Buscar

Fundamentos de Redes de Computadores - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Utilizados em redes locais para transmitir dados e arquivos entre computadores, o Hub e o Switch são equipamentos fundamentais para quem quer ter mais agilidade e eficiência, seja em uma empresa, uma residência ou um pequeno negócio. Porém o Hub é uma tecnologia obsoleta e consequentemente, com menor capacidade, o hub não permite a transmissão simultânea de dados entre as máquinas de uma rede. Além disso, ele envia as informações para todos os computadores da rede até que elas cheguem ao seu destino correto, exemplo o desempenho inferior da rede A.
De forma geral, o switch pode ser considerado a evolução do hub, e isso se torna ainda mais claro quando falamos em transmissão de dados. Um switch não só permite a transmissão de dados simultaneamente entre as máquinas da rede, como também envia as informações diretamente para o computador de destino, resumindo se seu objetivo é transmissão de dados, exemplo a rede B.
Agora em questão de segurança o Hub não é indicado, justamente por sua forma de transmitir dados, embora apresente segurança em relação aos computadores ligados à rede e aqueles não ligados a ela. No entanto, todas as máquinas dessa rede têm acesso aos dados transmitidos, exemplo rede A.
Já o switch conta com funcionalidades para evitar que os dados sejam compartilhados involuntariamente até mesmo entre as máquinas que compõem a rede. Isso traz mais segurança e tranquilidade, exemplo rede B.
Todas as funcionalidades e os recursos do switch influenciam em seu preço, que costuma ser maior em comparação ao hub, porém acaba compensando pelo seu custo-benefício. 
Para que possamos ter um desempenho melhor no conjunto da rede A deve ser feito a troca por Switch, já que os switches trazem mais agilidade e segurança, por isso são perfeitos para redes profissionais e com um tamanho maior.

Continue navegando