Buscar

159

Prévia do material em texto

Claro, aqui está uma lista de exercícios de literatura para o nível superior:
1. **Análise Comparativa de Estilos**: Compare as técnicas narrativas de Machado de Assis em "Dom Casmurro" com as de José Saramago em "Ensaio sobre a Cegueira". Discuta como esses autores abordam a construção de personagens e a desconstrução de convenções literárias.
2. **Interpretação de Textos Pós-coloniais**: Analise o papel da oralidade na obra "Macunaíma" de Mário de Andrade e como ela contribui para a desconstrução de estereótipos culturais. Relacione essa análise com os debates sobre identidade nacional e pós-colonialismo.
3. **Teoria Literária e Poesia Visual**: Estude as teorias da poesia concreta de Haroldo de Campos e Augusto de Campos e aplique esses conceitos na análise de uma obra concreta brasileira contemporânea.
4. **Estudo de Gêneros Literários**: Explore a influência do realismo mágico na literatura latino-americana do século XX, com foco em obras de Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges e Isabel Allende. Analise como esses autores utilizam elementos fantásticos para representar questões sociais e políticas.
5. **Crítica Literária e Gênero**: Escreva um ensaio sobre a representação da feminilidade na literatura brasileira contemporânea, utilizando obras de autoras como Clarice Lispector, Conceição Evaristo e Lygia Fagundes Telles como exemplos.
6. **Literatura e Sociedade**: Analise como as obras de Lima Barreto refletem e criticam as transformações sociais e políticas no Brasil do início do século XX. Discuta temas como racismo, marginalização social e burocracia estatal em suas narrativas.
7. **Estudo Interdisciplinar**: Explique como a psicanálise pode ser aplicada à interpretação de obras literárias, utilizando um conto de Franz Kafka ou um romance de Clarice Lispector como exemplo.
Esses exercícios são projetados para desafiar estudantes de literatura no nível superior a aplicar teorias literárias complexas, contextualizando-as em obras específicas e estimulando a reflexão crítica sobre temas literários e sociais.

Continue navegando