Buscar

Relação saúde e meio ambiente na sociedade

Prévia do material em texto

5
VANDERSON FERREIRA PACHECO
Climatologia e MeteorologiaClimatologia e MeteorologiaRelação saúde e meio ambiente na sociedade
São Luís
2024
Saúde ambiental
O Conselho Nacional de Meio Ambiente (2002) define meio ambiente como conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as formas. O estudo das relações entre seres vivos e o espaço que ocupam é denominado de Ecologia, que pode ser subdividida em categorias como terrestre e aquática. Para compreender a ecologia, é preciso conhecer outros termos, como ecossistema, que corresponde a todas as relações entre os seres vivos e o espaço que ocupam. Dentro do ecossistema, convivem e interagem espécies, que são organismos similares que podem se reproduzir entre si. 
Estas espécies tendem a viver em populações, que são o conjunto de espécies interagindo entre si. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas, com a rica biodiversidade que é o Planeta Terra, que vem sendo transformado pelas populações humanas há milhares de anos. A ação humana no ambiente tem como objetivo a adaptação do meio às nossas necessidades de sobrevivência, como abrigo, alimentação e segurança. 
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades, surgem conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível. A tecnologia empregada evoluiu rapidamente e a exploração dos recursos naturais passou a ser feita de maneira demasiada. O desenvolvimento provocou efeitos negativos e surgiram manifestações e movimentos que refletiam a consciência da população sobre o perigo que a humanidade corre, afetando de forma violenta o seu meio ambiente.
Meio ambiente na história 
A preocupação do homem com a natureza só começou a tomar forma de movimento no final de século XIX, quando naturalistas escreviam seus primeiros ensaios a favor da preservação da natureza, defendendo que ela devia permanecer Reflita Em algum momento você já ouviu falar sobre aquecimento global e seu impacto negativo na natureza? O aquecimento global é resultado da ação do homem sobre o ambiente, com poluição extrema, destruição de ecossistemas, extinção de espécies animais, entre outros. compreender a ecologia, é preciso conhecer outros termos, como ecossistema, que corresponde a todas as relações entre os seres vivos e o espaço que ocupam. Dentro do ecossistema, convivem e interagem espécies, que são organismos similares que podem se reproduzir entre si. Estas espécies tendem a viver em populações, que são o conjunto de espécies interagindo entre si. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas, com a rica biodiversidade que é o Planeta Terra, que vem sendo transformado pelas populações humanas há milhares de anos. A ação humana no ambiente tem como objetivo a adaptação do meio às nossas necessidades de sobrevivência, como abrigo, alimentação e segurança. À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades, surgem conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível. A tecnologia empregada evoluiu rapidamente e a exploração dos recursos naturais passou a ser feita de maneira demasiada. O desenvolvimento provocou efeitos negativos e surgiram manifestações e movimentos que refletiam a consciência da população sobre o perigo que a humanidade corre, afetando de forma violenta o seu meio ambiente. U2 Relação saúde e meio ambiente 51 intocada. Antes disso, porém, em vários países, leis foram promulgadas, mas visavam a manutenção dos recursos naturais apenas para fins econômicos. Vários encontros aconteceram e acontecem para a discussão de questões sobre a preservação ambiental, tais como: 1909 - I Congresso Internacional para Proteção da Natureza. 1911 - Criação da primeira reserva florestal. 1934 - I Conferência Brasileira de Proteção à Natureza. 1949 - Conferência Internacional para Conservação dos Recursos Naturais. 1968 - Conferência da Biosfera. 1972 - Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano. 1981 - Política Nacional do Meio Ambiente. 1992 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente ECO 92. 2012 - Rio mais 20, entre outros. 
Ecologia 
Ecologia é definida como o estudo da relação entre os seres vivos e o seu ambiente em sua totalidade, com os fatores abióticos (clima e geologia) e os fatores bióticos (organismos que compartilham o mesmo habitat). O nosso foco seria a ecologia urbana, o estudo das relações entre os habitantes de uma determinada área urbana e suas interações com o meio ambiente. Estuda as interações das plantas, animais e pessoas em um determinado meio urbano. A necessidade de entender os desafios a serem enfrentados no início do século XXI leva a busca por compreensão das inter-relações da sociedade em suas áreas urbanas. É que as cidades formam um cenário praticamente comum à maioria da população. A selva de pedra apresentada em romances que focalizam a vida urbana nada mais é que o conhecido ambiente construído que se estende por toda parte e talvez seja o principal atrativo dessas populações.
Poluição na sociedade 
Entendemos poluição pela introdução, direta ou indiretamente, de substâncias ou energia no ambiente, trazendo um efeito negativo, podendo causar danos à saúde humana, aos seres vivos e ao ecossistema. Os agentes poluidores podem ser de natureza química, genética ou sob forma de energia, como a luz, o calor ou a radiação. Os tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa e radioativa
Microbiologia ambiental 
A microbiologia é uma área da biologia que se dedica a estudar os microrganismos e suas atividades. Os microrganismos são formas de vida que, em virtude do reduzido tamanho, não podem ser observados a olho nu: bactérias, vírus, fungos, protozoários e algas. Esses pequenos seres foram os primeiros a surgir na Terra e a sua ação em processos metabólicos foi responsável por transformar o planeta em um lugar propício para o surgimento de seres mais complexos. Estima-se que a diversidade de microrganismos no planeta exceda em algumas ordens de magnitude a diversidade de plantas e animais. Eles podem ser encontrados em áreas onde as condições ambientais (temperaturas, pH, pressão, salinidade etc.) não permitem a sobrevivência de animais e plantas. A microbiologia ambiental busca compreender os fatores que influenciam a presença e o comportamento dos microrganismos no meio ambiente. Dessa forma, ele explora quais são os tipos de microrganismos que estão em cada parte da natureza, como eles reagem às mudanças ambientais e como eles influenciam o ambiente e a saúde
REFERÊNCIAS
Goldemberg J, Lucon O. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo: EUSP; 2008.
Bossel H. Indicators for sustainable development: theory, method, applications − a report to the Balaton Group. Winnipeg: International Institute for Sustainable Development; 1999.
Tostes A. Sistema de legislação ambiental. Petrópolis: Vozes/CECIP; 1994.
image1.png

Continue navegando