Buscar

MUDANÇAS DA LEI 8666 E LEI 14133 rotina de compras

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS
LEI 14133
1. legalidade, 
2. impessoalidade, 
3. moralidade, 
4. igualdade, 
5. publicidade,
6. probidade administrativa, 
7. vinculação ao instrumento convocatório,
8. julgamento objetivo, 
9. competitividade, 
10. seletividade, 
11. adjudicação compulsória, 
12. probidade administrativa, 
13. economicidade e 
14. sustentabilidade
LEI 8666
1. Legalidade
2. Impessoalidade
3. Moralidade
4. Igualdade
5. Publicidade
6. Probidade administrativa
7. Vinculação ao instrumento convocatório
8. Julgamento objetivo
Técnicas de critério de julgamento
Lei nº 14.133/2021 
1. Menor preço [T6, Art. 34]: Neste critério, a proposta mais vantajosa para a Administração é aquela de menor preço.
2. Maior desconto [T5, Art. 34, § 2º]: O julgamento por maior desconto tem como referência o preço global fixado no edital de licitação, e o desconto será estendido aos eventuais termos aditivos.
3. Melhor técnica ou conteúdo artístico [T5, Art. 35]: Considera exclusivamente as propostas técnicas ou artísticas apresentadas pelos licitantes.
4. Técnica e preço [T6, Art. 36]: Considera a maior pontuação obtida a partir da ponderação, segundo fatores objetivos previstos no edital, das notas atribuídas aos aspectos de técnica e de preço da proposta.
lei 8666
Menor preço: Nesse critério, a proposta de menor valor é selecionada como vencedora, desde que atenda a todos os requisitos do edital.
Melhor técnica: Esse critério é utilizado em serviços de natureza predominantemente intelectual, como elaboração de projetos. A proposta é avaliada com base na qualidade técnica e na capacidade do licitante em executar o serviço.
Técnica e preço: Nesse critério, são avaliados tanto aspectos técnicos quanto o preço da proposta. A qualidade técnica e a capacidade do licitante são consideradas, mas também leva-se em conta o valor oferecido.
MODALIDADES:
Lei nº 14.133/2021 
1. Pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto [T1, Art. 41];
2. Concorrência: modalidade de licitação utilizada para contratações de maior vulto, cujo critério de julgamento pode ser o de menor preço ou o de melhor técnica ou conteúdo artístico [T1, Art. 42];
3. Concurso: modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor [T1, Art. 39];
4. Leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance [T1, Art. 40];
5. Diálogo competitivo: modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos [T1, Art. 32].
LEI 8666
I - concorrência;
II - tomada de preços;
III - convite;
IV - concurso;
V - leilão.
PRAZOS
LEI 14133
Art. 55. Os prazos mínimos para apresentação de propostas e lances, contados a partir da data de divulgação do edital de licitação, são de:
I - para aquisição de bens:
a) 8 (oito) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto;
b) 15 (quinze) dias úteis, nas hipóteses não abrangidas pela alínea “a” deste inciso;
II - no caso de serviços e obras:
a) 10 (dez) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto, no caso de serviços comuns e de obras e serviços comuns de engenharia;
b) 25 (vinte e cinco) dias úteis, quando adotados os critérios de julgamento de menor preço ou de maior desconto, no caso de serviços especiais e de obras e serviços especiais de engenharia;
c) 60 (sessenta) dias úteis, quando o regime de execução for de contratação integrada;
d) 35 (trinta e cinco) dias úteis, quando o regime de execução for o de contratação semi-integrada ou nas hipóteses não abrangidas pelas alíneas “a”, “b” e “c” deste inciso;
III - para licitação em que se adote o critério de julgamento de maior lance, 15 (quinze) dias úteis;
IV - para licitação em que se adote o critério de julgamento de técnica e preço ou de melhor técnica ou conteúdo artístico, 35 (trinta e cinco) dias úteis.
LEI 8666
· 45 (quarenta e cindo dias) para a modalidade de licitação concurso e concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";
· 30 (trinta dias) para a modalidade de licitação concorrência, nos casos não especificados da modalidade de licitação concurso, e da modalidade de licitação concorrência em relação ao contrato celebrado for no regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço”.
· 30 (trinta dias) para a modalidade de licitação tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";
· 15 (quinze dias) para a modalidade de licitação tomada de preços, sem abranger o tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço, ou leilão;
· 5 (cinco dias) úteis a modalidade de licitação convite.
Pontos de diferenças entre a Lei n.º 8.666/93 e a Lei 14.133/21
Modalidades de licitação: 
A Lei n.º 8.666/93 prevê cinco modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. 
Já a Lei n.º 14.133/21 extingue a Tomada de Preços e o Convite, e inclui o Pregão (previsto na Lei nº 10.520) e o Diálogo Competitivo como novas modalidades.
Critérios de julgamento: 
A Lei n.º 8.666/93 determina que o critério de julgamento das licitações deve ser o de menor preço ou o de melhor técnica ou preço, dependendo do tipo de objeto licitado. 
Já a Lei 14.133/21 permite o uso de outros critérios de julgamento, como o maior desconto, a melhor combinação de preço e qualidade, a técnica e o desempenho sustentável.
Fases do processo: 
A Lei n.º 8.666/93 prevê três fases no processo de licitação: habilitação, julgamento e homologação. 
Já a Lei n.º 14.133/21 acrescenta mais duas fases: planejamento e divulgação do edital e execução contratual.
Disposições sobre contratos: 
A Lei n.º 8.666/93 prevê uma série de regras para a execução dos contratos administrativos, como a obrigatoriedade de apresentação de garantias, a possibilidade de rescisão contratual e a necessidade de realização de fiscalização. 
A Lei n.º 14.133/21 mantém essas regras e acrescenta outras, como a previsão de sanções administrativas e a possibilidade de aplicação de mecanismos de incentivo à melhoria contínua do contratado.
Transparência: 
A Lei n.º 14.133/21 traz novas disposições sobre a transparência nos processos de licitação e contratação, como a obrigatoriedade de divulgação dos resultados das licitações em plataforma eletrônica de acesso público e a previsão de realização de audiências públicas para debater os projetos e editais.
Essas são algumas das principais diferenças entre a Lei n.º 8.666/93 e a Lei n.º 14.133/21. É importante lembrar que, apesar das mudanças trazidas pela nova lei, a Lei de Licitações e Contratos de 1993 ainda é aplicável em muitos casos e continua sendo uma importante referência para os processos de licitações.

Continue navegando

Outros materiais