Buscar

Farmacotécnica I AVAL FINAL 4

Prévia do material em texto

1
As tinturas-mãe são o ponto de partida para a preparação de medicamentos homeopáticos de origem animal ou vegetal. Para fins de preparação magistral, não é permitido às farmácias prepararem as tinturas-mãe, sendo permitida somente a preparação de medicamentos a partir de tinturas-mãe, que são produzidas industrialmente. Digamos que o farmacêutico recebeu a seguinte prescrição em sua farmácia:
	Prescrição:
 
Chamomilla 6 CH + Beladonna 6 CH ....... ãã
Etanol 30%................................................ q.s.p. 30 mL
Tomar 5 gotas 4X ao dia, agitando o frasco antes de tomar.
Conforme a melhora dos sintomas, espaçar as tomadas.
Partindo da tintura-mãe (Etanol 96%), realize os cálculos necessários e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O farmacêutico deve diluir 0,2 mL da TM em 19,8 mL de insumo inerte (etanol 96%), realizar 100 sucussões, obtendo assim a primeira diluição 1:100, denominada 1 CH.
(    ) Partindo da 5 CH, aliquotar 0,2 mL da solução 5 CH, diluindo em 19,8 mL de insumo inerte (etanol 96%), em frasco de vidro 30 mL, realizar 100 sucussões, se obtendo assim a diluição 6 CH.
(    ) O farmacêutico deve diluir 0,2 mL da 6 CH em 19,8 mL de insumo inerte (etanol 30%) para obter a potência da prescrição.
(    ) Após obtenção das diluições necessárias, o farmacêutico deve aliquotar 15 mL de solução 6 CH de Chamomilla + 15 mL da solução 6 CH de Belladonna para obter a potência da prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
V - V - F - V.
2
Uma emulsão pode ser definida como sendo uma mistura de dois líquidos que não se misturam com auxílio de um agente que une essas fases, transformando-se numa mistura homogênea e estável. Suspensões são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A emulsão é uma dispersão na qual a fase dispersa é sólida e o meio de dispersão é líquido.
(    ) A emulsão é uma forma farmacêutica pouco versátil; por isso, não existem muitas formulações que a utilizam. No tipo mais comum de emulsão, a emulsão óleo em água (O/A), a fase dispersante, ou externa, é o óleo; enquanto a fase dispersa, ou interna, é a água.
(    ) A velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão é inversamente proporcional ao diâmetro das partículas e diretamente proporcional à viscosidade do meio.
(    ) Um efeito não desejado, que interfere com a estabilidade de uma suspensão, é a sedimentação, fenômeno que ocorre quando as partículas sedimentam no fundo de um frasco devido à ação da gravidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
F - F - F - V.
C
F - F - V - F.
D
F - V - F - V.
3
As operações farmacêuticas gerais se aplicam na elaboração de quaisquer formas farmacêuticas, compreendendo a pesagem e a medida de volumes. A pesagem é um procedimento realizado com o auxílio de uma balança analítica, sendo comumente usada para insumos sólidos e semissólidos, mas poderá ser usada para formas líquidas em algumas situações. 
Sobre o uso desse equipamento, assinale a alternativa CORRETA:
A
As balanças analíticas apresentam capacidades e sensibilidades iguais, desse modo, qualquer balança adquirida poderá ser utilizada pela farmácia ou laboratório farmacêutico.
B
As balanças analíticas devem ter uma calibração uma vez ao ano ou conforme o seu uso para verificar se é capaz de pesar de forma precisa os pesos padrões.
C
As balanças analíticas devem estar localizadas em locais de baixa circulação de pessoas e também devem estar situadas próximo ao ar-condicionado.
D
As balanças analíticas devem ser mantidas com suas portas de vidro fechadas, pois essas portas protegem contra a inalação do analista e contaminação do ambiente do laboratório.
4
As formas farmacêuticas são as formas de apresentação dos medicamentos, e isso também se aplica aos medicamentos homeopáticos. As formas de uso externo são classificadas conforme o estado físico em líquidos, sólidos e semissólidos. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As soluções oftálmicas são formas farmacêuticas líquidas estéreis que necessitam do ajuste do pH.
(    ) Os géis são formas farmacêuticas sólidas constituídas por pulverização de insumos ativos e inertes.
(    ) Os linimentos se destinam à ação tópica, podendo ser soluções ou emulsões fluidas.
(    ) Os apósitos são formas farmacêuticas líquidas, os quais são formados por agentes espessantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - V.
D
F - F - V - V.
5
Emulsões são definidas como um sistema heterogêneo de pelo menos dois líquidos imiscíveis, sendo um chamado de fase contínua e o outro de fase dispersa. De forma geral, o sistema precisa de agentes emulsionantes para tornar-se estável. Com relação às emulsões farmacêuticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os agentes tensoativos são moléculas anfifílicas, isto é, têm uma parte hidrofílica (solúvel em água) e outra hidrofóbica (solúvel em óleo).
(    ) As emulsões podem ser classificadas conforme os seus constituintes. Uma emulsão cuja fase externa é água é denominada como uma Emulsão A/O.
(    ) O lauril sulfato de sódio é um tensoativo usado por via tópica para obter emulsões O/A.
(    ) Os emulsionantes aumentam a tensão interfacial que existe entre o óleo e a água de uma emulsão e por isso a deixam estável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
F - F - V - V.
6
A homeopatia nasceu na Alemanha e foi criada por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann. A homeopatia é uma terapia complementar na qual os medicamentos homeopáticos são usados por via externa ou interna e a sua preparação é realizada de acordo com a farmacopeia homeopática brasileira, podendo empregar drogas de origem vegetal, animal ou mineral na sua composição.
Sobre os princípios da homeopatia, assinale a alternativa CORRETA:
A
A lei dos semelhantes diz respeito ao uso de medicamentos que causem os mesmos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
B
O princípio da experimentação no homem são os medicamentos que são testados em pessoas sadias, sem que haja acompanhamento do quadro clínico delas.
C
As doses mínimas se referem ao uso de medicamentos que são administrados apenas uma vez ao dia.
D
O uso do remédio único consiste no uso de um medicamento contendo somente um composto ativo para o tratamento de diversas patologias que acometem o paciente.
7
De acordo com a Farmacopeia Homeopática Brasileira, o medicamento homeopático é aquele que se destina ao paciente e é preparado através de procedimentos de diluição, sucussão e/ou trituração, podendo possuir uma apresentação como uso externo ou interno. As formas farmacêuticas sólidas destinadas ao uso interno incluem glóbulos, tabletes, microglóbulos, pós, comprimidos e dose única. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os comprimidos são compostos por lactose ou mistura de lactose e sacarose.
II- Os tabletes são formados por lactose e sacarose.
III- Os microglóbulos são constituídos por sacarose e amido.
IV- Os glóbulos são constituídos por lactose e sacarose.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8
Com relação às instabilidades físicas, as emulsões são suscetíveis à sedimentação, à coalescência e à cremagem. Nesse sentido, a coalescência ocorre quando as gotículas da fase interna vão se unindo de forma sucessiva até o momento em que há a separação completa da fase oleosa e da fase aquosa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cremagem ocorre quando as gotículas se unem e se concentram no fundodo frasco, formando o que se chama de nata.
(    ) A coalescência é um processo irreversível, ou seja, não existe como revertê-la.
(    ) A sedimentação ocorre quando as partículas se unem e se concentram no sobrenadante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
F - V - F.
C
V - F - V.
D
V - V - V.
Revisar Conteúdo do Livro
9
Todo farmacêutico magistral necessita conhecer e ter habilidades na realização de cálculos farmacêuticos. Para elaborar um determinado produto, a partir das informações obtidas da fórmula prescrita ao paciente, deve-se fazer cálculos da quantidade de fármaco e de excipiente necessários, uma vez que o prescritor não coloca o excipiente a ser empregado na formulação, sendo essa uma responsabilidade do farmacêutico. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 2,5%, devemos solubilizar 2,5 g em 100 mL.
II- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 5%, devemos solubilizar 0,5 g em 100 mL.
III- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 1%, devemos solubilizar 100 mg em 10 mL.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
Revisar Conteúdo do Livro
10
A medida de volume é usada para insumos líquidos e é realizada através de vidrarias, como cálice, proveta e pipetas. Na farmácia, existem várias vidrarias disponíveis para a determinação do volume. 
Assim, quando há a necessidade de que o volume a ser medido seja exato, qual vidraria devemos escolher?
A
Becker.
B
Proveta.
C
Pipeta volumétrica.
D
Pipeta graduada.

Continue navegando

Outros materiais