Buscar

Regulação na Saúde

Prévia do material em texto

Regulação na Saúde
Processo envolvendo tentativa sustentada e focada de alterar o comportamento de outros de acordo com normas ou objetivos definidos, visando produzir um resultado identificável, exercido sob os auspícios de uma autoridade governamental (Windholz; Hodge, 2013: 6).
Imposição de regras, restrições, incentivos ou penalidades por parte do Estado nas atividades executadas por agentes atuando no mercado, visando obter determinados resultados sociais e econômicos para a sociedade.
A regulação se característica pela função do Estado de organizar a vida em sociedade, necessária para o cumprimento dos diversos deveres a ele atribuídos. A regulação existe para possibilitar a consecução dos objetivos coletivos pactuados pelo corpo social. É característica de um certo modelo econômico, aquele em que o Estado não assume diretamente o exercício de atividade empresarial, mas intervém enfaticamente no mercado utilizando instrumentos de autoridade.
No âmbito de saúde, a constituição dita que, no Art. 200. Ao SUS compete (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. A vigilância sanitária faz uso da regulação para atuar de forma abrangente na promoção e proteção da saúde. 
image1.png

Continue navegando

Outros materiais