Buscar

AULA 06 TEORIA CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 06 						 20/09/2021
Teoria Constitucional do Processo
→ PRINCÍPIOS 
a) Princípio da legalidade estrita – não há crime sem lei anterior que a defina.
Ex: se caso uma pessoa for aprendida com substancia desconhecida não se sabe ao certo se é droga ou não. 
b) O princípio da anterioridade – veda a responsabilização criminal dos indivíduos por fatos praticados antes da entrada em vigor da lei penal que os define como crime e preveja a respectiva sanção.
Ex: se alguém for preso com droga desconhecida e DEPOIS uma lei foi criada proibindo, a pessoa não pode ser processada por causa princinpio da anterioridade.
c) Princípio da celeridade – objetiva solucionar a problemática que envolve o excesso de processos no judiciário, que se arrastam por anos à espera de julgamento, inclusive, pelo excesso de recursos protelatórios ostensivos que retardam e dificultam a tramitação. Duração rasoavél
d)   Princípio da economia processual - orienta os atos processuais na tentativa de que a atividade jurisdicional deva ser prestada sempre com vistas a produzir o máximo de resultados com o mínimo de esforços, evitando-se, assim, gasto de tempo e dinheiro inutilmente
e) Princípio da duração razoavél do processo - Art 5ºLXXVIII - a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.”
f) Princípio do acesso a justiça – é um direito fundamental previsto no inciso XXXV do Artigo 5º da CF. Este direito garante a todos os brasileiros a possibilidade de acesso ao Poder Judiciário e à Justiça.
Ex: quando alguém vai sem advogado ela tem acesso ao poder judiário e não a justiça. 
g) Princípio do prestação jusriscional = principio da inafastabilidade: o Estado não pode se negar a dar uma resposta adequada a demanda. Obs: tem que ter qualidade.
H) Princípio do eficiência -  é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade.
i) Princípio da pressunção de inocencia: não pode ser considero a pessoa culpada
j) Não culpabilidade: você não pode ser tratado como culpado antes do transite em julgado da sentença penal condenatória. Não pode prender, se prender fere o princípio da não culpabilidade. Art. 5º inciso LVII.
· PRISÃO PROCESSUAL COMO ANTECIDAÇÃO DE CULPA:
EX: Dj ivis 
Habes corpos = falta de celeridade e duração rasoavél do proceso 
Audiencia de custodia: pra ver se a prisão é legal e se ela precisa continuar, caso contrario responde o processo em liberdade condicional. → pressume a inocência 
jus postulandi: é a capacidade que as partes têm para defender seus interesses em uma ação trabalhista.
Crime de menos potêncial ofensivo: crime que a pena não pasa de 2 anos. Nesses crimes são realizados TCO atos de constatação na delegacia. 
Transite em julgado: Quando não cabe mais recursos.
2

Continue navegando