Buscar

b) Onde ocorre o processo de metabolização dos carboidratos dentro da célula? Quais os produtos formados?

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 51/2024
Do carboidrato à glicose.
 
Quando você se alimenta, o seu estômago se contrai de forma ritmada. Ele funciona como um triturador de alimentos movido pelo ácido gástrico e a pepsina. Como o corpo humano é sábio, as paredes estomacais e o duodeno possuem uma proteção natural —o muco— que as mantêm intactas. Qualquer alteração nesse revestimento abre espaço para lesões. A úlcera péptica é uma delas: se ela aparece no estômago, é chamada de úlcera gástrica. Essa enfermidade, caracterizada por uma ferida circular ou oval na mucosa do estômago (ou do duodeno) é sempre benigna, acomete indivíduos de todas as idades, inclusive crianças
 
Com o avançar da idade ou o uso crônico de determinados medicamentos, ela se torna mais frequente. Estima-se que 5% a 10% das pessoas que procuram ajuda médica apresentem o problema, mas podem ser mais, já que parte deles não apresenta sintomas. Os especialistas garantem que, independentemente da causa, o tratamento precoce da úlcera péptica garante resultados positivos, e ainda evita complicações. A estratégia terapêutica inclui o uso de medicamentos, além de orientações como deixar de fumar, reduzir o consumo de carboidratos e o uso de determinados medicamentos capazes de desencadear ou piorar o quadro.
 
 Agora vamos imaginar que você irá dar uma palestra em uma escola voltada para a educação de jovens e adultos. Nesta escola, você conhece a dona Maria, uma idosa de 68 anos, de descendência italiana, que se queixa de irritações no estomago, azia, queimação e dores recorrentes. Após ser atendida na UBS, a equipe observa que dona Maria consome quantidades diárias excessivas de carboidratos.
 
 A mucosa gástrica senil passa a apresentar predominância das células não parietais, modificação que proporciona diminuição na acidez gástrica. Com isso, cerca de 25% dos idosos desenvolvem acloridria e têm prejuízo na absorção de nutrientes essenciais, tais como a vitamina B12, o ácido fólico, o ácido ascórbico e o ferro. Geralmente, a capacidade de absorção intestinal não se encontra alterada, embora possa haver um declínio no metabolismo e na absorção de cálcio, ferro e carboidratos (especialmente lactose).
 
 Ao conversar com a dona Maria, juntamente com os demais alunos, você percebe que estes estudantes não conhecem adequadamente o processo de digestão de carboidratos. Ademais, estes alunos mostraram dificuldade de diferir os tipos de carboidratos e o processo de quebra destes compostos para gerar ATP.
  
Com base nas dificuldades que o seu público apresentou em relação ao metabolismo dos carboidratos, você deverá apresentar a eles alguns conceitos fundamentais para a compreensão do processo. Na próxima palestra, você precisará responder a algumas questões feitas pelos alunos, sendo elas:
 
a) Qual a diferença entre as vias aeróbias e anaeróbias de degradação dos carboidratos?
b) Onde ocorre o processo de metabolização dos carboidratos dentro da célula? Quais os produtos formados?
c) Qual a diferença entre a fase preparatória e a fase de pagamento da glicólise?
d) Na presença de oxigênio, qual o destino do produto da glicólise?
 
O que e como deve ser feito?
 
- Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica e compreender a glicólise.
- Posteriormente, você deverá responder as questões propostas
 
Procedimentos para realizar a atividade
Inserir nos campos específicos do "FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA SUB DE BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA" o arquivo em pdf contendo as respostas encontradas.
 
Como deve ser entregue?
Salvar o arquivo em formato PDF (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPASUB. Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".
ATENÇÃO!
Só finalize a atividade se tiver certeza de que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do envio depois que ele foi finalizado!
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando