Buscar

158

Prévia do material em texto

Claro! Aqui está uma lista de exercícios de literatura para o nível superior, mais desafiadora e abrangente:
1. **Análise Intertextual**: Compare "Os Lusíadas" de Luís de Camões com "Canto Geral" de Pablo Neruda em termos de abordagem épica e nacionalismo. Como essas obras refletem diferentes perspectivas sobre a identidade nacional?
2. **Estudo de Gênero e Forma**: Analise a influência do surrealismo nas obras de Murilo Mendes, como "Poemas" (1930). Como Mendes adapta os princípios surrealistas à sua poesia brasileira?
3. **Teoria Literária**: Aplique os conceitos de "dialogismo" e "polifonia" de Bakhtin à análise de um romance de Machado de Assis, como "Quincas Borba". Como esses conceitos ajudam a entender a complexidade da narrativa machadiana?
4. **Literatura Comparada**: Compare a representação da mulher nas obras "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector e "Laços de Família" de Clarice Lispector. Como Lispector aborda a feminilidade e a identidade feminina em diferentes contextos literários?
5. **Estudo de Autor**: Explore a relação entre a vida e a obra de Oswald de Andrade, com foco em seu manifesto "Manifesto Antropófago" e na peça "O Rei da Vela". Como sua visão artística se manifesta em suas criações literárias e teatrais?
6. **Crítica Literária**: Analise a crítica social presente na obra "São Bernardo" de Graciliano Ramos. Como Ramos utiliza o protagonista Paulo Honório para explorar questões como poder, exploração e alienação na sociedade brasileira?
7. **Literatura e Sociedade**: Discuta a representação da violência urbana na literatura contemporânea brasileira, utilizando obras como "Cidade de Deus" de Paulo Lins e "O Sol na Cabeça" de Geovani Martins. Como esses autores abordam as complexidades da vida nas favelas e periferias?
Esses exercícios foram elaborados para desafiar estudantes de nível superior a aplicar teorias literárias complexas e realizar análises profundas das obras, relacionando-as com seus contextos históricos, sociais e culturais.

Continue navegando