Buscar

tema 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEMA 1: 
O indivíduo frente à ética nacional
O questionamento da ética é feito desde seu sua criação. Essa tarefa nunca foi fácil, entretanto, no mundo contemporâneo tornou-se cada vez mais delicada. Quando a ética abrange uma nação ao invés de apenas um grupo ou um comportamento, torna-se ainda mais delicada. No Brasil, a ética é questionada principalmente no poder executivo e legislativo, que são alvos de diversos escandalos de corrupção, porém a corrupção diária, o famoso "jeitinho brasileiro", é banalizado. 
Em primeira pauta cabe a reflexão do que é a ética. A ética é um conjunto moral e de valores que auxiliam no entendimento do certo e errado. A ética é também um ramo de estudo filosófico, amplamente difundido e questionado por diversos pensadores, como os pré-socráticos, os sofistas, Platão, Sócrates, os Estóicos, os pensadores Cristãos, Spinoza, Nietzsche, Locke, dentre outros que falaram sobre não somente a definição da ética, mas seus impactos na sociedade.
Em segunda pauta, o Brasil possuí um histórico antiético em diversos âmbitos. Seja através de filas furadas, mentir para o médico e pegar atestado, pirataria, furtos de luz e água conhecidos como "gatos", etc. Mas quando essas ações não são feitas por grandes corporações ou por um dos três poderes, elas são consideradas gambiarras, ações feitas por direito e merecimento. Ou seja, quando é com o outro, é antiético, corrupção; quando é consigo, o brasileiro não vê desta maneira e defende que o Estado e o sistema o forçam a agir assim. Há falta de entendimento dos brasileiros de que a falta de caráter ético é uma característica que reflete do povo ao governo e não o contrário. Esse exposto pode ser evidênciado atraves do empirismo de Locke, que explicam que o surgimento do Estado ocorre a partir de acordos ou contratos sociais.
Portanto ao fechar os olhos para as pequenas práticas antiéticas consideradas pequenas e sem relevância, a nação brasileira tende a tentar tirar a responsabilidade de si própria da corrupção Estatal. Cabe aos brasileiros, buscar mais transparência e honestidade no seu dia a dia, além de assumir um caráter mais rígido as políticas públicas, afim de saciar a falta de ética nacional frente ao indivíduo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando