Buscar

Resiliência Emocional

Prévia do material em texto

Etapa Anos Finais
Nossa, isso me deixa ansioso!
6º ANO
Aula 13 – 3º Bimestre
Projeto de Vida
Competência socioemocional:
Tolerância ao estresse.
Tema:
Estratégias para o reconhecimento de fatores que acarretam o estresse.
Conhecer um pouco mais sobre a rotina escolar;
Elaborar estratégias de organização a fim de evitar momentos de estresse e frustração.
Conteúdo
Objetivos
Você sabe o que é resiliência?
Já ouviu falar em resiliência emocional?
Para começar
A resiliência emocional está relacionada ao grau com que uma pessoa é capaz de lidar com as próprias emoções, regulando os níveis de raiva, insegurança e ansiedade. Pessoas com alta resiliência emocional demonstram equilíbrio e controle sobre suas reações emocionais, sem apresentarem mudanças bruscas.
No contexto escolar, essa competência se expressa, principalmente, na capacidade do aluno em regular as próprias emoções diante das demandas escolares e de socialização, mantendo sua estabilidade emocional, uma autoimagem realista e níveis baixos de afetos negativos. 
Resiliência emocional
Foco no conteúdo
Como desenvolver resiliência emocional?
Para desenvolver resiliência emocional é interessante que seja feito um levantamento de situações que podem gerar algum tipo de desconforto ou estresse, e isso pode variar de pessoa para pessoa.
O que é o estresse? É um processo que ocorre dada a percepção de desequilíbrio entre demandas físicas e/ou psicológicas, e a capacidade do sujeito para lidar com elas, principalmente quando não atender a essas demandas apresenta consequências importantes. (McGrath, 1970) 
Foco no conteúdo
Ou seja, o estresse se relaciona à avaliação da pessoa sobre suas próprias capacidades e à crença de que ela não tem recursos físicos e/ou psicológicos suficientes para lidar com uma situação estressante como, por exemplo, participar de uma apresentação, enfrentar uma situação difícil com um colega, cumprir prazos em curto espaço de tempo etc. A interpretação de uma situação estressante varia de pessoa para pessoa e depende de características individuais, história de vida e forma de autopercepção das capacidades.
Foco no conteúdo
Tolerância ao estresse
A tolerância ao estresse diz respeito ao quão efetivamente podemos administrar nossos sentimentos relacionados à ansiedade e ao estresse frente situações difíceis ou desafiadoras, como fazer uma prova ou apresentação. Em vez de "entrar em pânico" e fugir das situações, precisamos compreender que preocupações e ansiedades são experimentadas por todos em diferentes situações da vida. 
Foco no conteúdo
Agora vamos jogar “Batata quente”: Se você alguma vez brincou de “Batata quente”, com certeza já cantou esse refrão. Se você não conhece esse jogo, tudo bem, esse é o momento de aprender a jogá-lo com seus colegas! Para isso: 
Passo 1: siga as orientações de seu professor durante o “Batata quente” e divirta-se!
Passo 2: na primeira parte da atividade, você realizou os desafios do “Batata quente” e debateu com a turma aspectos em comum da brincadeira com a vida de estudante. Então, agora é hora de anotar o que foi aprendido e responder às questões a seguir:
10 min
Na prática
Você acha que a tolerância ao estresse é uma competência socioemocional importante para a vida escolar? Por quê? E a autoconfiança? Como ela pode te ajudar nos obstáculos da vida escolar?
Quais desafios (ou batatas quentes) da vida escolar foram apresentados na roda de conversa? Qual deles é o mais difícil para você? Por quê?
5 min
Técnica: “Todos escrevem”
Na prática
Nossa, isso me deixa ansioso!
Na atividade anterior, você começou a perceber as “batatas quentes” da vida estudantil. A próxima etapa é reconhecer quais situações escolares causam ansiedade em você. Reconhecê-las é o primeiro passo para criar estratégias para lidar com elas. Vamos lá?
Para isso, em seu Diário de Práticas e Vivências, reproduza e preencha o quadro a seguir:
Aplicando
10 min
Ao final, compartilhe suas respostas com seus colegas e veja as diferenças e semelhanças entre elas!
	Tarefa escolar que costuma deixar você nervoso: ______
	Em qual matéria você tem medo de não se sair bem, mesmo estudando para ela? Por quê? ______________
	Complete: eu fico muito ansioso ou com medo na escola ou em sala de aula quando __________ 	Escolha uma das opções para responder: você fica mais ansioso quando precisa:
a- Apresentar um trabalho;
b- Dizer sua opinião aos colegas;
c- Ler um texto em voz alta;
d- Outro motivo. Qual? __________
	Você já deixou de participar de uma atividade na escola por medo de errar ou por vergonha?
	Escolha uma opção: antes das provas, você costuma ficar:
A - Nada ansioso. B - Ansioso. C - Muito ansioso.
Aplicando
Quando praticamos o autoconhecimento nos tornamos capazes de reconhecer quais situações são potenciais desencadeadoras de estresse;
Quando a pessoa controla suas próprias emoções, ela tem condições de atingir objetivos e manter sua saúde mental, ou seja, desenvolve a resiliência emocional.
O que aprendemos hoje?
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo em Ação – Projeto de Vida. Volume 2 – 6º ano. São Paulo, 2022. 
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Ensino Fundamental. São Paulo, 2019. 
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo em Ação – Projeto de Vida. Ensino Fundamental. Volume 2 – Caderno do Professor. São Paulo, 2022. 
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Mapa do estresse e do limite. Disponível em: https://cutt.ly/n7ucDW0.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://cutt.ly/t7ulcPo
Slide 4 – https://cutt.ly/9wwuFGAO
Slide 6 – https://cutt.ly/l7ubMn4
Slide 7 – https://cutt.ly/PwwuHwSe
Slide 9 – https://cutt.ly/P7uRadX
Slide 10 – https://cutt.ly/37uTHMk
Referências
Material 
Digital

Continue navegando