Buscar

162

Prévia do material em texto

Claro! Aqui está uma lista de exercícios de literatura para o nível superior, mais desafiadora e abrangente:
1. **Análise Intertextual**: Compare "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa com "Os Sertões" de Euclides da Cunha em termos de representação do sertão brasileiro e suas consequências históricas. Como essas obras dialogam entre si?
2. **Estudo de Gênero Literário**: Analise a poesia de Cecília Meireles à luz do Modernismo brasileiro, destacando sua contribuição para o gênero lírico e seu impacto na renovação da linguagem poética.
3. **Teoria Crítica**: Utilize o conceito de "mimesis" de Aristóteles para analisar a representação da realidade na literatura contemporânea. Como a noção de imitação se relaciona com a literatura pós-moderna?
4. **Estética Literária**: Discuta a relação entre forma e conteúdo na prosa de Clarice Lispector, considerando seu estilo experimental e a interconexão entre a linguagem e a experiência humana.
5. **Literatura Comparada**: Compare a representação do realismo mágico na literatura latino-americana com o surrealismo na literatura europeia. Quais são as semelhanças e diferenças entre esses movimentos literários?
6. **Crítica Feminista**: Analise obras de autoras brasileiras contemporâneas, como Conceição Evaristo e Adélia Prado, sob uma perspectiva feminista. Como essas escritoras abordam questões de gênero, raça e classe em suas obras?
7. **Estudo de Autor**: Faça uma análise da obra completa de Guimarães Rosa, explorando temas recorrentes, técnicas literárias e o contexto histórico-social que influenciou sua produção literária.
8. **Literatura e Sociedade**: Investigação sobre o papel da literatura na construção da identidade nacional brasileira, considerando autores como Machado de Assis, Euclides da Cunha e Lima Barreto.
Esses exercícios são destinados a alunos de nível superior em literatura e visam promover uma análise crítica e aprofundada dos temas, gêneros e autores relevantes para o campo literário.

Continue navegando