Buscar

ATIVIDADE INTEGRADORA I RESTAURANTE NATURAL

Prévia do material em texto

Academico: Ivanildo de Oliveira
Restaurante natural
Como objetivo de colocar em prática o plano de negócio desenvolvido para a abertura em restaurante natural na cidade de São Domingos – SC, a cada ano que passa mais as pessoas percebem a importância de praticar a sustentabilidade e cuidar do meio ambiente. E isso é em todos os setores da sociedade, seja em casa, nas escolas, nas leis governamentais e claro, nos restaurantes. A sustentabilidade é um tema discutido há muito tempo, porém nos últimos anos está ficando mais evidente para todos nós a importância de cuidar do nosso meio ambiente e sermos seres mais ecológicos. E no Brasil, essa preocupação é cada vez mais comum entre pessoas. E isso confirma-se pelo fato do nosso pais fazer parte do plano de ação da ONU chamado Agenda 2030, com o objetivo de promover um maior desenvolvimento sustentável do Brasil e dos brasileiros. 
Para o dono do restaurante, é interessante tornar seu negócio mais sustentável por diversos motivos, sendo o principal deles realmente cuidar do planeta. Mas além disso, ter um restaurante sustentável irá te ajudar a atrair mais público para o estabelecimento, pois já é comprovado que os brasileiros buscam por restaurantes mais sustentáveis que possuem as mesmas preocupações que eles sobre o meio ambiente. 
Montar um restaurante sustentável envolve diversas ações, como uso de sistemas de compostagem, reciclagem, redução do uso de água, inicie o processo de sustentabilidade com o principio básico da sustentabilidade: os 3R’s: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. 
Faça compostagem: A compostagem é um sistema de reaproveita restos orgânicos da cozinha para criar adubo. 
Recicle: É um dos principais passos no plano de sustentabilidade dos restaurantes. Separe o lixo orgânico do reciclável e dê um fim mais consciente para ambos. Faça o descarte do lixo reciclável em pontos de coleta seletiva e faça compostagem do orgânico. São ações simples e sem muito custo que fazem toda a diferença!
Reduza a energia: Reduzir a energia é tão importância quanto a redução do uso de água. Troque suas lâmpadas normais pelas mais ecológicas e faça uso mais consciente dos eletrodomésticos. Além tornar seu restaurante mais ecológico, você também irá economizar muito ao final do mês! 
Diminua o uso de papeis: Consumir papel de forma imprudente e sem limites também agride o meio ambiente, pois sua indústria promove desmatamento e seu material leva mais de 6 meses para se decompor. Reveja seu uso de papel no dia a dia do seu restaurante e evite gastos desnecessários. Uma estratégia para reduzir seu consumo de papel é contratar uma ferramenta comanda eletrônica para restaurante, e assim, você se livra do papel e caneta no atendimento. Além de ser uma ação mais sustentável, você também automatiza seu restaurante e torna o atendimento mais fácil e rápido. 
Use um sistema de captação de água da chuva: Continuando o tema da redução do uso de água que já abordamos acima, captar e reusar a água da chuva é outra estratégia que além de ser sustentável, também reduz custos! Usar uma cisterna, por exemplo, é uma alternativa para reaproveitar a água da chuva. Além do mais, a água da chuva também pode ser reaproveitada na limpeza do restaurante. 
Para dar inicio as nossas atividades estamos necessitando de colaboradores com os seguintes pré-requisitos: todos devem ser jovens de 18 a 30 anos, com espirito de liderança, atenciosos, ágeis e bem apresentável. 
Garçom: responsável, rápido, educado e que saiba língua de sinais para atender todos os clientes.
Caixa: responsável pela manipulação de dinheiro, deve ser confiável, rápido e com raciocínio matemático. Não pode ter qualquer contato com os alimentos.
Ajudantes de cozinha: responsável por lavar e manipular alimentos, disponibilizar os alimentos no buffet, manter os alimentos de forma limpa e organizada, supervisionar a disposição dos utensílios. Uma função subordinada ao cozinheiro. 
Nutricionista: responsável pela manipulação e a montagem dos cardápios.
Auxiliar de serviços gerais: responsável por lavar os pratos, copos e utensílios, limpar banheiros e cuidar da manutenção de todo o ambiente.
Cozinheiro chefe: responsável pelo gerenciamento dos processos de reprodução, elaboração da refeição de acordo com o cardápio definido, coordenação das atividades dos demais colaboradores e garantia da qualidade dos produtos oferecidos, da limpeza da cozinha e dos serviços e da qualidade do restaurante. Deve ser extremamente higiênico, cuidadoso e interessado em novas receitas.
As mulheres: devem utilizar cabelos presos, cobertos com redes ou tocas, e retirar brincos, pulseiras, anéis, alianças, colares, relógio e maquiagem. 
Os homens: devem evitar bigodes, barba e costeleta.
O uniforme: deve ser usado somente na aérea de preparo dos alimentos com troca diária.

Continue navegando

Outros materiais