Buscar

Segurança sanitária

Prévia do material em texto

Segurança sanitária 
É um conceito em formação e valorização no contexto internacional, face à tríade desenvolvimento tecnológico-riscos-conhecimento. Diz respeito a uma estimativa de relação risco-benefício aceitável. A noção de segurança sanitária vem sendo debatida, especialmente em países mais avançados, produtores de tecnologias e que também têm experimentado eventos negativos de repercussões sociais e econômicas. 
A expressão é frequente na legislação sanitária no Brasil, como argumento para validar a intervenção, e foi incorporada recentemente na missão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A definição de segurança sanitária está relacionada à prevenção de riscos à saúde da população. Em linhas gerais, ela diz respeito a protocolos e métodos de controle para evitar contaminações em algum ambiente.
Ou seja: um local seguro, do ponto de vista sanitário, é um lugar em que as pessoas podem circular sem problemas. Afinal, foram tomadas precauções para evitar a proliferação de substâncias tóxicas ou de microrganismos causadores de doenças.
Isso vale para o manuseio e o consumo de produtos. Se esses itens foram fabricados, transportados e armazenados de acordo com as práticas de segurança sanitária, então eles não causarão prejuízo ao bem-estar do público.
image1.jpeg

Continue navegando