Buscar

d Ambiental 8

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		
	
	
	
	
	
	
	 
		1
          Questão 
	
	
	De acordo com a lei de crimes ambientais, lei n. 9.605/98, qual é a pena por obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais?
		
	
	detenção, de dois a três anos.
	
	detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
	
	detenção, de um a três anos, e multa.
	
	detenção, de dois a seis anos, e multa
	
	detenção, de um a seis anos, e multa
	Respondido em 17/04/2024 20:22:21
	
Explicação: 
De acordo com a lei de crimes ambientais, em seu artigo 69. Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais: Pena - detenção, de um a três anos, e multa.
	
	
	 
		2
          Questão 
	
	
	(FGV - Exame de Ordem - 2010.3 - MODIFICADA) O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV é uma espécie do gênero Avaliação de Impacto Ambiental e está disciplinado no Estatuto da Cidade, que estabelece e enumera os instrumentos da política de desenvolvimento urbano. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental substitui a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental.
	
	O estudo de impacto de vizinhança só pode ser exigido em área rural pelo órgão ambiental municipal.
	
	A elaboração de estudo de impacto de vizinhança não substitui a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, requerida nos termos da legislação ambiental. 
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental é exigida para analisar o andamento populacional e a geração de tráfego e demanda por transporte público advindos da edificação de um prédio. 
	
	As atividades de relevante e significativo impacto ambiental que atingem mais de um Município são precedidas de estudo de impacto de vizinhança. 
	Respondido em 17/04/2024 20:25:02
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão 
	
	
	Marque a resposta correta: em sede de tutela administrativa, destaca-se, entre os instrumentos repressivos:
		
	
	a imposição de sanções administrativas previstas na Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	o licenciamento ambiental e a avaliação de impacto ambiental
	
	os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental
	
	o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais
	
	o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental
	Respondido em 17/04/2024 20:27:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão 
	
	
	A responsabilidade civil por grave acidente ambiental ocorrido em uma região de determinado estado da Federação será:
		
	
	subjetiva, informada pela teoria do risco proveito.
	
	objetiva, informada pela teoria do risco criado.
	
	subjetiva, informada pela teoria do risco integral.
	
	objetiva, informada pela teoria do risco integral.
	
	subjetiva, informada pela teoria do risco criado.
	Respondido em 17/04/2024 20:34:20
	
	
	 
		5
          Questão 
	
	
	Dispondo sobre o ônus da prova nas ações ambientais, marque a alternativa correta:
		
	
	O ônus da prova nas ações ambientais em regra é do poluidor. Além disso, a responsabilidade sobre os danos causados é objetiva, sendo certo também que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem a natureza jurídica de bem difuso, pertencente a todos de forma indistinta.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais não depende da inversão ope legis com base em normas de inversão legal, mas sim ope judicis, sujeita à inversão judicial.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é do réu somente quando se tratar de Ação Civil Pública, pois nas demais demandas ambientais a prova sempre caberá ao autor.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é da parte autora, que se diz vítima do dano ambiental, porque a responsabilidade sobre os danos causados é subjetiva, exigindo a comprovação dano, sua extensão e valoração, nexo de causalidade e a culpa do agente.
	
	O ônus da prova nas ações ambientais é da parte autora, seja poluidora ou vítima do dano ambiental, em razão da regra do Código de Processo Civil que estabelece caber ao autor a prova dos fatos constitutivos de seu direito, valendo lembrar a máxima de que a prova cabe a quem alega.
	Respondido em 17/04/2024 20:28:57
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão 
	
	
	Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
		
	
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados.
	
	O poluidor, aqule que causa poluição ambiental, ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa, 
	
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	Respondido em 17/04/2024 20:30:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão 
	
	
	Quando se fala em responsabilidade civil ambiental, que é objetiva, como se sabe, faz-se imperioso refletir a respeito do princípio de Direito Ambiental do poluidor pagador. A responsabilidade, assim, estimula a proteção ao meio ambiente, já que faz o possível poluidor investir na prevenção do risco ambiental decorrente de sua atividade. Um dos objetivos deste princípio, portanto, é o de internalizar no preço as externalidades produzida a que se denomina:
		
	
	Custos ambientais
	
	Ocorrência ambiental
	
	Indenização ambiental 
	
	Reparação ambiental l
	
	Compensação ambiental
	Respondido em 17/04/2024 20:33:12
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão 
	
	
	A respeito do dano e da responsabilidade ambiental, verifique a situação hipotética relatada a seguir:
A expansão urbana de determinada capital estadual brasileira leva a um aumento de pressão de urbanização sobre terrenos, lotes e espaços públicos ou privados até então cobertos com vegetação nativa. Em áreas de periferia, esses terrenos são desmatados e dão lugar a comunidades carentes, sem planejamento urbano e sem instalação prévia de equipamentos urbanos necessários à sadia qualidade de vida. Nessa localidade, Carlos decide cortar as árvores de um terreno próximo à casa de seus pais, para poder construir sua própria casa.
A respeito da situação hipotética relatada, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	Opoder público não pode ser responsabilizado, caso tenha privilegiado a reparação pecuniária dos danos ambientais.
 
	
	Além do dano ambiental imediato, a falta de planejamento urbano adaptado às diferente realidades leva a danos patrimoniais individuais, quando ocorrem desastres nesses locais.
 
	
	Carlos não poderá ser responsabilizado, pois não se trata de pessoa jurídica e ele não visa o lucro em sua ação.
 
	
	Não se pode caracterizar como dano ambiental o impacto causado pela comunidade, pois se trata de um impacto coletivo, não individual.
 
	
	Como se trata de ação de várias pessoas de maneira espontânea, ninguém poderá ser responsabilizado pelo desmatamento na comunidade de Carlos e, portanto, não há dano ambiental.
 
	Respondido em 17/04/2024 20:32:03
	
Explicação: 
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 8, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
· Pessoas físicas também podem ser responsabilizadas por dano ambiental causado.
· O próprio poder público, o proprietário da área, ou ainda outros entes podem ser responsabilizados. Além disso, o que caracteriza o dano ambiental é o prejuízo de ordem ambiental causado pela ação.
· Por princípio, deve-se priorizar a prevenção do dano, ao invés da reparação do mesmo. Além disso, a reparação pecuniária não se aplica a todos os casos e não é capaz de reverter o impacto ambiental causado.
image4.gif
image5.gif
image6.gif
image7.gif
image8.png
image1.png
image2.gif
image3.gif

Continue navegando