Buscar

Desenvolvimento sustentavel

Prévia do material em texto

Desenvolvimento sustentável
O que é?
Basicamente é o desenvolvimento que não compromete a capacidade de gerações futuras
Desenvolvido em 1987 num documento chamado relatório Brundtland – nosso futuro comum 
Problemática: transformação da biosfera;
Crescimento populacional;
Aumento da atividade econômica;
Maior demanda por energia;
Maior demanda por recursos naturais.
Entre 10,500 e 8000 surge a agricultura, deixando de ser nômade e começou a desenvolver uma sociedade 
Revolução Industrial (1760-1840) 
Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo nos âmbitos econômico e social. 
Capitalismo se tornou o sistema econômico vigente. 
Marketing como ferramenta de incentivo ao consumo. 
Qualidade de vida medida pela quantidade de bens adquiridos – consumidores. 
Consumo exagerado e descarte de resíduos. 
Produção em série – sistema fordista de produção – 1914.
Meio ambiente e questões ambientais – décadas 1960 e 1970
Dimensão social - entendida como a criação de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres.
Dimensão econômica – deve ser alcançada pelo gerenciamento e pela alocação mais eficientes dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados.
Dimensão ecológica – deve e pode ser alcançada com o aumento da capacidade de utilização dos recursos, limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotáveis, redução da geração de resíduos e de poluição por meio da conservação de energia, de recursos e da reciclagem.
O desenvolvimento sustentável visa a conciliar: 
Desenvolvimento econômico – desenvolvimento de riqueza material dos países ou regiões, assim como o bem-estar econômico de seus habitantes. 
Desenvolvimento social – é a evolução dos integrantes da sociedade (capital humano) e nas formas como eles se relacionam (capital social).
Preservação ambiental – é minimizar a utilização dos bens ambientais (recursos naturais), conservando-os o máximo possível.
A Gestão Ambiental pode ser definida como um aspecto funcional da gestão de uma empresa, que desenvolve e implanta as políticas e as estratégias ambientais.
A problemática ambiental envolve também o gerenciamento dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, por meio de sistemas de gestão ambiental, da busca pelo desenvolvimento sustentável, da análise do ciclo de vida dos produtos e da questão dos passivos ambientais.
1a
2d
3e
4a
5b
6e
7b
8a

Continue navegando