Buscar

PRINCIPIOS E DIREITRIZES

Prévia do material em texto

UNIVERSALIDADE
DIREITO AO ACESSO ÁS AÇÕES E SERVIÇOS GARANTIDOS A TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SEXO, RAÇA , RENDA, OCUPAÇÃO, ETC. TODOS OS BRASILEIROS PASSAM A TER DIREITO A SAUDE, EM TODOS OS NIVEIS QUE SE VENHA A OFERECER.
EQUIDADE
GARANTE A IGUALDADE DA ASSISTENCIA A SAUDE, SEM PRECONCEITOS OU PRIVILEGIOS DE QUALQUER ESPECIE. ATENDE AS NECESSIDADES REAIS DA POPULAÇÃO, OFERECE ASSISTENCIA EM QUANTIDADE E QUALIDADE SUFUCIENTE. 
INTEGRALIDADE
CONSIDERA O SER HUMANO COMO UM TODO, DEVENDO AÇÕES DE SAUDE PROCURAR ATENDER A TODAS AS SUA NECESSIDADES, SEJA NO AMBITO DA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA SAUDE, NOS VARIOS NIVEIS DE COMPLEXIDADE.
D
O
U
T
R
I
N
A
R
I
O
S
HIERARQUIZAÇÃO
ESTABELECIMENTOS PUBLICOS E PRIVADOS, FORMANDO UMA REDE COM TECNOLOGIA CRESCENTE, AREA GEOGRAFICA DELIMITADA E POPULAÇÃO DEFINIDA.
PARTICIPAÇÃO 
POPULAR
DEMOCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS DECISORIOS MEDIANTE PARTICIPAÇÃO DOS USUARIOS DOS SERVIÇOS DE SAUDE NOS CHAMADOS CONSELHOS DE SAUDE, PODENDO SER LOCAIS, MUNICIPAIS, ESTADUAIS OU FEDERAIS.
DESCENTRALIZAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA
REDESTRIBUIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES QUANTO AS DECISÕES, AÇÕES E SERVIÇOS DE SAUDE NOS VARIOS NIVEIS DE GOVERNO. MUNICIPALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAUDE, TORNANDO O MUNICIPIO GESTOR.
O
R
G
A
N
I
Z
A
T
I
V
O
S

Continue navegando

Outros materiais