Buscar

Governança Regulatória

Prévia do material em texto

Governança Regulatória 
São políticas, ferramentas, processos e instituições que se preocupam principalmente com o desenvolvimento, implementação, administração, aplicação de novas regras/decisões e revisão/revisão da regulamentação ao longo do tempo. 
É o processo de regulamentação de regulamentos e reguladores, e regras que regem o estabelecimento e operação de uma organização. 
· processos pelos quais as organizações tomam e implementam decisões, 
· meios pelos quais essas decisões podem ser contestadas ou apeladas.
Entretanto, se utilizada de modo arbitrário e desproporcional, a regulação pode gerar efeitos nocivos substanciais aos mercados e à sociedade como um todo, tais como:
· aumento do preço dos produtos ou serviços 
· queda de investimentos 
· barreiras à entrada 
· barreiras à inovação 
· altos custos de conformidade ao setor regulado 
· aumento dos riscos
· distorções de mercado
Art. 4º A agência reguladora deverá observar, em suas atividades, a devida adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquela necessária ao atendimento do interesse público. 
Art. 5º A agência reguladora deverá indicar os pressupostos de fato e de direito que determinarem suas decisões, inclusive a respeito da edição ou não de atos normativos.
Art. 6º A adoção e as propostas de alteração de atos normativos de interesse geral dos agentes econômicos, consumidores ou usuários dos serviços prestados serão, nos termos de regulamento, precedidas da realização de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que conterá informações e dados sobre os possíveis efeitos do ato normativo.

Continue navegando

Outros materiais