Buscar

160

Prévia do material em texto

Claro! Aqui está uma lista de exercícios de literatura para o nível superior, com um foco mais aprofundado e analítico:
1. **Análise de Intertextualidade**: Explore como a presença de referências literárias e culturais enriquece a obra "O Guarani" de José de Alencar. Identifique e analise pelo menos três exemplos de intertextualidade na obra.
2. **Estudo de Vanguardas Literárias**: Compare as características estilísticas do Modernismo brasileiro com as do Modernismo europeu, destacando influências mútuas e especificidades regionais. Utilize obras-chave de autores como Oswald de Andrade e T.S. Eliot para embasar sua análise.
3. **Teoria da Receção Literária**: Analise como as diferentes interpretações de "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa ao longo do tempo refletem mudanças nas preocupações críticas e estéticas da literatura brasileira. Considere a recepção inicial da obra e suas interpretações contemporâneas.
4. **Literatura Comparada**: Compare a representação do "herói nacional" em "Macunaíma" de Mário de Andrade e em "O Guarani" de José de Alencar. Discuta como cada autor aborda as questões de identidade nacional e mitificação do herói.
5. **Estudo de Poética**: Analise a relação entre forma e conteúdo em pelo menos três poemas de Carlos Drummond de Andrade, examinando como a estrutura poética contribui para a expressão de temas e emoções.
6. **Crítica Literária Feminista**: Utilize uma abordagem feminista para analisar a representação das personagens femininas em "Quincas Borba" de Machado de Assis. Discuta como essas personagens são construídas e como suas experiências refletem questões de gênero na sociedade brasileira do século XIX.
7. **Pós-Colonialismo na Literatura Brasileira**: Investigue como "Terra Sonâmbula" de Mia Couto aborda temas de identidade, memória e resistência pós-colonial em Moçambique, e compare esses temas com obras que exploram questões semelhantes na literatura brasileira.
Esses exercícios são desafiadores e destinados a promover uma compreensão mais profunda e crítica da literatura, adequados para estudantes de nível superior e pesquisadores na área.

Continue navegando