Buscar

Unidades de Conservação

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Unidades de Conservação no Brasil – Parte 1
7º ANO
Aula 14 – 4º bimestre
Geografia
Unidades de Conservação;
Comunidades tradicionais.
Conteúdo
Objetivos
Analisar algumas Unidades de Conservação;
Identificar os territórios das comunidades tradicionais.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
7º ano
Habilidade:
(EF07GE12) Descrever a organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), comparar os tipos de Unidades de Conservação e discutir as práticas de conservação e preservação da biodiversidade nas regiões brasileiras.
(EF07GE26*) Identificar Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas nas Unidades de Conservação, discutir o papel desses grupos na conservação e preservação da natureza e analisar conflitos e movimentos de resistência no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Sugestão para distribuição do tempo das seções de aula:
Para começar: 8 minutos.
Foco no conteúdo: 11 minutos.
Na prática: 16 minutos.
Aplicando: 10 minutos.
Você já construiu uma nuvem de palavras?
Ela é feita a partir da sugestão de várias palavras, pensadas sobre um mesmo tema.
Para começar, construa uma nuvem de palavras com o tema: Unidades de Conservação.
Imagem 1 – Nuvem de palavras 
De surpresa!
8 minutos
Para começar
Orientações didático-pedagógicas: como construir uma nuvem de palavras?
Nuvem de palavras (ou wordcloud) é a representação da visualização, da frequência e da relevância das palavras em um determinado contexto. É uma ferramenta que pode ser utilizada para evidenciar a frequência que um termo aparece em uma fonte de dados. 
Para elaborar com seus alunos uma nuvem de palavras, siga as orientações: 
https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-WordArt.pdf 
Sugestão da triagem: 
https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/cloud-computing-word-cloud-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/468715926
Imagem 2 – Nuvem de palavras ambiental 
Para começar
https://wordart.com/create 
As Unidades de Conservação (UC) são áreas com características naturais relevantes, instituídas pelo poder público, que têm entre suas finalidades a preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ambientes naturais. 
O Brasil conta atualmente com um total de 2.446 UC, entre unidades de nível federal, estadual e municipal, que cobrem cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas. Essas unidades estão divididas em dois tipos principais:
Unidades de Conservação
Unidades de Conservação de proteção integral.
Unidades de Conservação de uso sustentável.
Clique e visite as páginas 108, 109 e 110 do Atlas e observem as Unidades de Conservação do Brasil
Imagem 3 – Atlas
Foco no conteúdo
As Unidades de Conservação foram criadas pelo poder público para proteger e recuperar a biodiversidade de um local. 
Assim, elas podem ser de proteção integral (não se pode retirar nada do local) e de uso sustentável (a retirada dos recursos é feita de forma sustentável, para não prejudicar o local). Em ambas, a educação ambiental é valorizada e constante, para que mais pessoas conheçam a importância da biodiversidade.
Imagem 4 – Proteção ambiental 
Foco no conteúdo
https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/prevent-global-warming-girl-planting-a-small-tree-imagem-royalty-free/1462151129
Conheça o Parque Nacional de Anavilhanas (AM). É um lugar protegido pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, onde seus moradores (ribeirinhos) vivem respeitando o tempo da natureza.
https://youtu.be/YAn3AbFBp2Y 
Vídeo 1: “Origens do Caboclo Ribeirinho | Parque Nacional de Anavilhanas (Episódio 2)”, com 5min35seg. Canal: WikiParques 
Foco no conteúdo
No vídeo sugerido é retratada a vida dos caboclos ribeirinhos que vivem no Parque Nacional de Anavilhanas (AM). Com orientação do professor, elaborem um pequeno texto sobre o povo tradicional ribeirinho retratado no vídeo descrevendo:
onde vivem e como é o dia a dia.
que recurso naturais são utilizados no cotidiano.
Com a orientação do professor, conversem e elaborem uma lista coletiva com itens que evidenciam a importância de preservar o meio ambiente e a cultura dos povos tradicionais que vivem nas Unidades de Conservação no Brasil, como os ribeirinhos evidenciados no vídeo.
Faça agora
11 minutos
Na prática
“(...) Criatividade, atividades econômicas com baixo impacto ambiental e inclusão social são três pilares que ganham espaço em todo planeta. Dentro desse universo, com a maior floresta tropical, a Amazônia, e a maior biodiversidade do mundo — 40% das espécies conhecidas estão em território nacional —, há no Brasil um potencial de reduzir emissões e investir em inovação na área de produtos naturais — e há quem esteja fazendo isso sem depender de grandes empresas”.
Leia os trechos da reportagem: “Ribeirinhos e o potencial da economia criativa; renda alinhada à sustentabilidade”, do Correio Brasiliense (24/04/2023):
Foco no conteúdo
“(...) As populações ribeirinhas — que moram nas margens dos rios e vivem a partir dos frutos dados pela natureza — são o melhor exemplo de quem, por meio de atividades econômicas, desenvolvem um trabalho de manutenção da floresta. (...) Virgílio Viana, destaca a importância da relação entre sustentabilidade e economia criativa, dada a capacidade de valorização econômica da floresta em pé, uma vez que ela é capaz de fazer com que os produtos da floresta tenham mais valor. “O desmatamento só vai ser vencido se fizermos com que todo o potencial econômico sustentável que pode ser gerado da floresta tenha mais valor do que a alternativa dela derrubada.”
Foco no conteúdo
“(...) Ele também destaca que a economia criativa consegue gerar melhor qualidade de vida para membros de comunidades ribeirinhas. “Além de gerar prosperidade e valorizar a floresta em pé, que é o principal desafio da conservação da Amazônia”, diz.” 
Foco no conteúdo
Com base nos trechos da reportagem e em seus conhecimentos, responda às questões a seguir: 
É possível proteger os recursos naturais?
Qual era a maior ameaça aos ribeirinhos de Tumbira, retratados na reportagem?
Puxe mais!
5 minutos
Na prática
Correção
O objetivo principal das Unidades de Conservação é a preservação dos recursos naturais. Assim, tanto a biodiversidade quanto a comunidade local conseguem conviver de forma sustentável.
A maior ameaça era o desmatamento da floresta amazônica, local onde a comunidade ribeirinha de Tumbira vive.
Na prática
No início desta aula, você criou uma nuvem de palavras a partir do tema: “Unidades de Conservação”. Agora, com base nessa nuvem de palavras, acrescente informações a ela após conhecer um pouco mais sobre a comunidade tradicional ribeirinha.
Ao final, compartilhe com a sala o resultado. 
Todo mundo escreve!
10 minutos
Aplicando
Aprofundamos nossos conhecimentos sobre as Unidades de Conservação, principalmente da comunidade tradicional ribeirinha.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 101215
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
16
Referências
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
O que são Unidades de Conservação. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, abr. 2013. Disponível em: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/. Acesso em: 10 ago. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material de apoio. Currículo em Ação: Geografia. Caderno do Estudante. 7º ano. 4º bimestre. São Paulo, 2020.
Unidades de Conservação: Os diferentestipos e suas contribuições para o desenvolvimento. Disponível em: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Unidades-de-Conservacao-os-diferentes-tipos-e-suas-contribuicoes-para-o-desenvolvimento/. Acesso em: 16 ago. 2023.
Lista de imagens:
Slide 3 – Imagem 1 – Nuvem de palavras. Fonte: GettyImages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/clouds-network-imagem-royalty-free/1125784370?phrase=nuvem+de+palavras&adppopup=true. Acesso em: 11 ago. 2023.
Slide 4 – Imagem 2 – Nuvem de palavras criada para esse material. Fonte: Word Art. Disponível em: https://wordart.com/create. Acesso em: 11 ago. 2023. 
Slide 5 – Imagem 3 – Atlas. Atlas Geográfico Escolar, 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: IBGE | Biblioteca | Detalhes | Atlas geográfico escolar. Acesso em: 16 ago. 2023. 
Slide 6 – Imagem 4 – Proteção ambiental. Fonte: GettyImages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/prevent-global-warming-girl-planting-a-small-tree-imagem-royalty-free/1462151129?phrase=prote%C3%A7%C3%A3o+ambiental&adppopup=true. Acesso em: 11 ago. 2023.
Slide 7 – Vídeo 1: “Origens do Caboclo Ribeirinho | Parque Nacional de Anavilhanas (Episódio 2)”, com 5min35seg. Canal: WikiParques. Disponível em: https://youtu.be/YAn3AbFBp2Y. Acesso em: 11 ago. 2023.
Referências
Lista de textos: 
Slides 9, 10 e 11 – Reportagem: “Ribeirinhos e o potencial da economia criativa; renda alinhada à sustentabilidade”, do Correio Brasiliense (24/04/2023). Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/04/5087197-ribeirinhos-e-o-potencial-da-economia-criativa-renda-alinhada-a-sustentabilidade.html. Acesso em: 11 ago. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando