Buscar

AULA 02 12 08

Prévia do material em texto

AULA 02 					12/08/2021
FILOSOFIA DO DIREITO E DIREITOS HUMANOS 
→PLATÃO: O MUNDO DAS IDEIAS E O EIDOS
→ Eiodos é um plano ideal, que está afastado do universo humano, de ordem metafísica e que é restrito aos Deuses, nele Reside um bem supremo que governa todo o universo.
· Platão tem um viés deontológico, ou seja, trabalha com uma ideia de dever-ser que é expresso nesse mundo ideal. 
· Platão queria o isolamento da filosofia, e só tem teria acesso a ele seria os detentores da sabedoria, ele estava amargurado pois Sócrates tinha morrido.
→ No campo jurídico, Platão segue uma abordagem deontológica, promovendo a separação entre justiça divina e justiça humana.
· Justiça divina manifesta o bem supremo que governa o cosmos. (bem superior)
· Justiça humana envolve a concretização do bem comum no âmbito da polis. → é concretizada pelo direito, que é o instrumento responsável pela manutenção da ordem na Pólis e realização do bem comum.
→ A ética platônica envolve o homem se afastar das paixões e realizar a sua virtude cardeal. O desenvolvimento através da educação, a qual é realizada pela paidéia.
· Para os que tem as virtudes da sabedoria e da coragem, a ética também envolve o desenvolvimento através da educação, a qual é realizada na paidéia, na qual os homens poderão desenvolver o corpo e a mente e assim pensar filosoficamente as questões políticas e criar o direito.
· É o direito criado a partir da filosofia que realiza o bem comum e concretiza a justiça humana 
→ Paidéia: Escola pública na qual os portadores da sabedoria e da coragem tem direito a estudar. Eles seriam os guardiões da polis uns administravam filosoficamente a polis e outros protegiam a cidade por meio da aptidão física. 
→ Virtudes Cardeais: Para Platão, os homens possuem, em sua essência, três tipos de virtudes diferentes que determinam qual a classe social e qual o papel será desempregada na Pólis. 
1. Virtude da Sabedoria > Classe dos filósofos > papel de governar a pólis.
Esses 3, são a elite que , como guardiões da Pólis, têm acesso a educação
2. Virtude da Coragem > Classe dos guerreiros > papel de preservar a ordem na pólis e lutar nas guerras.→
3. Virtude da Temperança > Classe dos artífices > papel de desempenhar atividades econômicas na pólis. 
4. Virtude da Justiça: A platão elenca uma quarta virtude que é a da justiça, a qual se manisfesta quando há o equilíbrio dentro da pólis , a partir de cada homem desempenhar sua função.
· A partir do modelo das virtudes cardeais, Platão enxerga uma sociedade uniformizada na qual todos os homens, a partir do papel que desempenham, concorrem para manutenção e preservação da Pólis, O coletivo tem prioridade sobre o individual, logo, todas as ações humanas devem ser voltadas para o bem comum da Pólis.
→ O DIREITO COMO FERRAMENTA DE CONTROLE SOCIAL:
1. As leis são criadas pelos filósofos para preservar a unidade da Pólis 
2. Como as leis são criadas pelos filósofos com base na reflexão filosófica, existe uma legitimidade, de modo que os cidadãos tem uma justificativa racional para cumprir os comandos legais.
3. O descumprimento das leis acarreta a imposição de uma sanção, enquanto forma de punição para aqueles que desvirtuam a justiça. 
→ ARISTÓTELES
· Aristóteles critica tanto o idealismo de Platão quanto a ausência de liberdades no modelo platônico.
· Ele realiza uma abordagem voltada para a realidade grega e com viés científico.
· A ética: É a ciência que possibilita ao homem diferenciar o justo e o injusto, o bem e o mal, o bom do ruim.
· As necessidades da Pólis são pensadas a partir da ética, o que torna o bem comum algo alcançável.
· O homem faz o bem ao agir eticamente e, o bem individual por ele praticado levará a formação do bem comum do Pólis. Em outras palavras, o bem comum da Pólis nasce do comportamento dos homens.				↓
Bem comum da Pólis
 ↑ ↓ 
Bem individual praticado pelo Homem
→ A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA, JUSTIÇA E VIRTUDES
· A justiça nasce quando o homem consegue alcançar o equilíbrio das suas virtudes.
· Existe uma gradação das virtudes, que podem estar presentes em excesso ou estarem ausentes, de modo que é necessário chegar a um ponto de equilíbrio.
· O home concretiza a virtude da justiça ao praticar reiteados atos justos, orientado pela ética e pelo cumprimento das leis.
· A justiça também se submete a gradução, com a diferença que seus desequilíbrios ocorrem por ausência ou por defeito na justiça realizada > NÃO HÁ JUSTIÇA POR EXCESSO, ou seja, A injustiça só ocorre ou por ausência ou por defeito na justiça praticada.
· De as todas as virtudes a justiça é a única que não é desvirtuada pelo excesso. 
· Para Aristóteles, o homem irá alcançar a felicidade quando agir eticamente e equilibrar as suas virtudes. 
↓
· Essa felicidade se chama de eudaimonía e resulta da ligação entre justiça, ética e virtudes, o que se diferencia do mero prazer.
· A eudaimonía nasce de uma existência virtuosa baseada na prática de reiterados atos justos e de desenvolvimento do conhecimento.
→ TIPOS DE JUSTIÇA
1. JUSTIÇA CORRETIVA e JUSTIÇA DISTRIBUTIVA
· Corretiva: É exercida pelo juiz para corrigir as injustiças.
· Distributiva: Envolve a partilha dos bens sociais a partir do desempenho de cada homem (mérito)
2. JUSTIÇA FORMAL e JUSTIÇA SUBSTANTIVA
· Formal: É a criação de preceitos genéticos pelo legislador, para ordenar as condutas na Pólis.
· Substantiva: Decorre quando o juiz aplica os preceitos genéticos de lei junto com a equidade, analisando o caso concreto a partir de suas especificidades.
3. JUSTIÇA POLÍTICA e JUSTIÇA DOMÉSTICA 
· Política: É a organização da Pólis 
· Doméstica: É o exercício do poder familiar do Senhor com o escravo, esposa e filhos.
4. JUSTIÇA LEGAL e JUSTIÇA NATURAL 
· Legal: Consiste nas leis criadas pelo legislador e que são cumpridas por convenção social.
· Natural: Consiste nas regras anteriores ao homem e que independem do legislador. 
Questões de Reflexão - Aplicação dos conceitos na atualidade
Existe relevância da ética para o direito? Como esses dois campos interagem?
Há algum elo entre educação, desenvolvimento humano e a questão da justiça? Se positivo, a educação é capaz de influenciar no direito?
Como a ética, o direito e a política podem se relacionar para concretizar um bem comum para todos? A sua concepção de justiça prevê um bem comum?
Na sua opinião, existem diferentes tipos de justiça? Essa justiça se vincula a alguma forma de felicidade?
Questões de Revisão - Para revisar o conteúdo
No que consistem as virtudes cardeais de Platão? Existe algum vínculo entre elas e a divisão de classes? Justifique sua resposta considerando o papel político de cada entidade dentro da Pólis.
Qual o elo entre ética, virtude e justiça na teoria platônica? Existe vinculação destes institutos com a concepção de uma educação pública?
Aristóteles considera que a ética e a política estão vinculadas a felicidade e ao bem comum. Explique cada um dos institutos e como estão relacionados.
O que vem a ser justiça na teoria de Aristóteles? Explique os diferentes tipos de justiça e injustiça que são trazidos pelo autor. 
6

Continue navegando