Buscar

Combater o bullying

Prévia do material em texto

Combater o bullying envolve uma postura ativa do professor, que não deve silenciar diante de uma agressão
É papel do professor assegurar que seus alunos possam desfrutar de um ambiente educacional não-violento e, por ser a pessoa que está em contato direto com os alunos, o tempo todo, interferir em ações violentas é mais do que algo desejável, é um dever. O primeiro passo para combater o bullying na escola é fazendo com que, em seu ambiente, a diversidade seja valorizada.
Quando criamos um ambiente em que a diversidade é valorizada, fazemos com que, de forma bastante efetiva, o bullying diminua entre os estudantes, e eles se sintam mais empoderados e mais acolhidos no ambiente escolar.
Podemos valorizar a diversidade entre nossos estudantes de muitas formas e a principal delas é fazendo com que os alunos possam conviver de maneira mais proveitosa entre si.
Criar rotinas de aprendizado em conjunto e, sobretudo, a valorização do que o outro pode oferecer e do que nós podemos oferecer para o outro é uma maneira de fazermos com que a escola se torne um ambiente de socialização, de aprendizado, de enriquecimento e de formação de pessoas mais éticas, mais solidárias.
Isso pode ser feito em qualquer fase da vida de um aluno e recomenda-se que a valorização da diversidade seja tema de aulas que perpassam toda a grade escolar, transcendendo o que tomamos apenas como o conteúdo programático que deve ser atingido aula a aula.

Continue navegando