Buscar

QUESTÕES SISTEMAS CIRCULATÓRIO E LINFÁTICO

Prévia do material em texto

Sistema CirculatórioQuestões - Sistemas Circulatório E Linfático
Artérias
Elásticas X Musculares X ArteríolasAs Arteríolas regulam a pressão sistólica e entregam para capilares
As Musculares são contráteis e regulam o fluxo “abrem e fecham, jogam pra lá e para cá”
As elásticas são maiores e distensíveis elas absorvem a pancada da sístole
Capilares
· Os capilares são pequenos tubos epiteliais que tem contato direto com os tecidos eles promovem a troca de células – sangue, tem redes comunicantes (leitos capilares) e seu volume é controlado pelo SN autônomo.
· O fluxo nos capilares é regulado por mecanismos de vasodilatação e vasoconstrição, controlados por hormônios, fatores locais (como oxigênio e metabólitos) e sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático).
Circulação no Coração
· O coração tem um sistema de contrabilidade marcado por um sistema de marcapasso e sistema de condução, no coração tem câmaras de recepção (átrio direito e esquerdo) e câmaras de expulsão (ventrículo direito e esquerdo)
· Nelas há dois tipos de circulação:
· Pulmonar (oxigenação do sangue venoso e eliminação de CO2)
· Sistêmica (distribuição de sangue oxigenado e remoção do CO2)
Circulação pulm. e sist.
· O circuito pulmonar segue a sua própria lógica. Nela, o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração. É pertinente ressaltar o caráter químico desse sangue nessa etapa da circulação, sendo caracterizado como venoso, ou seja, um sangue pobre em oxigênio. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Ao ocorrer essa ramificação, há uma diminuição no calibre dessas artérias, formando-se assim em artérias de pequeno calibre até os capilares que irão envolver os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, ocorre um fenômeno importante que irá manter o sangue em uma condição propicia para o bom funcionamento dos sistemas, assim ocorrerá trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.
· A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação que se caracteriza pela seguinte dinâmica: coração-tecido-coração, entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração. Da artéria aorta, partem ramos que irão irrigar o corpo inteiro. Nos capilares sanguíneos, irá ocorrer trocas gasosas com células do tecido, após isso, o sangue irá se tornar rico em gás carbônico. Após ocorrer essas trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior.
troncos Arteriais
· Aorta toráxica
· Irrigação da cabeça
· Irrigação do membro superior
· Aorta abdominal
· Irrigação dos órgãos do abdome
· Irrigação dos membros inferiores
image4.png
image3.png

Continue navegando