Buscar

Controle Organizacional e Cultura

Prévia do material em texto

Aula 7
Sociologia Organizacional
Capítulo 7 – Controle Organizacional no processo capitalista de produção
O controle como processo de busca da redução da incerteza;
Para compreender os mecanismos de funcionamento do controle, é preciso observar a sua relação com outros elementos da organização, como a estrutura de autoridade e as relações de poder.
Mintzberg (1995) propõe uma classificação abrangente dos mecanismos que considera fundamentais para a manutenção da estrutura organizacional:
ajustamento mútuo;
Supervisão direta;
padronização dos processos de trabalho;
Padronização dos resultados;
Padronização das habilidades dos trabalhadores.
Parcelamento das tarefas e apropriação dos saberes
Os autores refazem o percurso de transformação das relações de trabalho nas organizações, tema central para as Sociologias do Trabalho e das Organizações;
Frederic Taylor e Henry Fayol foram os precursores do aprofundamento da divisão do trabalho com a separação entre concepção e execução;
Em seguida, estabelece-se a discussão sobre a ascensão e a queda do sistema fordista de produção e a implementação dos sistemas flexíveis.
A cultura como forma de controle
A discussão final colocada pelo capítulo se refere à normatividade da manipulação de símbolos da cultura organizacional, na tentativa de aproximar os valores dos indivíduos aos das organizações. 
Os autores destacam como a cultura organizacional, na década de 1990, tornou-se um recurso intangível para as empresas e como os laços afetivos entre os funcionários passaram a se sobrepor aos laços profissionais. 
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando