Buscar

Descoberta do Fósforo e Elementos

Prévia do material em texto

A descoberta do fósforo e a organização dos elementos
1a SÉRIE
Aula 9 – 3o Bimestre
Química
Etapa Ensino Médio
Tabela periódica;
Elementos e substâncias químicas: história, estrutura e composição;
Classificação periódica dos elementos.
Estudar sobre a descoberta do fósforo;
Compreender as teorias e os procedimentos que levaram à descoberta;
Analisar a importância dos alquimistas nas principais ideias sobre a organização dos elementos, a classificação e a história da tabela periódica. 
Conteúdo
Objetivos
(EM13CNT209) Analisar a evolução estelar associando-a aos modelos de origem e distribuição dos elementos químicos no Universo, compreendendo suas relações com as condições necessárias ao surgimento de sistemas solares e planetários, suas estruturas e composições e as possibilidades de existência de vida, utilizando representações e simulações, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Analisando a imagem, quais são as relações que podemos fazer com os dias atuais? Qual é a importância dos alquimistas? Podem ser considerados cientistas?
Você já ouviu falar em elixir da longa vida ou pedra filosofal? Qual é o significado para os alquimistas?
Quais teorias e procedimentos levaram à descoberta do fósforo?
The Alchemist Discovering Phosphorus é uma pintura de Joseph Wright
Para começar
A história do fósforo
https://youtu.be/5IxS195cqp8 
Foco no conteúdo
O estudo dos elementos químicos começou com o desenvolvimento da alquimia no período de 300 a 1.400 d.C. Nessa época, já existiam teorias atômicas e estudos sobre os elementos químicos. 
Elementos químicos
Foco no conteúdo
O fósforo foi o primeiro elemento químico a ser descoberto cientificamente, em 1669, no momento em que acontecia a transição da alquimia para a então conhecida “ciência química”. A alquimia possibilitou a elaboração e o aprimoramento de técnicas, a criação de utensílios inovadores, o conhecimento de outros elementos químicos e a composição de outros materiais. Menos de cem anos depois da descoberta do fósforo, vieram as descobertas de Lavoisier (1743-1794) que trouxeram para a Química a luz da Ciência Moderna e, a seguir, D. Mendeleev (1834-1907) com a “Classificação periódica dos elementos químicos”.
Da alquimia para a química
Foco no conteúdo
Os metais mais conhecidos desde a Antiguidade eram o Ouro (Au), a Prata (Ag), o Estanho (Sn), o Cobre (Cu), o Chumbo (Pb), o Mercúrio (Hg) e o Ferro (Fe). Nesses tempos, os elementos eram classificados somente em dois grupos: metálicos e não metálicos.
Pré-requisito para organizar os elementos
Foco no conteúdo
Desenvolvida por Johann Wolfgang Döbereiner (1782-1849), o químico da Alemanha constatou, no ano de 1829, que o elemento bromo (recém-descoberto) tinha propriedades e peso atômico que se situavam em meio ao cloro e ao iodo. E mais, descobriu que o peso atômico do Bromo (Br) era a média aritmética do Cloro (Cl) e do Iodo (I). Média aritmética (massa): Br = (Cl + I) ÷ 2. Percebeu que os elementos químicos cálcio, estrôncio e bário apresentavam relação simples entre suas massas atômicas. Começou a estudar a lista dos elementos conhecidos e descobriu um padrão entre os grupos. A esses grupos deu o nome de tríades. A Lei das Tríades de Döbereiner foi criada para aplicação em 54 elementos conhecidos.
Lei das Tríades
Foco no conteúdo
1. (UERJ 2013) Em uma das primeiras classificações periódicas, os elementos químicos eram organizados em grupos de três, denominados tríades. Os elementos de cada tríade apresentam propriedades químicas semelhantes, e a massa atômica do elemento central equivale aproximadamente à média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Observe as tríades a seguir:
Na prática
Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico:
O
As
Se
Po
Fe
Na prática
Correção
Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico:
O
As
Se
Po
Fe
Na prática
Em 1862, Chancourtois criou o Parafuso Telúrico, baseado na massa atômica do elemento químico oxigênio, na época já estabelecido como 16. Assim, utilizou um cilindro, dividiu-o em 16 segmentos iguais e marcou uma hélice na superfície desse cilindro, formando entre ela e seu eixo um ângulo de 45º. Sobre essa hélice, dispôs os elementos químicos em ordem crescente de massa atômica. Este foi o primeiro modelo a reconhecer a periodicidade química dos elementos, observando a semelhança das propriedades químicas e físicas dentro de um grupo de elementos.
Parafuso Telúrico
Foco no conteúdo
Em 1864, John Newlands propôs a “Lei das Oitavas”, grupo de oito elementos organizados em ordem crescente de suas massas atômicas. Por intermédio de tal organização, notou que o oitavo elemento em relação a qualquer outro era semelhante, lembrando muito os sete intervalos da escala musical.
Lei das Oitavas
Foco no conteúdo
A primeira tabela periódica foi criada por Dmitri Ivanovitch Mendeleev, que acreditou que os elementos poderiam ser agrupados. A exemplo das “Lei das Tríades”, percebeu que a periodicidade do “Parafuso Telúrico” e da “Lei das Oitavas” deveria ser estendida para todos os elementos. Organizou os elementos em ordem crescente de massa atômica e verificou que as propriedades variavam periodicamente à medida que aumentava a massa atômica. No entanto, foi Henry Moseley que descobriu os números atômicos dos elementos e provou que as propriedades dos elementos químicos dependiam do seu número atômico.
Tabela periódica de Mendeleev
Foco no conteúdo
2. (Uece) Dmitri Mendeleev, químico russo (1834–1907), fez prognósticos corretos para a tabela periódica, mas não soube explicar por que ocorriam algumas inversões na ordem dos elementos. Henry Moseley (1887–1915) contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleev ao descobrir experimentalmente:
O número atômico dos elementos da tabela periódica
A primeira lei de recorrência dos elementos químicos
Os gases nobres hélio e neônio
O germânio, batizado por Mendeleev de eka-silicio
O oxigênio
Na prática
Henry Moseley (1887–1915) contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleev ao descobrir experimentalmente:
O número atômico dos elementos da tabela periódica
A primeira lei de recorrência dos elementos químicos
Os gases nobres hélio e neônio
O germânio, batizado por Mendeleev de eka-silicio
O oxigênio
Correção
Na prática
Agora, é sua vez! Teste seus conhecimentos!
Kahoot!
https://play.kahoot.it/v2/?quizId=2683cd5f-d947-43a2-9367-1764a398e1fd 
Aplicando
Estudamos sobre a descoberta do fósforo;
Compreendemos as teorias e os procedimentos que levaram à descoberta;
Analisamos a importância dos alquimistas nas principais ideias sobre a organização dos elementos, a classificação e a história da tabela periódica.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 98748
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
19
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação: Caderno do Professor – Ciências da Natureza – Ensino Médio – 1a série – 2o semestre. São Paulo: Seduc – SP, 2023. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/1serie-2sem-Prof-CNT.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023. 
LEMOV, Doug. Aula Nota 10 3.0: 63 Técnicas para Melhorar a Gestão da Sala de Aula. 3a edição. Porto Alegre: Penso, 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 –https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Joseph_Wright_of_Derby_The_Alchemist.jpg 
Slide 4 – https://youtu.be/5IxS195cqp8   
Slide 5 –https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/Alchemy-Digby-RareSecrets.png 
ReferênciasMaterial 
Digital

Continue navegando