Buscar

d Ambiental 7

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		
	
	
	
	
	
	
	 
		1
          Questão 
	
	
	O Programa Nacional de Controle do Ar (PRONAR) é um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção porque:
		
	
	tutela a difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	tutela o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional do solo.
	
	Tutela as condições limitantes estabelecidas para a qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário (banho público).
	
	tutela a saúde e o bem-estar das populações e a melhoria da qualidade de vida com o objetivo de permitir o desenvolvimento econômico e social do pais de forma ambientalmente segura, pela limitação dos níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica. 
	
	disciplina o lançamento de efluentes, vedando terminantemente o lançamento de quaisquer efluentes, direta ou indiretamente, nos corpos de água sem o devido tratamento.
	Respondido em 17/04/2024 20:13:23
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão 
	
	
	Um espaço público, como uma praça com muitas árvores e jardins, é classificado pela doutrina como:
		
	
	meio ambiente artificial.
	
	meio ambiente laboral.
	
	meio ambiente natural
	
	meio ambiente cultural.
	
	meio ambiente do trabalho.
	Respondido em 17/04/2024 20:20:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão 
	
	
	A respeito da tutela do meio ambiente na legislação brasileira, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	O meio ambiente cultural só foi contemplado na legislação brasileira a partir do final do século XX, quando o modelo positivista de hierarquização de culturas foi finalmente superado na sociedade brasileira.
 
	
	O meio ambiente artificial não é contemplado em nenhum artigo constitucional, o que auxilia na prevenção do processo de transformação de paisagens naturais em artificiais.
 
	
	O meio ambiente natural é caracterizado apenas em seus elementos bióticos, constituindo-se um erro na legislação brasileira.
 
	
	O meio ambiente do trabalho está ligado à sadia qualidade de vida no ambiente laboral e é contemplado na legislação brasileira apenas em normas específicas para categorias de trabalho rural.
 
	
	A legislação brasileira contempla os diferentes tipos de meio ambiente, com o objetivo de garantir a sadia qualidade de vida de todos.
	Respondido em 17/04/2024 20:21:07
	
Explicação: 
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 7, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
· O meio ambiente natural é formado pelos elementos abióticos também, tais como o ar, o solo e a água, algo explicitado na legislação brasileira.
· A constituição federal contempla o meio ambiente artificial nos artigos 182 e 183, por exemplo.
· O meio ambiente cultural está contemplado de alguma forma desde 1937 na legislação brasileira, com o Decreto-Lei 25/37.
· O meio ambiente do trabalho é contemplado em legislação que abrange também o todo da sociedade brasileira, não apenas a categoria dos trabalhadores rurais.
	· 
	
	 
		4
          Questão 
	
	
	O ar, o solo e a água são recursos naturais indispensáveis à vida. No entanto, as alterações causadas ao meio ambiente, decorrentes da ação humana ao liberar toda e qualquer forma de matéria ou energia, em desacordo com as normas ambientais, causam poluição e degradam o meio ambiente, colocando em risco a saúde, a segurança e o bem-estar comum. Em algumas situações, a poluição é de tal forma devastadora que os danos tornam-se irreparáveis. O conceito de poluição é previsto: 
		
	
	Na Lei 9.433/97, Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH. 
	
	Na Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA. 
	
	No Estatuto da Cidade, que estabelece diretrizes gerais sobre a Política Urbana, Lei 10.257/2001. 
	
	Na Política Nacional sobre Mudanças do Clima- PNMC, Lei 12.187/2009.
	
	Na Lei 6.938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA. 
	Respondido em 17/04/2024 20:14:38
	
	
	 
		5
          Questão 
	
	
	O Plano Diretor é o principal instrumento da Política Urbana disciplina nos artigos 182 e 183 da Constituição Federal. O mesmo é obrigatório para municípios com mais de:
		
	
	Dez mil habitantes
	
	Vinte mil habitantes.
	
	Trinta mil habitantes
	
	Quarenta mil habitantes
	
	Cinquenta mil habitantes
	Respondido em 17/04/2024 20:16:49
	
Explicação: 
Conforme dispõe o artigo 182, § 1º da Constituição Federal, o plano diretor é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.
 
	
	
	 
		6
          Questão 
	
	
	(XX Exame OAB). O prefeito do Município Alfa, que conta hoje com 30 (trinta) mil habitantes e tem mais de 30% de sua área constituída por cobertura vegetal, consulta o Procurador Geral do Município para verificar a necessidade de edição de Plano Diretor, em atendimento às disposições constitucionais e ao Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01). Sobre o caso, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O Plano Diretor será necessário na abrangência da região urbana do município, regendo, no que tange à área de cobertura vegetal, as normas da Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	Será necessária a edição de Plano Diretor, aprovado por lei municipal, que abrangerá todo o território do Município Alfa, em razão do seu número de habitantes.
	
	O Plano Diretor será necessário apenas perante o estado por se tratar de instrumento obrigatório para este.
	
	O Plano Diretor não será necessário, tendo em vista que todos os municípios com mais de 20 (vinte) mil habitantes estão automaticamente inseridos em "aglomerações urbanas", que, por previsão legal, são excluídas da necessidade de elaboração de Plano Diretor.
	
	O Plano Diretor não é necessário, tendo em vista a área de cobertura vegetal existente no Município Alfa, devendo este ser substituído por Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA).
	Respondido em 17/04/2024 20:18:26
	
Explicação: 
Conforme determina a Constituição Federal de 1988, seus artigos 182, § 1º, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Deverá ser aprovado pela Câmara Municipal, sendo este obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes. O Estatuto da Cidade confirma a norma constitucional ao prever que o plano diretor é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, Lei n. 10.257/01, artigo  41, inciso I.
	
	
	 
		7
          Questão 
	
	
	O Plano Diretor é um dos instrumentos básicos para o pleno desenvolvimento das funções ambientais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com relação, exclusivamente, ao número de habitantes, o Plano Diretor é obrigatório quando o município possui mais de
		
	
	50 mil habitantes
	
	20 mil habitantes
	
	30 mil habitantes
	
	60 mil habitantes
	
	100 mil habitantes
	Respondido em 17/04/2024 20:19:45
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão 
	
	
	De acordo com a doutrina de Direito Ambiental quais as formas que podemos classificar o meio ambiente:
		
	
	meio ambiente florestal, meio ambiente estadual, meio ambiente artificial e meio ambiente internacional.
	
	meio ambiente distrital, meio ambiente natural, meio ambiente federal e meio ambiente cultural.
	
	meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.
	
	meio ambiente municipal, meio ambiente estadual, meio ambiente federal e meio ambiente distrital.
	Respondidoem 17/04/2024 20:19:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
image4.gif
image5.gif
image6.gif
image7.png
image1.png
image2.gif
image3.gif

Continue navegando