Buscar

AUTO AVAVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

MESTRADO EM GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: MA001-vEA –  ECOLOGIA
AUTO AVALIAÇÃO
 
MESTRANDO: BAPTISTA AFONSO CAMUEJE GONGA 
PAÍS : ANGOLA
CIDADE: MALANJE
Angola, 2024
1. O que é a ecologia: Ecologia é o estudo ciêntifico das interações dos organismos com o seu ambiente. Que determina a distribuição e a abundancia dos mesmo organismos.
2. Difina os níveis de organização externa dos seres vivos (organismo, população, comunidade, ecossistema e a biosfera).
a) Organismo: É um sistema biologico fundamental, que pode estar formado por uma única célula (organismo unicélular), ou por milhões de células especializadas e organizadas em tecidos e orgãos.
b) População: É um grupo temporal e especial (isto é, que vivem em lugar e momento determinado) de individuos da mesma especie que se reproduzem por introcruzamento (aquele que cruzam entre si).
c) Comunidade: É o conjuntode todos as povoações de organismos vivos de todas as especie, que se encontram em uma determinada ária, num determinado momento.
d) Ecossistema: É um sistema sosciologico complexo, onde o homem constituem parte activo e é o agente principal de sua transformação e funcionamento.
e) Biosfera É o conjunto de todos os ecossistemas naturais que ,por sua vez, são formados por todos os organismos vovos ( biocenose) e pelo ambiente Físico que habitam (biotipo). É o ecossistema total da terra.
3. Nomeie e explique cada um dos atributos principais de cada nível de organismo, que permite fazer uma avaliação e acompanhamento ao longo do tempo:
Os níveis de organização são:
1- Paisagem (regional). Atributos:
a) Composição: identidade, distribuição padrões coletivas de distribuição de especie requeza e endomismo.
b) Estrutura: Heterogeniedade, conexão, união, perosidade, fragmentação, frequência e distribuição de tipos de marcas.
c) Função: Processo de desturbio taxas de ciclagem de nutrientes, taxas de fluxos de energia, taxas de erosão e processos geomorfologicos e hidrologicos, padrões de uso por parte do homem.
2- Comunidade ecossistema: atributos:
a) Composição: identidade, abundancia relativa, frequência, requeza, dominância, diversidadede especie, preparaçãode especie endemicas, exóticas e ameçadas, preparação de forma de vida.
b) Estrutura: variavéis do solo, biomassa da vegetação e fisionomia, abundância, densidade e distribuição dos principais traços físicos, disponíbilidadede água e recurso.
c) Função: Biomassa e recurso de produtividade, taxas de herbivarios, parasitismo e depredação, taxas de colonização e extinçãolocal, taxas de uso humano e intensidade.
3- População especie: atributos:
a) Composição: abundância absoluta e relativa, frequência, biomassa e densidae.
b) Estrutura: dispersão: (microdistribuição e macrodistribuição). Estrutura da população( sexo, idade). Variedade do habitat, variedade morfologico entre os individuos.
c) Função: processo demografico, (fertilidade, sobrevivencia, mortalidade) incostâncias populacionais, historia de vida, fenologia, taxas de crescimento e adaptação.
4- Genética: atributos:
a) Composição: diversidade elílica, presença de alelos raros.
b) Estrututa: censo e efectividade do tamanho populacional, heterozigosidade, polimorfismo fenotípico.
c) Função: taxas de mutação, intensidadede seleção.
4. O que é autoecologia e a sinecologia?
a) Autoecologia é uma ária da ecologia que estuda como cada especie (animal e vegetal) se relaciona e responde as determinadas características e eventos ambientais, tais como clima, vegetais, relevo, úmidade, entre outros factores bióticos e abióticos.
b) Sinecologia é a parte da ecologia que análisa as relaçoes entre individuos pertecentes a diversas especies e o meio em que elas vivem, ou seja, ela estuda o comportamento das comunidades biologicos.
c) Ambiente: É qualquer espaço de interação e suas consequências, entre a natureza (elementos ou recursos naturais) e a sociedade ( elementos sociais e recursos humanos). É a soma total de todos os factores físicos e biologicos que afectam os organismos ou que são influênciados por eles.
d) Adaptação: é qualquer ajuste dos organismos que se produz como resultado, de uma experiência ambiental. Supoõe uma melhoria na capacidadedo organismo para contínuo crescimento e reproduzindo-se em relação a outros organismos, que são expostos a mesma situação ambiental e que não experimentam tal melhprias.
5. Quais são os princípais factores que são em considerar em um ecossistema? São:
a) Factor bióticos: são os componentes vivos de um ecossistema. Ex: as baterias, algas, protozoarios, fungos, plantas e animais.
b) Factor Abióticos: são factores externos fundamentais para a sobrevivencia das especies como água, sol, solo, gelo. Vento etc.
6. O que é a lei de minímo ou lei de Liebig? R: Alei de minímo ou lei de liebig, é a que estabelece que a produtividade de uma determinada cultura é limitada pelo elemento que esta presente em menor quantidade; ou seja, os fenomenos biologicos, como o crescimento, a reprodução, a fotosintesseestas reguladas pela desponíbilidade dos factores ambientais menos abundante.
Lei de Shelford: Para qualquer factor ambientalexiste um valor minímo( limite inferiorde tolerância) e um valor maximo 8 limite superor de tolerância) que limitam as condições ambientas que num determinado organismo pode suportar, abaixo ou acima desse limite, os organismo não conseguem desenvolver e morrem.
7. Quais são os limites de tolerância? O que se denomina fator limitante?
R: Limites de tolerância é o factor ecologico no qual uma especie pode existir.
Factor Limitante (ou recursos limitante) é a designação dada ao paramentro ambiental( biótico ou abiótico) que efectivamente controla o crescimento de uma população num determinado biotopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por issa via o tamanho e a destribuição da população a que o organismo pertence.
Ex: água, temperatura, nutrientes, concentração do oxigenio (principais factores limitantes).
8. O que indica o principio de atribuição de Levins? O princípio de atribuição de Levins indica que em determinadas condições, um organismo com amplos limites de tolerância não é tão eficaz com outros organismos com limites de tolerância mais restritas.
9. O que é habitat? É a variedade de locais onde os individuos que a compõem aparecem. Dê exemplo: os peixes vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático.
O que é Nicho ecologico? É a forma como os organismos utilizam o seu ambiente e as relações como uma especie interage com o ecossistema. Dê exemplo: os leões que vivem nas savanas africanas, ou a palanca Negra jigante que vevi no parque nacional de Cagandala (Malanje – Angola).
10. O que é um nicho realizado? É a situação real em que os individuos se encontra, tendo em conta os factores abioticos e as relações interespecificas existente com o meio.
Nicho fundamental é o conjunto de condições ambientais ideias, sob o qual um organismo pode viver. Nicho fundamental + interação = nicho realizado.
11. O que é amplitude do nicho? É o limite de tolerância que organismo de uma determinada especie apresentam, com respeito a todos os factores limitantes com os quais interagem.
Amplitude do nicho grande é quando os organismos pertencem a especies generalistas.
Amplitiude do nicho pequeno é quando os organismos pertencem a especies especialistas.
Obs: as especies generalistas têm exigencias ambientas mas flexíveis e, em geral são mais abundantes, enquanto os especialistas são mais raros e mais sensíveis. As especies especialistas são indicadores biologicos.
12. Explique quando é que actua a seleção natural. A seleção natural actua quando exister um excedente de individuos de uma mesma especie e um lugar e momento específico e quamdo a sobrevivencia desses individuos depende de um caracter atávico.
Exemplo da seleção natural. A borboleta- monoarca, que possui coloração laranja e preta muito vistoso, sendo essa especie de borboleta produz substancia que os tornam não palptaveis aos seus predadores. Elas aprendem a associar o padrãode coloração ao sabor desagradavel e evitam apturar essas borboletas.
13. O que é a população? População é um grupo de organismo da mesma especie que ocupa um espaço e tempo determinado.
Quais são as suas principais caracteristicas? As suas principais carateristicas são: densidade, natalidade, mortalidade, imigração, emigração, destribuição por idade, despersão e formas de crescimento.
14. Densidade de uma população é o indíce demografico que calcula o número de habitantes por quilometro quadrado. Ou seja, esta intimamenterelacionado com o tamanho da população, sendo definido como o número de individuos por unidade de superficie ou de volume.
15. Nomeie e esplique os três tipos de amostragem da população? Os 3 tipos de amostragem são: 
a) Amostragem aleatória: consiste em realizarobservações individuais.
b) Amostragem sistemica: as observações se realizam seguindo um padrão prestabelecido que se repete. Assim, levam-se a campo amostra aleatorias parciais, deferentes altitudes e distâncias.
c) Amostragem estratégica: se um tipo de amostra , que se baseia em amostras aleatoriasparciais, onde o territorio em estudo e dividido em camada, segundo critérios e não padrões repetitivos.
16. Em que consiste o uso de quadrados ( parcelas) e quais requesitos devem cumprir? O uso de quadrado consiste em contar o número de individuos que existe em vários espaços delimitados ( quadrados) e, extrapolar a média à ária total de estudo.Os requisitos que devem cumprir são:
a) É precisso conhecer exatamente a população de cada quadrado;
b) É precisso conhecer a ária de cada quadrado;
c) Os quadrados devem ser representativos da ária total; portanto, as amostras devem se feitas aleatóriamente.
17. Quais são os 3 tipos gerais de curva de sobrevivência? Os 3 tipos de curva de sobrevivencia são:
1- Tipo I curva convexa: A parece em população que apresentam poucas perdas durante os primeiras idade e muitos em idade avançada. Ex: população dos país desenvolvidos.
2- Tipos II curva diagonal: implica uma taxa constante de mortalidade independente da idade. Ex: aves 
3- Tipo III curva côncava: indica uma alta perda nos primeiras idades, seguida por um período de perdas constantes e muito mais baixos. Ex: peixes invertebrados marinhos e parasitas.
18. O que é capacidade de carga? É a estimativa dos recursos renovaveis que uma população dispõemm, medida em unidade de orgânismo. 
19. O que se entende por relação intra e interespecífica?
Relações interespecíficas são aquelas que ocorrem entre individuos de especie doferentes.como mutualismo, comensalismo, predatismo, parasitismo, amensalismo e competição interespecífico.
Relação intraespecífica são aquelas que ocorre entre individuos de mesma especie. Estas podem ser: harmonicas ou desarmonicas.
20. O que é uma comunidade? uma comunidade é um conjunto de toda população de organismo vivos de todas as especies que se encontram em uma ária e em um determinado momento, além do facto de que interagem entre elas e com o meio.
21. Diga uma aplicação que a teledetenção tem na ecologia. Estudo de factores ambientais especifícas como temperatura, o relevo do terreno, a profundidadede uma camada de gelo, etc. 
22. O que é um bioma? Bioma é um conjunto de vida vegetal e anima, constituido pelo agrupamento de tipos de vegetação que são proximos e que podem ser identificados em níveis regional, com condiçoes de geologia e clima semelhante em que, hestoricamente sofreram os processos de formação de paisagem resultando em uma deversidade de flora e fauna proprio.
23. O que é um disturbio? Disturbios são considerados eventos que alteram a função e estrutura dos sistemas biologicos. Podem ser causados por eventos naturais ( furacão, terramotos), ou provocadas pelo homem ( mineração, queimadas, desmatamento indescriminado e actividade agropecuária).
24. O que é a sucessão ecologica? Sucessão é um processo universal de desenvolvimento de uma comunidade pela acção da vegetação sobre o ambiente, que conduz ao estabelicimento de novas especies.
 Quais são os tipos de sucessão que existem? São:1- Sucessão primária – inicia-se em zonas que não estiveram ocupados previamente por outras comunidades. São terrenos virgens nas quais o ambiente é totalmente hostil. 2 – Sucessão secundária ocorre depois que uma perturbação ( uma doença, um encendio, ou desmatamento de uma floresta) tenha alterado o equilibrio de uma comunidade. o solo, plantas que podem voltar a brotar, sementes, etc.
25. O que caracteriza a vegetação climax? A vegetação climax é caracterizado por compreender especies que são os melhores competidores da comunidade. 
26. Nomeie e esplique brevemente os 3 modelos diferentes de sucessão.
Os 3 modelos de sucessão são:
1- Modelo de facilitação: cada fase do processo faz com que se criem as condições necessarias para que desapareçam as especies dessa fase e para que se passe a um nível organizacional mais complexa com especies deferentes.
2- Modelode tolerância: qualquer especie pode iniciar o processo de sucessão, não obstante, algumas especies são competitivamente superiores e terminam sendo as especies dominantes na comunidadede climax.
3- Modelo de imibição: qualque especie pode excluir a outra. O resultado final, isto é, o tipo de comunidadeclimax, depende das especies que aparecem nas primeiras fases da sucessão.
27. Quais são os 6 factores que esplicam por que certas comunidades tem mais diversidades? Os 6 factores que esplicam que certas comunidades têm mais diversidades são:
1- O tempo dispovível a formação das especie;
2- A heterogeniedade;
3- A competição;
4- A predação
5- A estabilidade do meio
6- A produtividade.
28. O que é a diversidade funcional? A diversidade funcional se define como o valor, abrangéncia e abundancia dos stritos funcionais em uma comunidade ou ecossistema, que influenciama o funcionamento das comunidades e seus processos ecologicos. Como a despersão de sementes, a polimização e o controle biologico. Entre outros. Ou seja, é a variedade de função desenpenhadas pelas especies nos ecossistemas.
29. Qual é o fluxo da energia nos ecossistema? O fluxo de energia no ecossistema é de estabelecer uma cadeia ou teia alimentar, quando os seres vivos são alinhados de um padrão alimentar. Ex: quando as plantas produzem energi a partir da luz solar, e então são comidos por pequenos insectos. Depois os insectos serão comidos por animais invertebrados de maior tamanho. 
30. Quais são os 3 tipos de cadeia tróficos? O três tipos de cadeias tróficos são: 1- Produtores; 2- Consumidores; 3- Decompositores. 
31. Qual é a condição que devem satisfazer todos os nutrientes para que sejam assimilados pelas plantas? As condições que devem satisfazer todos os nutrientes para que sejam assimilados pelas plantas são:
1- Quando menos estressados a plantas estiver melhor será para a absorção dos nutrientes. Ou seja, quanto melhor estiver as condições de desponibilidade da água, PH do solo, umidadedo ar e temperatura, mais eficiente serão a absorção.
32. Como podem sewr ordenados as diferentes formas de energia? As diferentes formas de energia podem ser ordenados em fonte primária ( luz do sol)
Matéria ( sais minerais e elementos químicos). É sempre reaproveitado, circulando entre todos os seres vivos das relações de alimentação. Ao serveir de alimento para outro membroda biocenose, um ser vivo fornece energia e matéria.
33. A que se deve o facto que os raios solares repartem menos energia nos polos que no equador? Deve-se à: 1- A energia se distribue sobre uma superfície maior; 2- os raios solares atravessam uma camada atmosferica maior que despersa, absorve e reflete a energia. A quantidade de energia calorifica que chega até os polos respresenta a proximadamente 40% da recebida no equador. 
34. O que é efeiti estufa? É um fenómeno natural que possibilita a vida humana na terra. Pois, parte da energia solar que chega ao planeta é refletida directamente de volta ao espaço, ao a tingir o topo da atmosferaterrestre em parte e absorvida pelos oceanos e pela superfície da terra, promovendoo seu aquecimento.
35. O que é a fotossíntise? É um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivencia.
36. O que é a produção primária? é a quantidade de matéria orgânicaproduzida pelos organismos autótroficos por unidade de ária e por unidade de tempo determinado. 
37. Como pode ser medido a produção priária? A produção prmária pode ser medido em:
1- Quantidade de matéria orgânicaproduzida;
2- Quantidade de carbono fixado, isto é, carbono inorgânico não assimilável por orgânismos heterótrofos, transformando em carbono orgânico assimilavél por organismos heterótrofos.
3- Quilocalorias: quantidade de energia química acumulada nas novas moléculas org	ânicas. 
38. Nos seguintes casos como será o balanço da produção primária bruta P.P.B .
a) Em um ecossistema maduro, com um grande nível de autoregulação. Em um sistema maduro com auto regulação, o balanço serão equilibrados, ou seja, a quantidade de energia produzida pelos produtores( plantas ) serão igual a quantidade de energia consumida pelos consumidores (animais)
b) Em um ecossistema muito jovem por exemplo prado. o balanço de produção primária será alta. Pois há muitos produtores (plantas) e poucos consumidores (animais) isso ocorre porque esse tipo de ecossistema não há um equilíbrio entre as populações de produtores e consumidores.
c) Em um ecossistema contaminado, por exemplo um charco, a PPB será baixo, pois a presença de poluentes pode afectar a capacidade dos produtores (plantas) de realizar a fotossíntese, consequêntemente produzir energia.
39. O que é a produção secundária? A produção secundária é a quantidade de energia que os organismos heteretrofos destinam ao seu crescimento e desenvolvimento.
40. Quais são os macronutrientes e micronutrientes?
Macronutrientes são grandes categorias de nutrientes que devem constituir a maior parte da dieta. São compostos por proteinas carboidratos e gorduras.
Micronutrientes são aquelas que os organismos necessitam em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais ( zinco, ferro e cálcio)
41. O que são ciclos biogeoquímicos? São processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem de alimentos químicos no meio. São esses ciclos que possibilitam que os elementos interagem com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera. Litosfera e biosfera.
42. Esplique os efeitos da contaminação organica sobre os ecossistema aquático.
A poluição hidrica empobrece os ecossistemas aquáticos e facilita a proliferação descontrolada de algas fitoplonetônicos nos lagos, destroem fonte de alimentação e ocasiona a morte de animais aquáticos e contamina a água potável.
43. Quais são os produtores primários de um rios? Os produtores primários de um rios são as algas que podem estar livres na água aderidos a rochas na forma de biofilmes em trechos do rio em que a velocidade od fluxo da água seja menor ou presas a macroalgas, musgos ou plantas vasculares submersas ( gramíneos marinho).
44. De que depende a vida no mar: a vida no mar depende das ervas marinhas. Pois, são plantas que produzem flor adaptadas à vida na água do mar.
45. O fundo marinho em função de sua profundidade, devide-se em:
1- Zonas neríticas
2- Zonas batial
3- Zonas abissal
46. O que é a fitoptaneton? É um conjunto de organismo microscopico fotossitetizantes que flutuam na coluna de água. Ex: as cianobacterias, procariotas capazes de realizar fotossintese.
47. O que é o húmus? É o produto resultante da matéria orgânica decomposta a partir do processo degestivo da minhoca, formando uma compostagem natural, agregando ao solo so restos de animais e plantas mortas e também seus produtores.
48. O que são animais estenohidricos e poiquilohidricos? Animais estenohidricos são animais que não suportam variações pronuciadas na salinidade do meio onde vivem. Ex: minhoca, lagartas de besouros.
Animais poiquilohidricos são animais que em meio ambiente estressantes como as caatingas nordestinas, caraterizam-se pela escasez hidrica e intensa em taxas de evapotranspiração.
49. O que é a biogeografia? É o estudo dos fenomenos biologicos e suas manifestação especial, considerando um espaço de grande dimensão.
50. Segundo a sua ária de distribuiçã as especies podem ser classificados em:
1- Cosmopaletos: vvivem em todos os lugares que lhe são propícios.
2- Eurícaros. Ocupam árias de destribuição amplos.
3- Estenócoras: ocupam árias de destribuição pequenas.
4- Poleoendéemicos: ocupam uma ária de destribuição que no passado foi mas extença.
5- Pelíctus suas árias de destribuição actual não coencide com as condições ambientais que lhe são propícios.
6- Vacorias ocupam nichos ecologicos muito similares, porém suas árias de destribuição não se sobrepõem.
51. Quais são os mecanismos de dispersão? Os mecanismos de disepersão são:
1- A nemocoria:desperção de esporos com vento.
2- Hidrocoria. Despersão de esporos pelo movimento a água.
3- Zoocoria despersão de esporos por animais( ectzoocoris e endozoocoria)
4- Antroopocoria despersão de esporos pelo ser humano. 
52. O que é a fragmentação? Fragmentação é o pro ceso que existe naturalmente, mas tem sido intesificado pela acção do homem. 
53. Como as plantções exoticas alteram o ecossistema? As plantações exóticas alteram o ecossistemas em: 1- pelo aumento da queda de folhagem, geram-se uma redução na infiltração e, poatanto, do enchimento de equíferos; 2- encrimenta-se a taxa de interceptaçãodas precipitações devido á fisionnomia das folhas do coníferos. O que produz maiores taxas de evapotraspiração; 3- diminue-se a quantidade por escoamento superficial para o fluxo de água, produto de aumento da taxa de interceptação e evapotraspiração.
54. O que é a restauração ecologica? É o processo de assister á restauração de árias que têm sido pertubado, por meio da aplicação de diferentes estratégia que analisam a ária como um sistem.
image1.jpeg

Continue navegando