Buscar

POEMAS ESCOLHIDOS - Gregório de Matos

Prévia do material em texto

POEMAS ESCOLHIDOS	
Gregório de Matos
Gênero: Poema 
· Movimento Barroco
O barroco literário é normalmente identificado com a predominância de certas figuras de linguagem nos textos. As célebres antíteses e os paradoxos, além de inversões sintáticas, anadiploses, quiasmos etc., caracterizam a literatura do Seiscentismo.
· Contexto: 
Gregório de Matos foi um dos mais conhecidos poetas da literatura feita durante o século XVII, período da cultura colonial brasileira. É também a grande expressão do movimento barroco no Brasil e o patrono da cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras.
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.
A obra de Gregório de Matos reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Inseridas no movimento do barroco, reúnem pitorescos jogos de palavras, variedade de rimas, além de uma linguagem popular e termos da língua tupi e outras línguas africanas.
· O que defendia Gregório de Matos?
Este movimento literário foi marcado pela culpa religiosa, pela angústia referente ao amor e à miséria da condição humana, pela tentativa de unir o terreno ao divino e por uma literatura rebuscada e ornamentada. Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/gregorio-de-matos-poemas-escolhidos-analise-da-obra-de-gregorio-de-matos/

Continue navegando

Outros materiais