecla DEL.
	Você aindapode clicar na Barra de fórmulas.
Alterando a largura das colunas
	Você se lembra de que, na planilha da pasta Parte_Pratica1, a célula A3 estava com o conteúdo visualizado parcialmente? Veja abaixo como resolver este problema.
	Há duas formas de alterar a largura da coluna: a primeira é com o auxílio do mouse. Posicione o ponteiro do mouse do lado direito do rótulo da coluna (A). Observe que ele assumirá o formato de uma cruz. Arraste-o até a largura desejada e solte-o. A coluna ficará com a largura estabelecida.
	A outra forma de alterar a largura de uma coluna é por meio do grupo Células, clicando no botão Formatar. Entre outras opções, temos comandos para ajustar a altura das linhas e a largura das colunas.
	Da mesma forma que para colunas, também há duas formas de alterar a altura da linha: com o auxílio do mouse e pelo menu.
	Posicione o ponteiro do mouse na parte inferior do número da linha (1) e observe que ele assumirá o formato de uma cruz. Em seguida, arraste-o até a altura desejada e solte-o. A linha ficará com a altura estabelecida.
Tamanho das células
	Passe o mouse sobre os destaques para aprender um pouco mais sobre determinadas opções.
	Altura da linha:
	Deixar a linha selecionada da altura estipulada.
	Auto Ajuste da Altura da Linha:
	Deixar a linha com a altura da célula selecionada.
	Largura da Coluna:
	Deixar a coluna selecionada da largura estipulada.
	Auto Ajuste da Largura da Coluna:
	Deixar a coluna com a largura da célula selecionada.
	Largura Padrão:
	Definir a largura da coluna em 8,43.
Inserindo Célula
	Depois de concluir a digitação dos dados, você observou que “pulou” um dado. O que fazer? Apagar tudo e digitar novamente? Não, isso não é necessário. Você poderá inserir uma célula e digitar apenas o dado que faltou. Para efetuar essa ação siga os passos propostos abaixo.
PASSO-A-PASSO
	Clique na célula A3 e dê um clique com o botão direito do mouse. Em seguida, clique na opção Inserir.
	As opções apresentadas a seguir lhe permitirão deslocar células para direita, para baixo, inserir uma linha ou uma coluna inteira.
	Como em nosso exemplo, deixe ativada a opção Deslocar células para baixo e clique em OK. Note que apenas os conteúdos da coluna A foram movidos para baixo.
	Em seguida, é só incluir o dado correspondente e fechar a pasta de trabalho sem salvá-la.
Atividade
	Vamos praticar o passo-a-passo sugerido ! Para isso, Abra o arquivo Parte_Pratica2.xls que está indicado nesta página e imagine que, na linha do item Pasta polionda, estejam as informações referentes ao item Régua. Então, aplique o que aprendeu para resolver este problema.
	Fácil, não é?! Então vamos lá!
Inserindo Colunas
	Após digitar os dados em uma planilha, você observa que outras informações devem ser acrescentadas. É possível fazer isso facilmente, inserindo novas colunas.
PASSO-A-PASSO
	Para isso, selecione a coluna clicando sobre seu nome. Lembre-se de que o ponteiro do mouse deve apresentar esta forma: 
	Em seguida, dê um clique no botão direito do mouse e clique na opção Inserir.
	Depois, é só inserir os novos dados.
Atividade
	Após aprender o passo-a-passo é hora de praticar! Abra o arquivo Parte_Pratica3.xls que está indicado nesta página e insira uma coluna entre as colunas A e B.
Olhe só!
	Caso a coluna da esquerda ou da direita possua uma formatação diferenciada, observe que, ao lado da coluna criada, aparece a ferramenta Pincel, que permite formatar a nova coluna de acordo com a da esquerda, a da direita ou limpar a formatação existente.
Inserindo Linhas
	Você também pode inserir linhas em sua planilha de acordo com a necessidade. Para isso siga o passo-a-passo abaixo.
PASSO-A-PASSO
	Selecione a linha, clicando sobre seu número. Lembre-se de que o ponteiro do mouse deve apresentar esta forma:
	Em seguida, dê um clique no botão direito do mouse e clique na opção Inserir.
	Veja que a linha foi criada exatamente na posição selecionada.
	Agora, é só inserir os novos dados.
Atividade
	Vamos praticar o passo-a-passo sugerido! Para isso, Abra o arquivo Parte_Pratica4.xls que está indicado nesta página e imagine que, na linha do item Pasta polionda, estejam as informações referentes ao item Régua. Então, aplique o que aprendeu para resolver este problema.
	Fácil, não é?! Então vamos lá!
Excluindo Célula
	Para excluir uma célula, clique com o botão direito do mouse sobre ela. Em seguida, clique em Excluir.
	Será aberta uma caixa de diálogo, que lhe permitirá deslocar células para esquerda e para cima, ou excluir a linha ou a coluna inteira.
	Veja o que acontece se deixarmos ativada a opção Deslocar células para esquerda.
	Clique no botão Desfazer.
Excluindo Coluna
	Para excluir uma coluna, selecione-a, clicando sobre seu nome. Lembre-se de que o ponteiro do mouse deve apresentar esta forma:
	Dê um clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Excluir.
	Como a coluna já está selecionada, ela será excluída sem nenhum outro questionamento.
Excluindo Linha
	Para excluir uma linha, selecione-a, clicando sobre seu número. Lembre-se de que o ponteiro do mouse deve apresentar esta forma:
	Como a linha já está selecionada, ela será excluída sem nenhum outro questionamento.
	Dê um clique com o botão do mouse e, em seguida, clique em Excluir.
Inserindo e Excluindo uma Planilha
	Se as três planilhas criadas automaticamente não forem suficientes para os registros de seus dados, você poderá inserir quantas forem necessárias.
	Observe a guia de planilhas e veja que, após a última delas, há um botão para essa finalidade. Basta clicar nele, que mais uma planilha será inserida.
	Para excluir uma planilha, selecione-a na guia de planilhas, clicando sobre ela. Dê um clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Excluir. Para confirmar a exclusão da planilha, clique em Excluir.
Olhe só!
	Todos os comandos relacionados à inserção, vistos anteriormente, poderão ser executados pelo grupo Células, no botão Inserir.
Você sabia?
	Para desfazer uma ação, clique em Desfazer barra de ferramentas de Acesso Rápido.
ATALHO: ‘CTRL+Z’
	Para refazer ações desfeitas, clique em Refazer barra de ferramentas de Acesso Rápido.
ATALHO: ‘CTRL+Y’.
Formatando Células
	Utilizaremos os comandos da guia Início para trabalhar com as formatações mais comuns de caracteres e números, que incluem mudança de fonte, cor, tamanho, formato de data e moeda dentre outras.
	Um novos recurso de Office 2007 que facilita a formatação do documento é o preview ou pré-visualização de uma alteração sem ter que aplica-la. Por exemplo, para alterar o tipo de fonte (letra), conforme você passa o mouse pelas fontes instaladas, a célula selecionada é, automaticamente, visualizada como ficará. E isso vale para todas as opções de formatação: cor, alinhamento, tamanho, estilo etc.
	Alterando fonte, cor e tamanho do caractere ou número
	Utilizaremos o grupo Fonte para trabalhar com caracteres e números.
	Para poder fazer as alterações desejadas, é necessário que a célula esteja selecionada.
Você sabia?
	Quando você seleciona o conteúdo da célula e passa o mouse sobre ele, aparece uma caixa de ferramentas com algumas opções de formatação para tornar seu trabalho mais rápido.
Alterando fonte, cor e tamanho do caractere ou número
	Selecione o título da coluna A. Clique na seta para abrir as opções de fonte e vá passando o mouse sobre elas. Observe que o texto da célula selecionada é visualizado com cada uma das fontes. Escolha a desejada e clique sobre ela.
	Agora, faça o mesmo com a opção de tamanho.
	Por fim, procedimento idêntico deverá ser feito para alterar a cor de preenchimento, que, por padrão, é transparente; a cor da fonte, que, por padrão, é preta; e o estilo de sublinhado, que, por padrão, é desativado. Para os demais comandos, o efeito só será visualizado e depois de executado.
	Passe o mouse sobre os destaques para aprender um pouco mais sobre o grupo Fonte.
Alterando alinhamento da célula
	Agora, utilizaremos os comandos do grupo Alinhamento, na guia Início. O conteúdo da célula poderá ser alinhado vertical ou horizontalmentede três formas. O efeito vertical será mais bem visualizado, quando a altura da linha for maior que o tamanho da fonte.
	Alinhar texto à direita – O conteúdo fica alinhado ao lado direito da célula.
	Centralizar – O conteúdo fica centralizado na célula.
	Alinhar texto à esquerda (padrão) – O conteúdo fica alinhado ao lado esquerdo da célula.
	Alinhar em Cima – O conteúdo fica alinhado à parte superior da célula.
	Alinhar no Meio – O conteúdo fica alinhado entre a parte superior e a inferior da célula.
	Alinhar embaixo – O conteúdo fica alinhado à parte inferior da célula.
	Clique no botão “Continuar animação” para ver outras opções do botão alinhamento.
	Quebrar texto automaticamente – O conteúdo da célula é visualizado em várias linhas.
	Mesclar e centralizar – Mescla e centraliza o conteúdo em várias células.
	Aumentar recuo – Aumenta o espaço entre a borda da célula e seu conteúdo.
	Diminuir recuo – Diminui espaço entre a borda da célula e seu conteúdo.
	Orientação – Gira o texto diagonal ou verticalmente. Temos as seguintes opções de orientação.
Alterando formatação dos valores numéricos
	O Excel possui opções específicas para formatação de valores numéricos. Para acessá-las, utilizaremos os comandos do grupo Números, na guia Início.
Geral
(sem formato específico)
	Esse é o formato de número padrão que o Excel aplica quando você digita um número. Na maioria das vezes, os números no formato Geral são exibidos na forma em que são inseridos. No entanto, se a célula não tiver a largura suficiente para mostrar o número inteiro, o formato Geral arredondará os números com decimais. O formato de número Geral também sua notação (exponencial) científica para números grandes (de 12 ou mais dígitos).
Número
	Esse formato é usado para a exibição geral de números. Você pode especificar o número de casas decimais a serem usadas, se deseja usar um separador de milhar e como deseja exibir números negativos.
Moeda
	Esse formato é usado para valores monetários em geral e exibe o símbolo da moeda padrão com os números. Você pode especificar o número de casas decimais a serem usadas, se deseja usar um separador de milhar e como deseja exibir números negativos.
Contábil
	Esse formato também é usado para valores monetários, mas ele alinha os símbolos de moeda e a vírgula decimal dos números em uma coluna.
Data Abreviada
	Esse formato exibe números de série de data e hora como valores de data, de acordo com o tipo e a localidade (o local) especificados por você. Os formatos de data que começam com um asterisco(*) reagem a alterações nas configurações regionais de data e hora especificadas no Painel de controle do Windows. Os formatos sem um asterisco não são afetados pelas configurações do Painel de controle.
Data Completa
	Esse formato exibe o dia da semana, números de data, nome do mês e número do ano de acordo com o tipo e a localidade (o local) especificados por você.
Hora
	Esse formato exibe números de série de data e hora como valores de hora, de acordo com o tipo e a localidade (o local) especificados por você. Os formatos de hora que começam com um asterisco (*) reagem a alterações nas configurações regionais de data e hora especificadas no Painel de controle do Windows. Os formatos sem um asterisco não são afetados pelas configurações do Painel de controle.
Porcentagem
	Esse formato multiplica o valor da célula por 100 e exibe o resultado com um símbolo de porcentagem. Você pode especificar o número de casas decimais a serem usadas.
Fração
	Esse formato exibe um número como uma fração, de acordo com o tipo de fração especificado por você.
Científico
	Esse formato exibe um número em notação exponencial substituindo parte do número por E+n, em que E (que significa Expoente) multiplica o número precedente por 10 elevado à potência n. Por exemplo um formato Científico com dois decimais exibe 12345678901 como 1,23E+10, que é igual a 1,23 vezes 10 elevado à décima potência. Você pode especificar o número de casas decimais a serem usadas.
Texto
	Esse formato trata o conteúdo de uma célula como texto e exibe esse conteúdo exatamente como digitado, mesmo quando são digitados números.
Mais Formatos de Número
	Esta opção abre a janela formatar células que permite especificar de acordo com as categorias o tipo de dados e localidade. É possível também criar a categoria especial que exibe um número como um código postal (CEP), número de telefone ou CIC e a categoria personalizada que cria um formato de número personalizado que é adicionado à lista de códigos de formatos de números. Você pode adicionar entre 200 e 250 formatos de números personalizados, dependendo da versão instalada do Excel.
Atividade
	Vamos exercitar o que aprendemos. Observe a planilha abaixo e procure identificar as formatações utilizadas:
ITEM			QTDE.		PREÇO
Caderno		 2			R$ 9,80
Pasta polionda		 1			R$ 5,50
Lápis			 5			R$ 2,00
Inserindo bordas
	Para dar destaque a células, linhas ou colunas, o Excel dispõe do recurso Borda, no grupo Fonte, na guia Início.
	Selecione as células desejadas.
	Dê um clique na seta que abre a caixa de diálogo do botão Bordas. Observe que as opções apresentadas permitem colocar bordas na parte inferior, superior, esquerda e direita dentre outras.
	Como as opções são muitas, ao clicar na seta para baixo, no final da lista, aparecem as duas últimas opções.
	Veja no exemplo abaixo a utilização de alguns dos recursos de Borda do Excel 2007.
ITEM			QTDE.		PREÇO
Caderno		 2			R$ 9,80
Pasta polionda		 1			R$ 5,50
Lápis			 5			R$ 2,00
	Cor da Linha: Azul Escuro, Texto 2, Mais claro 40%
	Todas as bordas (internas) com estilo normal e espessura ½
	Bordas superiores (externas) com estilo da linha duplo.
Olhe só!
	As clicarmos na opção Mais bordas, teremos, na guia Borda, as mesmas opções vistas anteriormente, além de outras.
	A formatação do exemplo apresentado é mais facilmente feita pela guia Borda, haja vista as opções de Predefinições favorecerem o uso de bordas internas e contorno.
Atividade
	Hora de exercitar o que aprendemos! Abra o arquivo Parte_Pratica5.xls que está indicado nesta página e acrescente e edite as bordas das células de A1 até C4.
	Fácil, não é? Então, mãos a obra!
Copiando uma Formatação
	Assim que a formatação de uma célula estiver adequada, ela poderá ser copiada para outras de uma maneira muito simples. No exemplo anterior, mudamos a fonte, o tamanho e a cor apenas do título da coluna A (ITEM). Agora, copiaremos essa formatação para os demais títulos.
PASSO-A-PASSO
	Para isso, selecione a célula A1 e dê um clique duplo na ferramenta Pincel. 
	Agora, clique nos demais títulos, que eles assumirão a formatação do primeiro.
	Para cancelar o efeito Pincel, pressione a tecla ESC ou clique novamente na ferramenta.
Movendo células, colunas ou linhas
	Você pode mover qualquer área selecionada de sua planilha, realizando uma operação de recortar e colar: recorte o conteúdo para excluí-lo do local atual e, em seguida, cole-o no novo local.
	Primeiro, selecione o conteúdo a ser movido.
	Em seguida, clique em Recortar, no grupo Área de Transferência. Observe que a coluna B ficará com o contorno “piscando”.
	Em seguida, mova o cursor para a coluna D, onde deseja que os dados apareçam, e clique em Colar no grupo Área de Transferência.
Você sabia?
	Um atalho de teclado para recortar é CTRL+X e para colar é CTRL+V.
	Quando você começar a editar o documento com frequência, verá como esse atalho é rápido e conveniente.
Copiando células, colunas ou linhas
	Os procedimentos para copiar conteúdos selecionados são praticamente os mesmos de recortar. A diferença é que o conteúdo será mantido na posição original.
	Primeiro, selecione a coluna D.
	Em seguida, clique em Copiar, no grupo Área de Transferência. Observe que a coluna D ficará com o contorno “piscando”
	Em seguida, mova o cursor para a coluna B, onde deseja que os dados apareçam, e clique em Colar no grupo Área de Transferência.
	Observe que o conteúdo foi duplicado.
	Enquanto a área que foi copiada estiver com o contorno “piscando”,o conteúdo poderá ser colocado quantas vezes se desejar, clicando em Colar.
Você sabia?
	Um atalho de teclado para copiar é CTRL+C e para colar é CTRL+V.
	Quando você começar a editar o documento com frequência, verá como esse atalho é rápido e conveniente.
Utilizando estilos rápidos
	No grupo Estilos, entre outras opções, temos a Galeria de Estilos Rápidos, que exibe diversas combinações de formatação. Abra o arquivo Parte_pratica que você já possui.
	Selecione as células A1 até C1. Clique na seta do botão Estilo. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre um dos estilos, você poderá ver como a área selecionada será afetada.
	
Criando um novo estilo rápido
	O botão Novo Estilo de Célula lhe permite criar estilos rápidos e aplica-los na área selecionada.
	O primeiro passo é dar um nome ao novo estilo. Em seguida, você deverá clicar no botão Formatar.
	Observe que as opções visualizados são as definidas como padrão no momento da instalação do Excel.
	As guias apresentadas mostram comandos já vistos anteriormente. No exemplo que utilizaremos, vamos trabalhar com as guias Alinhamento, Fonte, Bordas e Preenchimento.
	A cor selecionada para a fonte é vermelha.
	A cor selecionada para o preenchimento é amarela.
	Depois de todas as escolhas realizadas, ao clicar em OK, observe que a tela do novo estilo criado mostra todas as opções.
	Para utilizar o estilo criado, Novo_Pratica, basta selecionar a área desejada, clicar no grupo Estilo e selecioná-lo.
	Digite o texto desejado e observe que ele assumirá a formatação definida.
Mesclando estilos rápidos
	O Excel lhe permite utilizar, na pasta de trabalho atual, estilos rápidos criados em outra pasta de trabalho. Em nosso exemplo, utilizaremos o estilo criado no item anterior.
PASSO-A-PASSO
	Crie uma pasta de trabalho nova, clique no Botão Office, na opção Novo e em Pasta de trabalho em branco.
	No grupo Estilos, clique na seta do botão Estilo e, em seguida, na seta Mais e na opção Mesclar Estilos.
	A tela apresentada lhe permite selecionar, entre as pastas de trabalho abertas, a que contém o estilo a ser mesclado na pasta de trabalho atual. Selecione a pasta Parte_Pática5 e clique em OK.
Atividade
	Em nossa última prática (Parte_Prática5.xls) aplicamos um estilo de borda e ditamos nossos dados. Agora vamos reutilizar o modelo que fora criado. Abra o arquivo Parte_Pratica6.xls que está indicado nesta página e mescle a prática anterior com a nova. Caso precisa volte para a página 27 – Inserindo bordas.
Importando estilo de outra pasta
	Ao clicar na seta do botão Estilo, o estilo criado na outra pasta de trabalho já aparecerá para utilização.
Localizando e substituindo conteúdos
	Imagine que, em uma planilha ou pasta de trabalho, você tivesse que procurar ou substituir um conteúdo que aparecesse 50 vezes, um de cada vez. Isso levaria bastante tempo, não é mesmo?
	Um recurso que o auxilia a fazer isso é o de localização e substituição rápida de conteúdos. Para isso, utilizaremos os comandos do grupo Edição, na guia Início.
Localizando conteúdos
	Abra a pasta de trabalho Participantes.xls;
	Observe que ela contém três planilhas: Turma1, Turma2 e Turma3.
Localizando e substituindo conteúdos
	É possível substituir um conteúdo por outro automaticamente. Por exemplo, é possível substituir 100 por 1000, Pessoa Física por Pessoa Jurídica etc.
Exemplo localizando e substituindo conteúdos
	Após aberto o arquivo Participantes.xls observe a animação abaixo e depois os mesmos passos para:
	Clique na guia Início, no grupo Edição e, em seguida, no botão Localizar e Selecionar e na opção Localizar.
	Agora, digite o nome Maria na caixa de texto Localizar. Para localizar cada ocorrência na planilha atual, uma de cada vez, clique em Localizar próxima.
	Já para localizar todas as ocorrências de uma só vez na planilha ativa, clique em Localizar tudo. Para cancelar uma pesquisa em andamento, pressione ESC.
	Para localizar um conteúdo em todas as planilhas da pasta de trabalho, será necessário alterar os itens do botão Opções.
	Passe o mouse sobre os destaques para aprender um pouco mais sobre as opções.
	Após as definições teremos sido feitas, clique em Localizar próxima ou Localizar Tudo. Observe que, no exemplo, foram localizadas as ocorrências de Maria em duas planilhas (Turma 1 e Turma 3) da pasta Participantes.
	Para ter acesso às demais informações de um dos conteúdos pesquisados, basta clicar sobre ele, que o Excel posicionará o cursor automaticamente sobre a célula localizada. Se você clicar no botão Opções novamente, os itens descritos acima não serão mais visualizados.
	
Localizando e substituindo conteúdos
	É possível substituir um conteúdo por outro automaticamente. Por exemplo, é possível substituir 100 por 1000, Pessoa Física por Pessoa Jurídica etc.
	Clique na guia Início, no grupo Edição e, em seguida, no botão Localizar e Selecionar e na opção Substituir. Observe que a caixa de diálogo apresentada é muito semelhante à anterior.
	No campo Localizar, digite o conteúdo que deseja pesquisar e, em Substituir por, digite o texto de substituição.
	Para localizar a próxima ocorrência do conteúdo, clique em Localizar próxima. Caso queira substituí-la, clique em Substituir. Após clicar em Substituir, o cursor irá para a ocorrência seguinte. Para substituir todas as ocorrências de uma vez, clique em Substituir tudo. Assim que as substituições são executadas, o Excel informa a quantidade realizada.
	
Ir para um ponto específico
	Clique na guia Início, no grupo Edição e, em seguida, no botão localizar e Selecionar e na opção Ir para.
	Na caixa de texto Referência, digite a célula para onde deseja ir. Esse recurso é útil quando a planilha é muito grande. As demais opções desse grupo serão vistas no curso de Excel Intermediário.
Módulo 03 – Trabalhando com Fórmulas
	Calcular todos esses itens do orçamento, um por um, dá um trabalhão! Mas será que existe alguma maneira de automatizar isso no Excel 2007?
	Mamãe, você está usando uma calculadora? Isso é coisa do passado, n Excel Você calcula de forma muito mais prática!
	Hum, muito interessante! O que você acha de me ensinar a fazer isso?
O que são fórmulas?
	Fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores em uma planilha. As fórmulas são inseridas em uma célula e devem iniciar-se com o sinal (=). Podem conter um ou todos os seguintes elementos:
· Funções- Fórmulas pré-desenvolvidas que assumem um valor ou vários valores, executam uma operação e retornam um valor ou vários valores. Use as funções para simplificar e reduzir fórmulas, especialmente as que executam cálculos longos e complexos.
· Operadores- Sinais ou símbolo que especificam o tipo de cálculo a ser executado dentro de uma expressão. Existem operadores matemáticos, de comparação, de concatenação e de referência.
· Referências de célula- Conjunto de coordenadas que a célula abrange em uma planilha. Por exemplo, a referência da célula que aparece na interseção da coluna B e linha 3 é B3.
· Constantes- Valores que não são calculados e, portanto, não são alterados. Por exemplo, =A5*2. O número 2 é constante.
Os operadores especificam o tipo de cálculo que pode ser efetuado com os elementos de uma fórmula. Há uma ordem padrão segundo a qual os cálculos ocorrem, mas você pode mudar essa ordem, utilizando parênteses.
Tipos de operadores
	O Excel 2007 dispoem de diferentes tipos de operadores. São eles: Operadores matemáticos, de comparação, de concatenação e operadores de referência. Veja na animação abaixo as funções destes quatro operadores e suas representações gráficas:
Operadores aritméticos
Operadores de comparação
Operador de concatenação
Operadores de referência
OPERADORES ARITMÉTICOS
	Para efetuar operações matemáticas básicas, como adição, subtração ou multiplicação, combinar números e produzir resultados numéricos, use estes operadores aritméticos.
+ (sinal de mais) Adição 3+3
- (sinal de menos) Subtração 3-1 ou Negação -1
* (asterisco) Multiplicação 3*3
/ (sinal de divisão) Divisão 3/3
% (sinal de porcentagem) Porcentagem 20%
^ (acento circunflexo)Exponenciação) 3^2
OPERADORES DE COMPARAÇÃO
	Você pode comparar dois valores usando esses operadores de comparação. Quando dois valores são comparados usando esses operadores, o resultado será um valor lógico, VERDADEIRO ou FALSO.
= (sinal de igual) Igual a A1=B1
> (sinal de maior que) Maior que A1>B1	
< (sinal de menor que) Menor que A1>B1
>=(sinal de maior ou igual a) Maior ou igual a A1>=B1
<= (sinal de menor ou igual a) Menor ou igual a A1<=B1
<> (sinal de diferente de) Diferente de A1<>B1
OPERADOR DE CONCATENAÇÃO
	Use o ‘e’ comercial (&) para associar, ou concatenar, uma ou mais sequências de caracteres de texto para produzir um único texto contínuo.
OPERADORES DE REFERÊNCIA
	Combina intervalos de células para cálculos.
: (dois=pontos) Operador de intervalo, que produz uma referência para todas as células entre duas referências, incluindo as duas referências B5:B15
, (vírgula) Operador de união, que combina diversas referências em uma referência SOMA (B5:B15,D5:D15)
 ( espaço) Operador de interseção, que produz uma referência a células comuns a duas referências B7:D7
C6:C8
Utilizando e copiando fórmulas
	Vamos realizar alguns cálculos, utilizando os operadores aritméticos. Veja a animação abaixo:
	Na célula D1, digite o texto TOTAL. Não se esqueça de adequar a formatação.
	Agora, vamos calcular o total a ser pago por cada um dos produtos. Na célula D2, digite a fórmula =B2*C2. Note que a fórmula aparece na célula e na barra de fórmulas.
	Pressione a tecla ENTER e observe o resultado.
	E, para as demais células, teremos que digitar a fórmula novamente? Nesse exemplo, são apenas mais duas células. E se fossem 200 ou mais?
	A maneira mais rápida de copiar uma fórmula é posicionar o cursor do mouse no canto inferior direito da tela, até que ele assuma a forma de uma cruz e arrastá-lo até a última célula desejada.
	Assim que você soltar o botão do mouse, todos os cálculos serão efetuados automaticamente.
Atividade
	Vamos praticar o passo-a-passo sugerido! Para isso, Abra o arquivo Parte_Pratica7.xls que está indicado nesta página e crie as fórmulas sugeridas para os campos existentes.
Utilizando funções
	O Excel possui várias funções. As fórmulas pré-gravadas facilitam a execução de procedimentos complexos com números, datas, horários, texto etc. É muito simples, mas, com tantas funções disponíveis, como encontrar a necessária?
	Algumas funções são mais conhecidas que outras. Por exemplo, Soma, Média, Valor Máximo, Valor Mínimo e Contar células que contêm Número. Essas funções estão disponíveis na guia Início, no grupo Edição, caixa de opções Soma.
	Todas as funções têm uma sintaxe a ser obedecida, ou seja, a forma como devem ser digitadas ou inseridas:
	
Sintaxe:=FUNÇÃO(ARGUMENTO1;ARGUMENTO...;ARGUMENTOFINAL),onde:
· =FUNÇÃO Nome da função a ser utilizada. Por exemplo: +SOMA
· ( ) Todas as funções devem iniciar-se e finalizar-se com parênteses.
· Argumentos Os argumentos indicam os dados a serem utilizados para o cálculo da função.
· ; (ponto e vírgula) Separa cada argumento da função.
Função SOMA
	Em nossa planilha Parte_Pratica7 (disponível na página 04), para obter o total a ser pelos produtos, realizamos os seguintes passos mostrados na animação abaixo.
	Posicione o cursor na célula D5.
	Clique no botão Soma.
	Observe que, automaticamente, o Excel seleciona os valores numéricos acima da célula D e mostra a fórmula utilizada.
	Pressione a tecla ENTER, que o total será calculado automaticamente.
	Agora, copie a fórmula para as células C5 e B5.
	Você pode observar uma caixa de opções que lhe permitirá, além de copiar células, copiar apenas a formatação (sem valores) ou copiar a fórmula sem a formatação da célula original.
Atividade
	Não se esqueça de abrir o arquivo Parte_Pratica7.xls que está indicado na página 04 – Utilizando e copiando fórmulas, e aplicar a função SOMA
Função MÉDIA
	Função utilizada para obter a média aritmética de uma região de células selecionadas.
	Posicione o cursor na célula D6.
	Clique no botão Soma, sem seguida, selecione a opção Média.
	Como o Excel seleciona todas as células com valores numéricos acima da célula posicionada, a célula D5 também foi selecionada. Você pode clicar sobre a fórmula na célula D6 ou na Barra de fórmulas e alterá-la.
	Pressione a tecla ENTER, que a média será calculada automaticamente.
	As demais funções disponíveis no botão Soma seguem o mesmo padrão de execução.
Utilizando mais funções específicas
	Imagine que você queira descobrir quanto pagaria mensalmente por uma hipoteca de R$ 180.000, durante 30 anos, com uma taxa de juros anual de 6%. Para saber se o Excel pode fazer esse cálculo, faça o seguinte:
Clique no botão Inserir função, na Barra de fórmulas
Na caixa de texto Procure por uma função, digite uma breve descrição do que você deseja fazer. Nesse exemplo, você pode digitar “pagamento” ou outras palavras-chave.
Em seguida, você verá uma lista de funções prováveis na caixa Selecione uma função.
Ao clicar em ok, será visualizada a caixa de diálogo Argumentos da Função, que mostra os argumentos que informam à função PGTO o que deve ser calculado.
Passe o mouse sobre o destaque para saber mais.
Em seguida, clique em ok para exibir o resultado na planilha.
Passe o mouse sobre o destaque para saber mais.
Você sabia?
	Antes de inserir uma função, você pode consultar um tópico da ajuda sobre ela. No início desse tópico, pode-se ver a sintaxe da função, que informa o significado dos nomes dos argumentos, listados pela ordem. E, próximo ao final do tópico, há um exemplo com todos os detalhes, que pode ser copiado e colado na planilha para mostrar o desempenho da função.
Argumentos
	Os argumentos cujos nomes estão em negrito são necessários. Portanto, você deve inserir valores nesses campos. Os outros argumentos são opcionais e possuem valores presumidos, sobre os quais você aprenderá na sessão prática.
	Para encontrar o pagamento mensal da hipoteca, você deve digitar as informações na caixa de argumentos da função.
	Esse seria o pagamento mensal da hipoteca. Como esse valor deve ser pago, o resultado é exibido como um valor negativo. Nesse exemplo, ele é indicado em vermelho e entre parênteses.
	Observe que, na Barra de fórmulas, aparece a seguinte expressão: =PGTO(6%/12;30*12;180000). Note que cada argumento é separado por ponto e vírgula (taxa;número de pagamentos;valor presente).
	Para todas as demais funções, você deverá adotar os mesmos procedimentos.
	Lembre-se de que você pode digitar a função ou alterar qualquer um de seus argumentos, desde que não mude sua sintaxe.
Módulo 04 – Classificando e Alterando Dados
	Agora é hora de conferir o meu trabalho. Tenho certeza de que ele será bem interpretado por todos! Não sei o que faria sem todas essas dicas que o Cirilo me ensina.
	Ah.. falta alguma coisa... queria organizar os dados de minha planilha e ordená-los por ordem alfabética. Assim, tudo ficaria bem claro. Onde é mesmo que fica essa opção?
Classificando dados
	Classificar dados em ordem crescente ou decrescente é muito fácil. Basta você saber por qual dado deseja fazer a classificação. Por exemplo, n animação abaixo, vamos organizar os produtos por preço.
Vamos organizar os produtos por preço. Para tanto, posicione o cursor na célula C1 (Preço).
	Em seguida, clique na guia Início, no grupo Edição e no botão Classificar e Filtrar.
	Classificar de A a Z
	Classificar os dados em ordem crescente, ou seja, do menor para o maior.
	Classificar de Z a A
	Classificar os dados em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor.
	Como queremos classificar os produtos por preço, clique na opção Classificar de A a Z.
Atividade
	Abra o arquivo Parte_Pratica8.xls que está indicado nesta página e, seguindo os passos de animação, classifique os itens da planilha de modo crescente e decrescente. Então vamos lá! Mãos a obra!
Classificando dados por mais de um nível e Filtrando-os
	E se, além de classificar os dados por preço, você também precisasse classifica-los por produto? Como conseguiria esse resultado?
	Abra apasta de trabalho Classificar_Filtar e observe que os produtos estão classificados apenas por preço. Não há limites para o estabelecimento de critérios de classificação.
	Passe o mouse nos campos destacados para visualizar suas definições.
	Clique em Adicionar Nível.
	Na caixa de texto E depois por, são visualizadas as colunas disponíveis da planilha. Selecione ITEM.
	Clique em OK e observe a planilha.
	Quando se trabalha com planilhas pequenas, pode ser fácil visualizar os dados. Mas imagine uma planilha com 4.800 produtos. Visualizar todos os itens que custem menos que R$ 5,00 ou todos que tenham estoque entre 10 e 20 unidades etc. Pode tornar-se muito fácil.
	Para situações como essas, o Excel conta com um recurso que permite filtrar os dados de acordo com nossas necessidades.
	Abra a pasta de trabalho Classificar_Filtar e posicione o cursor na célula A1. Clique na guia Início, no grupo Edição, no botão Classificar e Filtrar e na opção Filtro.
	Observe que aparece uma seta nos títulos das colunas.
	Além das opções de classificação, ao clicar em cada uma das setas, temos acesso à opção Filtros (de Texto, de Número, de Data) e à lista de conteúdo da coluna. Ambas poderão ser ativadas ou desativadas, se forem o objeto de pesquisa.
	Clique na opção Filtros de Texto (o conteúdo da coluna é texto) e veja as opções disponíveis.
	Caso nenhuma das condições preestabelecidas seja adequada à sua necessidade, clique em Personalizar Filtro.
	Clique na opção É igual a.
	Serão filtrados todos os produtos que começam com a letra C.
	O asterisco (*) depois da letra C indica que pode haver qualquer caractere após ela.
	Clique em OK e veja o que acontece com a seta da coluna e com a numeração das linhas.
Para desativar o filtro, clique no ícone Filtro e na opção Limpar Filtro de “...”
Para alterar o filtro, clique no ícone Filtro e na opção Filtro de.
E se, além de classificar os dados por preço, você também precisasse classifica-los por produto? Como conseguiria esse resultado?
	Abra a pasta de trabalho Classificar_Filtar e observe que os produtos estão classificados apenas por preço. Não há limites para o estabelecimento de critérios de classificação.
Adicionar Nível:
Criar mais um nível de classificação.
Excluir Nível:
Excluir um nível que não será utilizado.
Copiar Nível:
Copiar o nível selecionado.
Mover para cima ou para baixo:
Mover o nível selecionado para cima ou para baixo pois o Excel fará a classificação, obedecendo à ordem dos níveis.
Opções:
Selecionar a direção da classificação e indicar se o Excel deve diferenciar maiúsculas de minúsculas.
Módulo 05 – Trabalhando com Gráficos
	Pessoa, reuni vocês aqui para apresentar o nosso orçamento feito no Excel. Com ele podemos visualizar melhor os nossos gastos e passar a economizar mais, o que contribuirá com o meio ambiente também!
	Heeein?! Viixi Abigai! Esse monte de palavras, números e linhas está me deixando confusa! Se tivesse um desenho colorido eu entenderia melhor...
Orçamento
		Janeiro		Fevereiro	Março
Telefone	45		70		50
Luz		80		90		60
Água 		55		35		70
Outros		150		200		120
	Ops... e agora? Eu não sei o que fazer para lhe explicar melhor vovó! Será que existe alguma forma de transformar isso em um tipo de imagem?
	Eu sei como resolver isso, mamãe!
	Esperem um minuto!
	Já volto com a solução!
	Gráficos do Excel! Eles ajudam a exibir dados significativos e de fácil visualização! Agora tenho certeza de que a senhora compreenderá tudo, vovó!
	Ahh...Com colunas vibrantes e legenda essa apresentação dos nossos gastos ficou um brinco! Muito bacana esse Excel!
	Hum... Excelente solução, filho! Mas como montar isso? Será que tem como mudar a cor também? O que mais podemos modificar nesse tal de gráfico?
Tipos de Gráficos
	Podemos dizer que os gráficos representam os dados das planilhas por meio de imagens, tornando-os visuais. Em vez de analisar colunas de números em uma planilha, é possível entender, instantaneamente, o que os dados significam. Você deve selecionar o tipo de gráfico que vai tornar seus dados mais claros, enfáticos e informativos. O Excel oferece uma ampla variedade de tipos de gráficos e métodos simples para selecioná-los e visualizá-los. Passe o mouse sobre os tipos abaixo para visualizar suas funções:
Tipos de Gráficos:
Gráficos de Colunas
Funções:
	São úteis para ilustrar comparações entre itens. Em gráficos de colunas, geralmente, as categorias são organizadas ao longo do eixo horizontal (X), e os valores ao longo do eixo vertical (Y).
Gráficos de Linhas
Funções:
	Podem exibir dados contínuos ao longo do tempo, definidos em relação a uma escala comum, e que, portanto, são ideais para mostrar tendências a intervalos iguais. Nesse tipo de gráfico, os dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, enquanto os dados de valores são distribuídos igualmente ao longo do eixo vertical.
Gráficos de Pizza
Funções:
	Mostram o quanto cada valor representa sobre o valor total. São utilizados quando há apenas uma série de dados a serem comparados e todos os valores são positivos.
Gráficos de Barras
Funções:
	Ilustram comparações entre itens individuais. Considere a utilização de gráficos de barras, quando os rótulos dois eixos forem longos e para comparar múltiplos valores.
Gráficos de Área
Funções:
	Enfatizam a magnitude da mudança no decorrer do tempo e podem ser usados para chamar atenção para o valor total ao longo de uma tendência. Exibindo a soma dos valores, o gráfico de área mostra também a relação das partes com um todo.
Gráficos de Dispersão (XY)
Funções:
	Apresentam dois eixos de valores, mostrando um conjunto de dados numéricos ao longo do eixo horizontal (eixo X) e outro ao longo do eixo vertical (eixo Y). Combinam esses valores em pontos de dados únicos e os exibem em intervalos irregulares ou agrupamentos. Comumente, esse tipo de gráfico é usado para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e de engenharia.
Gráficos de Ações
Funções:
	Como o nome sugere, gráficos de ações são usados, mais frequentemente, para ilustrar a flutuação de preços de ações. No entanto, também podem ser usados para fins científicos. Por exemplo, você poderia usar um gráfico de ações para indicar a flutuação de temperaturas diárias ou anuais. Para criar esse tipo de gráfico, os dados devem ser organizados em ordem correta.
Gráficos de Superfície
Funções:
	Gráficos de superfície são úteis quando você deseja encontrar combinações vantajosas entre dois conjuntos de dados. Como em um mapa topográfico, cores e padrões indicam áreas num mesmo intervalo de valores. Você pode usar esse tipo de gráfico, quando tanto as categorias quanto as séries de dados são valores numéricos.
Gráficos de Rosca
Funções:
	Assim como os gráficos de pizza, os de rosca exibem a relação das partes com o todo, podendo, entretanto, conter mais de uma série de dados. Como não são de fácil leitura, em seu lugar, acabam sendo utilizados os gráficos de colunas ou barras empilhadas.
Gráficos de Bolhas
Funções:
	Em gráficos de bolhas, podem ser inseridos dados que se encontram organizados em colunas nas planilhas, de tal forma que valores de X sejam listados na primeira coluna e valores de Y correspondentes sejam listados em colunas adjacentes. Por exemplo, você poderia organizar seus dados conforme mostra o gráfico acima.
Gráficos de Radar
Funções:
	Gráficos de radar comparam os valores agregados de várias séries de dados. Cada série de dados tem cor ou padrão exclusivo e é representada na legendada do gráfico. É possível inserir uma ou mais séries de dados em um gráfico.
Como Criar um Gráfico
	Utilizaremos a pasta de trabalho Parte_Pática9 para exemplificar a criação de um gráfico. Para isso, faça o seguinte:
PASSO-A-PASSO
	Abra o arquivo Parte_Pratica9.xls e observe a tabela inserida;
	Selecione os dados desejados, inclusive os títulos das colunas (Janeiro, Fevereiro, Março) e os títulos das linhas (Compras, Energia, Água, Escola, Outros). Você pode usar a tecla CTRL para o caso de dados que não estarem em sequência;

Continue navegando