Buscar

AT Fundamentos do estudo de degradação ambiental

Prévia do material em texto

5
Climatologia e MeteorologiaClimatologia e MeteorologiaATIVIDADE AVALIATIVA
Fundamentos do estudo de degradação ambiental
São Luís
2024
1. Quais efeitos da ocupação urbana desordenada devem ser observados na área da microbacia “Águas Claras” para que ela seja caracterizada como ambientalmente degradada?
2. Que características físicas, químicas e biológicas devem ser observadas na área que abrange a microbacia para que ela seja considerada degradada?
3. O modelo de desenvolvimento que se implantou no país tem como base a substituição de florestas pelo plantio de diversos cultivos, como o café, cana-de-açúcar e pastagens. Tal modelo resultou na fragmentação de alguns biomas, como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica. Dessa maneira, o aumento da fronteira agrícola é umas das principais causas de degradação das florestas. Com base no texto, assinale a opção que apresenta a alternativa correta sobre área degradada: a) Os conceitos de áreas degradadas e degradação ambiental divergem, uma vez que o primeiro está relacionado às ações antrópicas, enquanto o segundo não. b) A degradação de uma área ocorre quando o ecossistema perde sua capacidade de recuperação natural após distúrbios, podendo voltar às condições originais com manejo adequado. c) Pode ser entendida exclusivamente como uma área com falta de capacidade produtiva do solo por conta da baixa fertilidade. d) Pode ser entendida como uma área que sofreu algum distúrbio por ação antrópica ou natural, resultando em danos ao meio ambiente. e) A degradação de áreas ocorre exclusivamente no meio rural, por meio dos processos de desmatamento e erosão do solo.
4. Entende-se por áreas degradadas aquelas que foram afetadas, poluídas e/ ou contaminadas e que perderam ou diminuíram a sua capacidade produtiva. Além disso, as áreas degradadas estão associadas à noção de alteração ambiental adversa, gerada em grande parte por atividades antrópicas. Com base no que foi exposto, assinale a alternativa correta sobre degradação do ar, da água e do solo: a) A compactação do solo pelo maquinário agrícola está relacionada com a degradação do solo, enquanto o processo de drenagem não tem influência sobre ele. b) O escoamento da camada superficial do solo e as atividades industriais são apontados como principais fatores de degradação do solo. c) A eutrofização consiste no enriquecimento dos cursos d’água por nutrientes e ocorre principalmente por Magnésio e Cálcio. d) Em atividades mineradoras verifica-se grande extensão de área degradada e com baixa intensidade de impacto. e) O processo de degradação da qualidade do ar pode ser considerado consequência do desenvolvimento social e industrial.
5. A degradação ambiental pode se apresentar de diversas formas, no entanto, a mais conhecida é a degradação dos solos. Sabe-se que a erosão é o principal tipo de degradação do solo, podendo ocorrer por ação de diversas atividades, como agricultura, pecuária, mineração, entre outras. Marque a alternativa correta a respeito de erosão: a) Os solos menos secos são os mais suscetíveis à erosão eólica. b) O processo de erosão envolve três fases, sendo desagregação do solo ou das partículas do solo, o transporte de partículas e deposição de partículas. c) Solos com alto teor de argila são mais suscetíveis à erosão, sendo assim, o conteúdo orgânico no solo e o tamanho das frações de argila são fatores capazes de aumentar a erodibilidade dos solos. d) A retirada da cobertura vegetal dos solos não influencia diretamente nos processos erosivos. e) Segundo a intensidade do impacto das chuvas, pode-se destacar diferentes tipos de erosões, como: a erosão laminar, erosão em sulcos ou ravinas e erosão localizada.
image1.png

Continue navegando