Buscar

farmácia hospitalar e clinica aval 1

Prévia do material em texto

1
Os medicamentos que são fornecidos pela indústria em diversas apresentações, muitas vezes precisam ser retirados de sua embalagem original e reembalando individualmente, de modo que possam ser dispensados segundo a prescrição médica. Nestes casos, deve ser realizado o cálculo do prazo de validade após fracionamento conforme recomendado pelo Food and Drug Administration (F.D.A.) e pela United States Pharmacopeia (U.S.P.). Sobre o fracionamento de medicamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A validade do produto fracionado deve ser de 25% sob o período compreendido entre a data de fracionamento e a validade do fabricante, não ultrapassando doze meses – exclusivo para os medicamentos cujo invólucro primário é alterado.
(    ) A data de validade dada pelo fabricante foi determinada para a droga na embalagem original e pode ser aplicada ao produto que foi reembalado em outras condições.
(    ) Se ao fracionar um medicamento, este for retirado de sua embalagem original, é necessário calcular uma nova data de validade, levando-se em conta a natureza da droga embalada, as características da embalagem e as condições de armazenamento.
(    )  Emulsões de uso interno, estáveis, com conservante e sob refrigeração devem ser utilizadas em até um (1) mês após violado o lacre da embalagem primária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - V - F.
2
Considere Portaria nº 4.283, de 30 de dezembro de 2010, aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.
Sobre os objetivos da Farmácia Hospitalar segundo a Portaria nº 4.283, assinale a alternativa INCORRETA:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4283_30_12_2010.html. Acesso em: 23 jan. 2023.
A
Assegurar o desenvolvimento de práticas clínico-assistenciais que permitam monitorar a utilização de medicamentos e outras tecnologias em saúde.
B
Garantir o abastecimento, dispensação, acesso, controle, rastreabilidade e uso irracional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
C
Desenvolver ações de assistência farmacêutica, articuladas e sincronizadas com as diretrizes institucionais.
D
Otimizar a relação entre custo, benefício e risco das tecnologias e processos assistenciais.
3
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupa uma área hospitalar destinada ao atendimento de pacientes críticos e especializados, que necessitam de suporte à vida e recebem muitos medicamentos e intervenções. As UTIs desempenham um papel decisivo na chance de sobrevida de pacientes gravemente enfermos. Esse departamento corresponde a 30% dos recursos financeiros da unidade hospitalar mesmo que possuam menos de 10% dos leitos ocupados. Sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Farmácia Satélite, analise as afirmativas a seguir:
I- Para suprir as necessidades da UTI, é fundamental ter uma farmácia satélite dentro da unidade funcionando 24 horas na finalidade de oferecer atendimento exclusivo aos pacientes desta unidade, fornecendo medicamentos e materiais de forma ágil e segura.
II- O serviço da satélite na UTI colabora com uma dispensação segura e adequada, porém aumenta os custos associados à terapia medicamentosa.
III- Devido às complexidades encontradas na UTI, como pacientes nefropatas, transplantados, neonatos, entre outros, são necessários maiores cuidados na atenção destes pacientes, pois em geral há uma grande combinação de medicamentos potencialmente perigosos, o que exige a presença de um profissional farmacêutico qualificado, atualizado e experiente atuando dentro da instalação.
IV- As Farmácia Satélites das UTIs possuem as seguintes atribuições: selecionar, registrar e dispensar os medicamentos conforme prescrição médica; fornecer informação sobre medicamentos à equipe de saúde; e de aplicar manuais, protocolos e formulários para a dispensação correta dos medicamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.cff.org.br/userfiles/2012%20-%20Estudante%20-%20Brenner%20Castro%20Silva%20e%20Jaqueline%20Vaz%20de%20Oliveira(1).pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
A
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
4
A Nutrição Parenteral total consiste na administração de todos os nutrientes necessários à sobrevida, por via endovenosa. Visa manter a homeostase metabólica e inibir perda nos balanços calórico, hídrico, eletrolítico e nitrogenado. Com relação à Nutrição Parenteral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As interações químicas e incompatibilidades entre os compostos na Nutrição Parenteral podem resultar em formação de precipitados, formação de glóbulos de lipídios e separação das fases.
(    ) Deve-se garantir o fornecimento de Nutrição Parenteral estável, contendo nutrientes quimicamente compatíveis, nas dosagens adequadas, estéreis e apirogênicas.
(    ) Nas incompatibilidades físicas são observadas reações de complexação entre íons, mudança de pH e fotólise.
(    ) A formulação de solução de Nutrição Parenteral é um procedimento que deve ser adaptado às necessidades individuais de cada paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
F - F - V - F.
C
V - V - V - V.
D
V - F - F - V.
5
Os medicamentos devem ser armazenados de forma que sejam asseguradas a manutenção das suas características e qualidades necessárias à sua correta utilização. Os medicamentos termolábeis necessitam de armazenamento em condições especiais de temperatura. Sua estocagem deve ser feita em câmaras frias, refrigeradores ou congeladores e devem seguir alguns cuidados e critérios de conservação e armazenamento. Sobre os critérios de conservação e armazenamento, analise as afirmativas a seguir:
I- Produtos refrigerados devem ser armazenados em câmaras frigoríficas, refrigerados ou geladeiras, destinadas a estocagem e conservação de produtos farmacêuticos e manter a temperatura entre 2 e 8 ºC .
II- Produtos congelados devem manter ser armazenados em câmaras frigoríficas ou freezers, destinados à estocagem e conservação de produtos farmacêuticos e a temperatura estar entre -20 a -10 ºC.
III- Os aparelhos de armazenamento, câmaras frigoríficas, refrigerados, geladeiras, câmaras frigoríficas e freezers não necessariamente precisam ser destinados à estocagem e conservação de produtos farmacêuticos.
IV- Estes aparelhos de armazenamento de medicamentos termolábeis não precisam ser de uso exclusivo para esta finalidade, os funcionários da farmácia podem armazenar seus alimentos também, desde que estejam na área da farmácia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
6
A garantia de qualidade das formulações de Nutrição Parenteral (NPT) está diretamente relacionada ao rigoroso controle de qualidade, que é o conjunto de atividades de teste utilizadas para determinar que o produto preencha os requisitos de qualidade (pureza, apirogenicidade e esterilidade). Para isso esse processo exige a existência de procedimentos operacionais padrão. Referente à forma de realização do Controle de Qualidade das NPT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve haver inspeção visual durante todo o processo (ausência de partículas, mudanças de cor, separação de fases, integridade do frasco).
(    ) Deve-se realizar a conferência da NPT manipulada antes da rotulagem.
(    ) Deve-se realizar o controle microbiológico de todas as bolsas de NPT manipuladas.
(    ) O controles microbiológicos de todo o processo deve ocorrer mensalmente.
(    ) Deve-se realizar o controle microbiológico de toda matéria-prima utilizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: NEUWIEM, A. L. F. Gerenciamento de FarmáciaHospitalar. Indaial: UNIASSELVI, 2014.
A
V - F - V - F - F.
B
F - V - V - V - F.
C
V - F - V - F - V.
D
V - F - F - F - V.
7
A RDC nº 430/2020, que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, entrou em vigor no dia 16 de março/2021. Existem alguns cuidados gerais para armazenamento de medicamentos e insumos farmacêuticos que devem ser seguidos.
De acordo com os cuidados citados na RDCº 430/2020, assinale a alternativa INCORRETA:
Fonte: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2957539/RDC_430_2020_.pdf/7ea80fbc-2d85-4470-85b3-888472f0174a. Acesso em: 23 jan. 2023.
A
A estocagem nunca deve ser efetuada diretamente em contato com o piso, encostado na parede, muito próximos ao teto e nem em lugar que receba luz solar direta.
B
Deve haver uma área de quarentena destinada para a separação dos produtos recebidos, rejeitados, vencidos, recolhidos ou devolvidos.
C
Produtos inflamáveis devem ser armazenados em instalação localizada fora do prédio principal para evitar riscos de explosão. O ambiente deve ser ventilado e ter proteção contra incêndios.
D
A liberação de medicamentos e insumos farmacêuticos para entrega deve obedecer a ordem cronológica da validade dos lotes, ou seja, os lotes que vencem por último devem ser expedidos primeiro.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
8
A profissão farmacêutica está, historicamente, entre as mais antigas atividades profissionais, tendo como princípio fundamental a melhoria da qualidade de vida da população, prestando ao longo da sua existência relevantes serviços à humanidade. Sobre a Histórico da Farmácia, analise as afirmativas a seguir:
I- Desde a Idade Média, a medicina e a farmácia desenvolviam-se de forma conjunta, sob a responsabilidade de religiosos dos conventos, nas boticas e nos hortos de plantas medicinais. Registros apontam que no século XIX, a botica denominou-se farmácia e assumiu grande importância nos hospitais. Nesta época, além do armazenamento e da dispensação dos medicamentos, o farmacêutico hospitalar era responsável pela manipulação de praticamente todos os medicamentos então disponíveis.
II- No final do século XIX, o setor farmacêutico mundial começou a se organizar tendo como fundamento a revolução química.  Entre os anos de 1880 e 1930, ocorreram inovações no setor farmacêutico de pesquisa médica, pelos laboratórios públicos e privados, a fim de produzir soros, vitaminas e vacinas.
III- Com o término da Segunda Guerra Mundial, após 1945, ocorreram a explosão farmacológica e o surgimento da indústria farmacêutica norte-americana. O setor farmacêutico mundial se consolidou e deu início à produção em massa com o isolamento e à síntese de vitaminas, corticosteroides, hormônios sexuais e antibacterianos, com consequente diversificação da oferta e da demanda por medicamentos.
IV- Em 1980, no Brasil, os serviços de farmácia hospitalar, representados pelas Santas Casas de Misericórdia e hospitais-escola, passaram a se desenvolver e a se modernizar. A Lei nº 5.991 estabeleceu que toda farmácia (inclusive a farmácia hospitalar) deve ser assistida por farmacêutico responsável técnico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: FERREIRA, N. J. M. Esquema sobre o ciclo da assistência farmacêutica. Acervo de Recursos Educacionais em Saúde. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2015. p. 33.
KORNIS, G. E. M.; BRAGA, M. H.; PAULA, P. A. Transformações recentes da indústria farmacêutica: um exame da experiência mundial e brasileira no século XXI. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, p. 885-908, 2014.
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
Revisar Conteúdo do Livro
9
A farmácia central tem o objetivo de receber e armazenar os insumos farmacêuticos, bem como distribuir os esses produtos às demais unidades hospitalares. Para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar devem existir alguns ambientes (áreas), analise as afirmativas a seguir:
I- Área para armazenamento.
II- Área de dispensação.
III- Área de aplicação de injetáveis.
IV- Área para atendimento farmacêutico.
V- Área para administração.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas III e IV estão corretas.
B
As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas I, II e III estão corretas.
10
Os programas de seleção de medicamentos surgiram em hospitais por iniciativa dos serviços da farmácia, muito antes de informações técnicas da OMS sobre medicamentos essenciais. As comissões de farmácia e terapêutica nos hospitais, encarregadas de propor a seleção dos medicamentos que passam a fazer parte da relação de medicamentos padronizadas do hospital, tem tido, sempre um caráter multidisciplinar e base em critérios semelhantes aos propostos nos informes da OMS para a seleção de medicamentos essenciais (BRASIL, 1994). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A relação de medicamentos padronizados é um material que traz a relação de todos os medicamentos que já foram usados e os atualmente selecionados para uso no hospital e informações essenciais sobre estes medicamentos. É muito importante que o hospital desenvolva um Guia Farmacoterapêutico, instrumento que disponibiliza as informações básicas e fundamentais sobre cada um dos medicamentos constantes, orientando e subsidiando os prescritores na definição crítica do tratamento mais adequado para cada paciente, contribuindo para o uso mais criterioso e irracional dos medicamentos.
PORQUE
II- Depois da realização da padronização é necessário que se faça a especificação, classificação e codificação do item. A especificação consiste em fazer uma descrição do item. Esta descrição deve incluir: dosagem, forma farmacêutica, volume ou peso e nomenclatura do fármaco, segundo a denominação comum brasileira (DCB). O recomendado é que a especificação seja detalhada de forma que seja de fácil entendimento para os fornecedores e usuários.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D
As duas asserções são proposições falsas.

Continue navegando

Outros materiais